Um dos melhores textos sobre comunicação a serviço da Igreja Católica encontra-se no documento de estudo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -Cnbb – “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”, nº 101, redigido sob o comando do Arcebispo Metropolitano de São Sebastião  do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta.

“Urgência” e “conversão pastoral” são alguns dos termos que pontuam a condução das análises e propostas de comunicação da Igreja com a sociedade atual; também indicam a necessidade de repensar a estrutura comunicativa focada na convergência, alinhada com os recursos que nos oferece a tecnologia.

O conteúdo primórdio do anúncio é o mesmo, a saber, o Kerigma, a Boa Nova da salvação operada por Cristo Jesus a todos os homens mediante sua oferta total na Cruz e Ressurreição que nos resgatou do pecado e nos reabilitou para a vida da Graça. Contudo, os meios de anúncio  se multiplicaram e precisamos lançar mão deles para atingir o homem de nosso século cada vez mais distante de Cristo e de seu Evangelho.

Quem para nos pudores e se cerca de reservas para evangelizar através destas novas vias deve – com urgência – repensar sua ação evangelizadora, alargar os horizontes e se inspirar nos homens e mulheres da Igreja que ao longo dos séculos souberam comunicar a beleza de Cristo através dos novos recursos de comunicação.

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles