Ancoradouro

Congresso de Jovens ocorre "em clima de Jornada Mundial da Juventude"

Em clima de Jornada Mundial da Juventude invade o Rio de Janeiro dez meses antes da chegada do Papa Bento XVI. É que o Congresso de Jovens Shalom (CJS) será realizado nos moldes de uma JMJ. O evento acontece de 21 a 23 de setembro, no América Football Club, na Tijuca, Rio de Janeiro, e é aberto a jovens com idades entre 13 e 28 anos, que participem ou não de grupos e movimentos eclesiais.

 

O apoio de voluntários e a hospedagem dos participantes acontecem sob a organização dos setores da JMJ Rio2013, que encaram o desafio antecipado como forma de treinar os envolvido uma vez que organizar um encontro do Sumo Pontífice com peregrinos do mundo inteiro requer boa experiência.

 A diretora do setor de Hospedagem da JMJ Rio2013, Irmã Graça Maria, diz que esta é a terceira oportunidade de acionar as famílias cadastradas para a Jornada. “Quando tivemos, em junho, o encontro de brasileiros que foram voluntários em Madrid e o Preparai o Caminho, em julho, algumas famílias abriram as portas de suas casas”, conta. “Desta vez, eles vão atender os inscritos no Congresso de Jovens Shalom, que acontece de 21 a 23 de setembro, no Clube do América, na Tijuca. Fizemos uma reunião com as paróquias dos Vicariatos Sul e Norte da Arquidiocese do Rio. Lá é onde os participantes do congresso vão ficar nas casas de família. Estamos em um período de captação das vagas para este evento específico. Isso quer dizer também que o Congresso nos ajuda a elevar o número de famílias acolhedoras para a JMJ”, avalia a religiosa. “É um treino para as famílias sentirem o que é hospedar peregrinos, favorece uma primeira experiência, tira supostos receios, divulga a possibilidade. Uma pessoa, por exemplo, vê que um vizinho acolheu e se anima a fazer esse gesto de caridade”, complementa.

Companhia de Artes Shalom

 Já o setor de Voluntários da JMJ Rio2013 colocou à disposição do evento cerca de 300 voluntários. Eles estarão nos aeroportos do Rio, Santos Dumont e Galeão – e nas estações Afonso Pena e São Cristóvão – para acolher e fornecer informações; nos pontos de hospedagem, para acolher, limpar o local e distribuir café da manhã; além dos stands nos eventos para divulgar a Jornada Mundial da Juventude – que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do ano que vem. A JMJ Rio2013 é o maior evento direcionado à juventude do mundo – seus números superam Copa e Jogos Olímpicos juntos – e promete atrair milhões de peregrinos de todas as raças, etnias, culturas, credos e religiões.

 O Congresso 

O Congresso de Jovens Shalom terá como tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4, 4a), o mesmo que o Papa Bento XVI sugeriu para as Jornadas Diocesanas da Juventude 2012. Uma missa na Catedral de São Sebastião, sexta-feira, dia 21, às 19h30, marcará a abertura do evento. A missa será presidida pelo bispo auxiliar do Rio e vice-presidente do COL, Dom Antonio Augusto Dias Duarte. O arcebispo do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, preside a missa de domingo, dia 23, às 11h30, no América Football Club.

 O congresso tem como objetivo levar o jovem a refletir e experimentar a alegria de se ter a pessoa de Jesus Cristo como referencial primeiro dos projetos e da vida. Tem o objetivo de favorecer a experiência pessoal com Deus e o crescimento humano dos jovens, através dos direcionamentos dados pela Igreja, que tem com frequência convidado os jovens a se tornarem novos apóstolos da juventude.

 Durante o CJS haverá celebrações eucarísticas, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e  workshops. O fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, e a co-fundadora, Emmir Nogueira, já estão confirmados.

 As inscrições ainda podem ser feitas na Livraria Shalom do Rio de Janeiro (Rua Bento Lisboa, 112 – Catete) ou pela internet: inscricoes@gmail.com. Também serão aceitas inscrições durante o encontro, no  América Football Club. O custo é de R$ 25,00. Mais informações: (21) 3251-4831 | 8038-8036 | cnj@comshalom.org.

 Noite cultural durante o Congresso de Jovens

 Na noite de sábado, 22 de setembro, a partir das 19h, acontecerá no América Football Club, duas grandes apresentações culturais: o espetáculo “Encontro”, um musical produzido pela Companhia de Artes Shalom, e o show da banda Missionário Shalom. As apresentações são abertas também ao grande público. Para quem não estiver participando do Congresso o ingresso custa R$10,00.

 O musical “Encontro” narra a vida de um jovem e sua trajetória. “Em cada ‘encontro’ que o personagem vive, vai sendo introduzido em uma nova fase de sua história. O primeiro encontro é com o ‘Amor’, em seguida o encontro com o ‘O Outro’, o terceiro encontro é com a ‘Fragilidade Humana’ e, por fim, o encontro com a morte e a descoberta que a existência humana não pode reduzir-se a essa terra” – conta Wilde Fábio, diretor e roteirista do espetáculo.

 Repleto de imagens do cotidiano e da vida urbana, “Encontro” aborda com beleza e simplicidade temas como o amor, amizade, relacionamentos, conflitos interpessoais, autoconhecimento e a própria morte. A apresentação acontecerá a partir das 20h30.

 O Espetáculo, que estreiou em Fortaleza (CE), tem em sua agenda apresentações em Natal, João Pessoa, Recife, Aracaju, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Belém, entre outras.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =