Na primeira semana de janeiro o Jornal Hoje, exibido de segunda a sábado na TV Globo, pediu aos internautas que sugerissem um tema para o quadro “Jovens do Brasil”. Uma mobilização viralizou o tema Jornada Mundial da Juventude, encontro que acontecerá em julho de 2013 com o Papa Bento XVI na cidade do Rio de Janeiro. Foram mais de 24 mil compartilhamentos, milhares de “curtir” e muitos, muitos comentários.

O texto no perfil do Facebook do Jornal Hoje  dizia o seguinte: “Na semana que vem o Jovens do Brasil está de volta e quem escolhe o tema da próxima reportagem é você. Já falamos sobre sexo, internet, profissão e padrões de beleza. E agora? Qual assunto você quer ver no Jornal Hoje? Mande sua sugestão e participe”.

Na manhã desta segunda-feira, dia 7, a equipe do Jornal Hoje avisou aos internautas que o tema não se encaixa no perfil do quadro e lançou um novo modelo de enquete, coisa que não agradou  aos telespectadores do Jornal. “Como se trata de um evento específico”, informa a nota, “o quadro não faz (a cobertura)” e continua: “nossas reportagens são sobre temas abrangentes, que geram discussões e dúvidas”.

Muitos internautas questionaram pois a Jornada Mundial da Juventude, por ser um encontro de proporções internacionais,

envolve muitos aspectos de prestação de serviço como transporte, alimentação e novo perfil juvenil que surge na sociedade brasileira. Mas nada foi levado em conta pela produção que, quando pediu a sugestão não restringiu temas, somente depois.

” A expectativa é que pelo menos 2 milhões de jovens compareçam ao encontro, como isso não pode gerar uma pauta no

Internautas discordam de Nota emitida pelo Jornal

quadro”, foi uma das perguntas de Natan, usuário do Facebook.

Entre os comentários o perfil do  jornal comentou que está na agenda uma pauta sobre religiosidade na juventude. “Eu sei muito bem como é que vocês irão tratar o tema religiosidade futuramente! Vão passar a semana inteira falando sobre espiritismo, reiki, yoga, exoterismo, candomblé  protestantismo e milhares de outras seitas.. e os jovens católicos do Brasil ficarão mais uma vez na mão!!! Isso já aconteceu na Globo, mais precisamente em uma das edições do Globo Repórter, onde anunciaram nas chamadas o tema religiosidade.Assisti o programa inteiro…mas a Religião católica ficou de fora!” rebateu o internauta Renato Santos, que a exemplo de muitos mostrou-se indignado com a indiferença da produção do jornal.

Já Pedro Oliveira descreve a postura do jornal como amadora,” Pede opinião do público e depois dar uma desculpa medíocre”, justifica.  “Se a JMJ não se enquadra dentro do quandro ‘Jovens do Brasil’ não sei por qual motivo demoraram tanto para informar isso”, ponderou Juliana Sousa.

Há outros que questionam, ” E durante o Rock In Rio a linha editorial que prescreve não fazer cobertura de eventos ficará de pé”?

Ainda há os que utilizaram do bordão da apresentadora Sandra Annemberg, que ficou conhecido na Rede,  para definirem a postura de toda equipe do telejornal: “Que deselegante,Jornal Hoje”.

Confira a Nota publicada pelo Jornal em seu perfil no Facebook (íntegra)

“Nossa equipe agradece as 24 mil mensagens com sugestões para o Jovens do Brasil. Infelizmente, muitas delas pedem a cobertura de um evento específico, coisa que o quadro não faz. Nossas reportagens são sobre temas abrangentes, que geram discussões e dúvidas. As mensagens são enviadas para especialistas, que esclarecem os questionamentos e mostram outros pontos de vista sobre os assuntos. Ficamos muito felizes com o envolvimento de vocês com o Jovens do Brasil e esperamos que continuem participando, com sugestões de temas e durante o bate-papo”.

Confira alguns comentários dos internautas:

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles