Arcebispo responde às perguntas dos jovens.

Uma tradição antiga da Igreja Católica foi resgatada pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio, nesta quaresma. “Testemunho de fé” é o nome dado ao conjunto de catequeses que serão ministradas pelo próprio arcebispo a cada sábado quaresmal na Catedral. Embora as catequeses sejam abertas a todos os fieis, a juventude é o público alvo.

Na primeira edição do Testemunho de fé, que aconteceu neste sábado, dia 16,  os jovens da Comunidade Católica Shalom e de outros movimentos juvenis lotaram  o templo para escutar o pastor. Os ensinamentos são baseados no Youcat, Catecismo da Igreja Católica formato para a juventude.  A primeira edição do livro foi entregue aos jovens na Jornada Mundial da Juventude em Madrid.

Em seu ensinamento Dom José partiu do início do Youcat focando a criação do homem e a fé. “A iniciativa é sempre de Deus. Ele que  que criou a pessoa humana capaz de livremente se comunicar com ele.A fé é resposta que nasce da inteligência no campo da liberdade”.

Para explicar a missão recorreu ao ensinamento do Beato João Paulo II. “Evangelizar não é propaganda mas testemunhar com a vida, de modo respeitoso e com a liberdade a ação de Deus.O testemunho é acolhido na fé e se a pessoa quiser, adere. E assim a fé é transmitida”, explicou.

Ateísmo e fé

Sentados no chão ou abancados, os jovens se acomodaram para ouvir o arcebispo, mas também para perguntar. A primeira indagação ao líder dos católicos em Fortaleza  foi sobre o crescimento do números de ateus. “Por que isso acontece?”, perguntou o jovem Tiago do Bom Jardim.

Dom José relembrou santo Agostinho e seu ensinamento sobre a busca de Deus que existe no coração de cada pessoa. ” O problema é quando nos perdemos nas criaturas e deixamos de procurar a Deus. A distração com as criaturas pode levar a pessoa ficar interiormente cega, surda e insensível a corresponder o anseio  mais profundo do coração humano”, respondeu.

Iniciativa de Deus, resposta do homem.

O segundo inquérito ao arcebispo foi sobre como age a iniciativa de Deus e como deve ser a resposta do homem.

“Deus age em coisas concretas do dia a dia. Assim como fez com aquele samaritano que ouviu o apelo de Deus e foi  ajudar o homem à beira da estrada, diferente dos demais que por ele passou direto. Deus é amor, e assim deve ser nossa resposta, de amor”, disse.

Evolucionismo e criacionismo

Uma pergunta frequente na vida dos jovens universitários não faltou. Ela foi feita pela Thaíse. ” Evolucionismo ou criacionismo, como explicar?”.

” As duas realidades não se contrapõem”, asseverou. E prosseguiu: “A Bíblia não é um livro de ciências mas uma coletânea de diversos tipos de literatura que narram a revelação de Deus ao seu povo.A bíblia não está ensinando ciência quando fala sobre a criação do homem no Gênesis, mas a coisa mais importante, que homem e mulher foram criados por Deus. A ciência humana, por sua vez, tem outro campo que é o da pesquisa. Assim nasceram as teorias , hipóteses, sobre como teriam surgidos as coisas.Nenhuma destas teorias, portanto, comprovam como foi de fato a origem do homem ou do universo. Fato histórico não se pode deduzir de consequências”.

Como conhecer o Deus verdadeiro?

A esta questão o arcebispo recorreu ao evangelista João, “um dos mais próximos de Jesus”. “Ninguém jamais viu a Deus, somente o Filho de Deus é quem o pode revelar. Jesus não é apenas um homem bom, religioso, profeta e líder. Ele é Deus. Prova disso é a sua ressurreição. É em Jesus que temos a imagem verdadeira de Deus”, disse Dom José.

As drogas

A última jovem a entrevistar Dom José o perguntou sobre o flagelo das drogas. “Como  combatê-las?”

O arcebispo disse que a esta pergunta preferiria que jovens que superaram este desafio partilhassem. ” Nos testemunhos de quem venceu as drogas vemos que todos tinham um problema raiz, a falta de sentido da vida. Quando passam a descobrir a razão de suas vidas vencem as drogas”, comentou.

A programação foi encerrada com Celebração Eucarística. No próximo sábado, dia 23, o arcebispo continuará a responder às perguntas dos jovens e ministrar a catequese a partir das 16h, na Igreja Sé (Centro da cidade).

Veja as fotos do Testemunhos de Fé. 


 

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles