Ancoradouro

Homem sai a pé do Ceará para a Jornada Mundial da Juventude

704 22
Fábio Mateus

Fábio Mateus

Uma inspiração no coração e muita disposição para uma jornada de quatro meses caminhando a pé. 2.968 Km é o percurso que Fábio Mateus está percorrendo de Trairi, no Ceará, até a cidade do Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, encontro que contará com a presença do Papa Francisco de 23 a 28 de julho.

Não é promessa nem tampouco masoquismo. “É missão” garante Fábio Mateus ao ANCORADOURO. O peregrino ainda disse o motivo de sua iniciativa: “Inquietação pela frieza da fé em muitas comunidades, via as pessoas se afastando da igreja e orei ao Senhor pedindo uma forma de ajudar; foi quando me revelou a missão.

O gesto de Fábio recorda a atitude dos primórdios do Cristianismo quando os Apóstolos percorriam grandes extensões de terra para anunciar o Evangelho.

Na bagagem de Mateus poucas roupas, uma carta de recomendação do Pároco de Trairi, Cleonor, um papel onde carimba a marca das paróquias por onde passa, Bíblia, Terço e muita disposição. Não aceita caronas e a viagem foi programada para descansar nos finais de semana.

Quando chega a uma localidade busca a Casa Paroquial, se identifica, apresenta a carta e procura refúgio por um tempo. Muitas comunidades vibram com Fábio, apresentam-no em atividades na paróquia ou em grupos de oração. Mas como a história dos primeiros apóstolos nem tudo são flores. ” Nem sempre consigo acolhimento“, disse o peregrino. Então hospeda-se em alguma pensão barata, reza e continua a jornada.

Nas contas de Fábio ele chegará ao Rio dia 15 de julho, depois de 4 meses de caminhada. “Ele planejou essa peregrinação no meio do ano passado. Comentou comigo, mas reservou-se. Não espalhou aos quatros ventos”, disse Nanete, esposa de Fábio, ao ANCORADOURO.

Carta de recomendação assinada pelo Pe. José Cleonor, pároco de Trairi-CE.

Carta de recomendação assinada pelo Pe. José Cleonor, pároco de Trairi-CE.

Também conversamos com Pe. Cleonor, pároco de Trairi. “Torcemos para que Fábio cumpra sua missão”, disse o sacerdote que assinou a carta de recomendação.

Atualmente Fábio passa Por Minas Gerais. Antes, passou pela Bahia em Ibó, Feira de Santana, Itatim e Milagres. “Entre uma cidade e outra existem alguns distritos e sendo grande eu paro”, informou o peregrino que demonstra conhecimento do roteiro, uma prova de que a missão foi bem planejada.

Antenado com as novas tecnologias o jovem cearense atualiza sua jornada pelo Facebook, quando tem acesso à internet.

Acompanhe:

Dia 2 de abril

“Amigos estou a caminho deste o dia 15 de Março, já percorri 07 cidades e os anexos comprovam. Deus tem me dado inumeras graças, não estou sentido dores nem estou com os pés inchados. Hoje chequei em Pedra Branca e amanhã já saiu para Monbaça. Todos em oração!!!”

Blog ANCORADOURO

 

Dia 10 de abril

“Amigos em Cristo, já passei por várzea Alegre, estou seguindo para Caririaçu e acredito que no sábado chego em Juazeiro. Todos em Oração”.

Blog ANCORADOURO

 

Dia 13 de abril

Fábio chega a Juazeiro do Norte

Blog ANCORADOURO

 

Dia 20 de abril

“Cheguei em Salgueiro-PE dia 19/04 e saiu dia 22/04 rumo a Ibó-BA, daqui pra frente o percurso vai ficar mais dificil. Issi e uma prova de fé….”

Dia 11 de maio

Aqui são moradores que registram a passagem de Fábio de Mateus como a jovem Ivanice Silva Miranda que escreve: “Para mim receber em minha casa e na capela a visita deste guerreiro na Fé, foi uma felicidade.Obrigada por este ação concreta na fé”!

Blog ANCORADOURO

Hoje Fábio se encontra em Brejões, na Bahia, Km 100

Mais imagens:

Fábio com jovens de Grupo de Oração em Itatim-BA

Fábio com jovens de Grupo de Oração em Itatim-BA

Quando está distante da cidade Fábio improvisa acampamento.

Quando está distante da cidade Fábio improvisa acampamento.

fabiodivisa

O peregrino na divisa entre o Ceará e Pernambuco.

 

Cruzando mais uma fronteira.

Cruzando mais uma fronteira.

ibo

“Cama de pedra, entre as cidades de Ibó-BA e Chorrochó-BA. Eram mais de 17:30 e não fosse um espinheiro seria bom para dormir”, descreve Fábio.

"Capela abandona em uma comunidade da cidade de Canindé-CE", registra o peregrino.

“Capela abandona em uma comunidade da cidade de Canindé-CE”, registra o peregrino.

 

 

 

 

Recomendado para você

22 Comentários

  • manoel disse:

    siga em frente deus está com voçê, fé em deus.

  • YTHALO ROSSY disse:

    São atos como esse que me fortalecem, que me fazem perceber que sou sortudo, que tenho tudo que preciso na vida. Homens como ele são voluntários para o encontro da felicidade.

    Ficarei muito feliz em saber que este homem de força completará seu objetivo.

    Boa Sorte!

  • Raiane disse:

    Salgueiro por onde ele pasou, fica próximo a Petrolina,

  • Waldyr disse:

    Tive um sonho outro dia, aonde eu estava numa peregrinação junto com mais pessoas, aparentemente na rodovia Presidente Dutra, indo em direção à cidade de Aparecida-SP! Vendo essa imagem, voltei no tempo, justamente naquele sonho, aonde a jornada termina num ponto após, em que eu ajudei um andarilho (acampado na estrada)! Foi um recado de Deus aquele sonho que agora vejo se realizando com o Sr. Fábio! Força meu irmão! A Paz de Deus está convosco! Deus está convosco!

  • Comunidade Shalom Fortaleza disse:

    Estamos em oração por este grande jovem!
    Que exemplo de fé!

  • Lucia Maria Sobral disse:

    Que o ESPÍRITO Esteja sempre contigo meu irmão de fé……….que você chegue com saúde………..nesta peregrinação…………….Nossa Senhora te proteja…….

  • Luis disse:

    Nossa Senhora lhe acompanhe grande Fabio.

  • Aurea Dagma disse:

    Isto sim, é um protesto de amor e por Amor, a Deus e aos irmãos, que ele viu estavam frios na Fé, Deus te abençoe e Maria Santíssima nossa Mãe te cubra com o seu manto de Amor, te cobrindo de proteção e Amor, por onde passares meu irmão em Cristo.

  • meu amigo Deus te abençoe, cara eu vou no ceará de carro ou de moto quase todos os anos inclusive eu sai dai dia 11 de março desse ano, os meus amigos que são de canaã disem q eu sou maluco, imaginem oq eles vão falar de vc kkkkkk, é isso ai muita força pq amado é muito lomgi, se Deus quiser ano q vem eu vou en canaã e vou te procurar, eu moro aq no rio se o amigo quser me procurar meu tel tim 83054037, eu ñ sou catolico mas se vc quiser passar em minha casa fk avontade, um abraço

  • hoje tive o prazer de conhecer Fabio Mateus resamos juntos as 6 da manha ,um homem que sabe onde quer chegar!…..Sua atitude nos faca sair do nosso comodismo e avancar p/aguas mais profundas chega de ficar as margens coragem .!DEUS ABENCOE VC FABIO .VC NAO ESTA SOZINHO DEUS ESTA CONTIGO.CHONIM DE BAIXO MINAS GERAIS

  • Renato Ribeiro da Cruz disse:

    Tive o Prazer de conhecer esta pessoa especial que é o Fábio, e revê lo 02 dias depois. a 1ª vez próximo a cidade de Frei Inocêncio e a 2ª vez já próximo a Governador Valadares, ambas em MG. junto com meus colegas de trabalho.
    Desejo a Você Fábio que continue sempre com esta fé, pois tenho certeza que Vc estava caminhando consegui visualizar visualizar DEUS te amparando.
    receba a paz de Cristo.

  • jose valney dutra disse:

    estou muito emocionado meu irmão vc e um guerreiro estou orado muito aqui por vc sua valney da comunidade maria porta do céu fortaleza ceara muita foço meu irmão que maria porta do céu passe a frete!!

  • ir. Maria Eliane disse:

    Deus escolhe os humildes para continua sua missão: ser Luz do Mundo. Id irmão e por onde passe anuncia a todos quem é Ele.
    Força na missão que o Senhor lhe confiou. Estou orando por ti e por todos os que serão iluminado pela sua coragem!
    Deus te abençoe e te guarde!

    ´´
    Eu te farei Luz das Nações para que minha salvação chegue até os confins da terra(´´ Is 49,6)

  • Delminha disse:

    FÉ QUE DEUS ESTEJA SEMPRE AO SEU LADO NESSA MISSÃO E TE LIVRE DE TODO MAL.

  • Alexandre disse:

    A BÍBLIA QUE O CATÓLICO INFELIZMENTE NÃO LÊ, DIZ QUE, O QUE ESTE JOVEM ESTÁ FAZENDO É SACRIFÍCIO DE TOLO!
    TOMARA QUE ALGUÉM POSSA PREGAR PRA ESTA CRIATURA, E ENTÃO ELE SE CONVERTA AO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO DE VERDADE.

  • Maria disse:

    Pense num guerreiro!!!!!!!!!!!
    #Siga em frente#
    Que deus te ilumine nesta caminhada…

  • FABIO MATEUS FEITOSA disse:

    Agradeço a Deus pela força de todos, que ele com sua imensa graça possa ser misericordioso para com todos nós, Amém! Em minha missão tenho encontrado várias pessoas que não são católicos e mesmo assim elas confirmam que sigo por ação do Espirito Santo; vejo que minha atitude vem ajudando não só aos católicos, mas a todos que querem se sentir próximos de Deus. Todos em Oração!!

  • fabio mateus disse:

    Fabio Mateus que Deus lhe abençoe em sua grande jornada de viagem para o Rio de Janeiro um grande abraço da Comunidade do Morais em ponto dos Volantes Minas Gerais.

  • ildo e familia disse:

    Fabio Mateus que Deus continue sempre lhe abençoando em sua grande jornada um grade abraço de toda comunidade do Morais em Ponto dos Volantes MG.

  • mikaelly TRAIRI disse:

    DEUS LHE ABENÇOE E LHE PROTEJA VOCE E UM GRANDE HOMEN

  • Daniele disse:

    Para o senhor Alexandre que escreveu que católico não lê a Bíblia: a Bíblia que você carrega de baixo do braço foram os homens da Igreja que você diz que seus membros a não leem quem, por inspiração do Espírito Santo, decidiram quais livros fariam e quais não fariam parte dela.
    Fábio, seja bem- vindo ao Rio de Janeiro, à JMJ!!!

  • Alexandre disse:

    O Daniele, quem diz isto é história, a ciência, a arqueologia e a antropologia. Você já ouviu falar em livro apócrifo, pois é, é ele que diz que tais livros a mais que estão na Bíblia católica não são válidos, não é invenção de ninguém.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =