Fábio Mateus

Fábio Mateus

Uma inspiração no coração e muita disposição para uma jornada de quatro meses caminhando a pé. 2.968 Km é o percurso que Fábio Mateus está percorrendo de Trairi, no Ceará, até a cidade do Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, encontro que contará com a presença do Papa Francisco de 23 a 28 de julho.

Não é promessa nem tampouco masoquismo. “É missão” garante Fábio Mateus ao ANCORADOURO. O peregrino ainda disse o motivo de sua iniciativa: “Inquietação pela frieza da fé em muitas comunidades, via as pessoas se afastando da igreja e orei ao Senhor pedindo uma forma de ajudar; foi quando me revelou a missão.

O gesto de Fábio recorda a atitude dos primórdios do Cristianismo quando os Apóstolos percorriam grandes extensões de terra para anunciar o Evangelho.

Na bagagem de Mateus poucas roupas, uma carta de recomendação do Pároco de Trairi, Cleonor, um papel onde carimba a marca das paróquias por onde passa, Bíblia, Terço e muita disposição. Não aceita caronas e a viagem foi programada para descansar nos finais de semana.

Quando chega a uma localidade busca a Casa Paroquial, se identifica, apresenta a carta e procura refúgio por um tempo. Muitas comunidades vibram com Fábio, apresentam-no em atividades na paróquia ou em grupos de oração. Mas como a história dos primeiros apóstolos nem tudo são flores. ” Nem sempre consigo acolhimento“, disse o peregrino. Então hospeda-se em alguma pensão barata, reza e continua a jornada.

Nas contas de Fábio ele chegará ao Rio dia 15 de julho, depois de 4 meses de caminhada. “Ele planejou essa peregrinação no meio do ano passado. Comentou comigo, mas reservou-se. Não espalhou aos quatros ventos”, disse Nanete, esposa de Fábio, ao ANCORADOURO.

Carta de recomendação assinada pelo Pe. José Cleonor, pároco de Trairi-CE.

Carta de recomendação assinada pelo Pe. José Cleonor, pároco de Trairi-CE.

Também conversamos com Pe. Cleonor, pároco de Trairi. “Torcemos para que Fábio cumpra sua missão”, disse o sacerdote que assinou a carta de recomendação.

Atualmente Fábio passa Por Minas Gerais. Antes, passou pela Bahia em Ibó, Feira de Santana, Itatim e Milagres. “Entre uma cidade e outra existem alguns distritos e sendo grande eu paro”, informou o peregrino que demonstra conhecimento do roteiro, uma prova de que a missão foi bem planejada.

Antenado com as novas tecnologias o jovem cearense atualiza sua jornada pelo Facebook, quando tem acesso à internet.

Acompanhe:

Dia 2 de abril

“Amigos estou a caminho deste o dia 15 de Março, já percorri 07 cidades e os anexos comprovam. Deus tem me dado inumeras graças, não estou sentido dores nem estou com os pés inchados. Hoje chequei em Pedra Branca e amanhã já saiu para Monbaça. Todos em oração!!!”

Blog ANCORADOURO

 

Dia 10 de abril

“Amigos em Cristo, já passei por várzea Alegre, estou seguindo para Caririaçu e acredito que no sábado chego em Juazeiro. Todos em Oração”.

Blog ANCORADOURO

 

Dia 13 de abril

Fábio chega a Juazeiro do Norte

Blog ANCORADOURO

 

Dia 20 de abril

“Cheguei em Salgueiro-PE dia 19/04 e saiu dia 22/04 rumo a Ibó-BA, daqui pra frente o percurso vai ficar mais dificil. Issi e uma prova de fé….”

Dia 11 de maio

Aqui são moradores que registram a passagem de Fábio de Mateus como a jovem Ivanice Silva Miranda que escreve: “Para mim receber em minha casa e na capela a visita deste guerreiro na Fé, foi uma felicidade.Obrigada por este ação concreta na fé”!

Blog ANCORADOURO

Hoje Fábio se encontra em Brejões, na Bahia, Km 100

Mais imagens:

Fábio com jovens de Grupo de Oração em Itatim-BA

Fábio com jovens de Grupo de Oração em Itatim-BA

Quando está distante da cidade Fábio improvisa acampamento.

Quando está distante da cidade Fábio improvisa acampamento.

fabiodivisa

O peregrino na divisa entre o Ceará e Pernambuco.

 

Cruzando mais uma fronteira.

Cruzando mais uma fronteira.

ibo

“Cama de pedra, entre as cidades de Ibó-BA e Chorrochó-BA. Eram mais de 17:30 e não fosse um espinheiro seria bom para dormir”, descreve Fábio.

"Capela abandona em uma comunidade da cidade de Canindé-CE", registra o peregrino.

“Capela abandona em uma comunidade da cidade de Canindé-CE”, registra o peregrino.

 

 

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles