Curso pode representar início de uma nova ciência.

Curso pode representar início de uma nova ciência.

A Universidade Gregoriana de Roma foi fundada em 1551, é dirigida por Jesuítas e se tornou um dos maiores centros de formação de ciências humanas – especialmente filosofia e teologia –  da Igreja Católica.

Antenada com o que acontece no mundo, em breve, a universidade centenária dará início à  curso  de Cyberteologia, dentro  da  Teologia Fundamental. O objetivo é  pensar o cristianismo em tempo de Rede. O idealizador e professor da disciplina é o Padre, também jesuíta, Antonio Spadaro, diretor da revista italiana La Civiltá Cattolica.

 

Padre Antonio Spadaro e o titular do ANCORADOURO.

Padre Antonio Spadaro e o titular do ANCORADOURO.

Autor de diversos artigos e livro sobre o tema, Spadaro é um entusiasta do uso das novas tecnologias como meios de transmissão da fé. Em 2012, a convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil o religioso ministrou seminário sobre o assunto deixando no país uma legião de comunicadores fãs da temática.

Além da novidade da incursão de um  novo curso  que tem a ver com algo tão atual como a web, em uma disciplina antiga como a teologia, a novidade pode representar  o histórico nascimento de uma nova ciência que, de agora em diante, deve romper epistemologicamente justificando  sua existência, para  no passo seguinte conquistar um lugar na teologia.

Dica: Livro do autor sobre Cyberteologia, aqui.

 Com informações do site Infocatólica

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles