Símbolos foram abençoados pelo Papa Francisco.

Símbolos foram abençoados pelo Papa Francisco.

A mil dias do início das Olimpíadas, o Horto do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro,  se tornou altar para celebração de Missa presidida por Dom Orani João Tempesta e presença do Comitê Olímpico Rio 2016.

“Queremos que sejam dias de paz. O esporte deve se algo que nos ajude a viver a reconciliação entre os povos, e nós colocamos essa intenção aos pés do Cristo Redentor. Os símbolos de paz e reconciliação, que percorreram a Inglaterra na preparação para o evento, vão nos ajudar a viver a tradição olímpica dos 100 dias de paz, que são 50 dias antes das olimpíadas e 50 dias após as paralimpíadas”, disse Dom Orani.

Cruz Olímpica e Ícone da Paz

A Cruz Olímpica foi projetada e criada pelo artista londrino Jon Cornwall, utilizando 12 tipos diferentes de madeira de todo o mundo, dentre elas uma de origem brasileira.

O Ícone da Paz representa o trabalho que Pax Christi Internacional realiza em prol da paz e reconciliação no Oriente Médio. A Paz de Cristo é representada no ícone por diversas histórias bíblicas e da vida de santos da Igreja.

Durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, no Palácio da Cidade, em Botafogo, o Papa Francisco abençoou os dois símbolos e, em conjunto, a bênção foi dada também às bandeiras Olímpica e Paraolímpica.

Os símbolos acompanharão as próximas Olimpíadas.

Trégua Olímpica

Em meados do nono século a.C., na Grécia Antiga, foi criada a Trégua Olímpica, onde deveria ser feita uma competição atlética amistosa a cada quatro anos para quebrar o ciclo de conflitos. A tradição da trégua Olímpica, que se estabeleceu para 50 dias antes e 50 dias depois da Olimpíada, foi mantida nos Jogos da era moderna, ressurgidos e idealizados pelo Barão de Coubertin há pouco mais de cem anos.

Com informações do Portal da  Arquidiocese do Rio de Janeiro.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles