O Vaticano acusou uma comissão da ONU de interferir na  doutrina da Igreja e de violar a liberdade religiosa depois que a instituição foi convidada a mudar o seu ensinamento sobre o aborto e a homossexualidade.

Relatório da ONU é ideologicamente direcionado, diz  Vaticano.

Relatório da ONU é ideologicamente direcionado, diz Vaticano.

A Igreja deve mudar o seu ensino sobre o aborto, de acordo com um comitê da ONU que monitora os direitos das crianças. A Igreja não deve mais excomungar  quem pratica o aborto ou auxilia na realização do crime, disseram os especialistas da ONU  nesta quarta-feira,5.

O ensinamento da Igreja sobre o casamento  e a sexualidade também deve mudar de acordo com as observações, porque impede que adolescentes tenham acesso a contracepção. Além disso, os especialistas disseram que o ensinamento da Igreja sobre a homossexualidade contribui para a “estigmatização social e da violência” contra adolescentes homossexuais e crianças criadas por casais do mesmo sexo.

O Vaticano emitiu imediatamente um comunicado à imprensa dizendo que especialistas da ONU não podem interferir na doutrina católica sobre a dignidade humana ou exercício da liberdade religiosa da Igreja.

Arcebispo Silvano Maria Tomasi, que representa o Vaticano na Organização das Nações Unidas em Genebra, disse à Rádio Vaticano sua primeira reação às observações foi surpresa.

O comitê tomou uma abordagem negativa e foi “muito errado”, disse ele, com consternação, “a Igreja não pode simplesmente abrir mão de suas crenças”, porque todos o ensinamento da Igreja sobre a dignidade humana é, em última análise voltada para a preservação do bem comum.

 

Representante do Vaticano rebate críticas da ONU.

Representante do Vaticano rebate críticas da ONU.

As observações do comitê “contradizem o espírito ea letra da Convenção sobre os Direitos da Criança”, acrescentou Tomasi. O preâmbulo do Tratado de fato afirma que as crianças devem ser protegidas antes e após o nascimento.

Ele lamentou que o comitê não tomou conhecimento de como avançados mecanismos de proteção à criança nas igrejas locais em todo o mundo tornaram-se em resposta aos escândalos de abuso infantil envolvendo clérigos. Ele disse que a Igreja é agora um “líder” sobre as melhores práticas para a proteção das crianças.

Tomasi disse que as observações da comissão não foram até à data – uma maneira educada de dizer que o comitê não fazer seu trabalho corretamente.

O Vaticano sentou-se com os mesmos especialistas da ONU no mês passado para discutir o trabalho do Vaticano para proteger as crianças sob a Convenção sobre os Direitos da Criança, que o Vaticano tenha ratificado. As mesmas questões que surgiram nas observações publicadas esta semana havia sido abordada exaustivamente nessa reunião.

Tomasi acredita que as  observações do comitê foram preparadas com antecedência da reunião e desrespeitou o que foi discutido na reunião – uma acusação grave.

Não é a primeira vez comitês da ONU são acusadas de não realizar suas funções. Especialistas da organização  têm sido criticadas várias vezes para deixar os burocratas da ONU realizar o seu trabalho sob a influência de organizações que promovem o aborto e a homossexualidade e outras causas politicamente carregadas.

As observações controversas da comissão não poderia ter vindo em pior momento em comités de acompanhamento de forma mais ampla. O trabalho dos comitês da ONU que monitoram os direitos humanos está sendo examinado pela Assembléia Geral. 

Fonte: C-TAM

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles