Na série Igreja e Profissionalização apresentamos temas, ferramentas e histórias que podem inpirar como melhorar o serviço  pastoral, administrativo e organizacional das instituições elcesiais. Nesta postagem vamos falar sobre o serviço de Assessoria de Imprensa e sua importância  na atualidade para uma boa comunicação da Igreja com a sociedade. 

Centro de Mídia montado durante a Jornada Mundial da Juveentude RIo 2013 para atender a imprensa.

O blog conversou com Verônica Melo, cearense com formação em Serviço Social, Pedagogia e Jornalismo, esta última, sua grande paixão. Desde 1996 atua na comunicação no Ceará. Com ampla experiência em redações, Verônica trabalhou na TV Jangadeiro e por dez anos compôs o quadro de funcionários do Sistema Verdes Mares ,onde exerceu as funções de produtora, repórter e editora na TV Diário. Em 2007, tornou-se sócia da Inove Comunicação ao lado da jornalista Stella Magalhães. A Inove Comunicação é uma empresa especializada em Assessoria de Comunicação, Mídias Sociais e Publicações.

Confira entrevista com Verônica Melo:

Blog Ancoradouro:: Qual a importância do serviço de Assessoria de Imprensa (AI) para uma instituição?

Verônica Melo:: A Assessoria de Imprensa é uma ferramenta da comunicação indispensável a qualquer instituição, seja de pequeno, médio ou grande porte…. Já que o serviço tem a função básica de criar uma rede de relacionamento, de fazer uma ponte, entre a entidade (o assessorado) e os diversos veículos da imprensa através da produção e divulgação de notícias.

Blog Ancoradouro::  O que a Assessoria de Imprensa faz em uma instituição?

 Verônica Melo:: A Assessoria de Imprensa desenvolve estratégias de divulgação espontânea de produtos, serviços, eventos e outras iniciativas, ajudando a projetar, dar credibilidade e consolidar a imagem da instituição perante a opinião pública. 

Salviano Filho, Elba Ramalho e Verônica Melo. Marcha Pela Vida 2013. Foto: arquivo pessoal.

Blog Ancoradouro::  Na Igreja, como este serviço pode ser aplicado?

Verônica Melo:: A Comunicação é vital em todos os setores. Não existe evangelização sem comunicação. A igreja não é uma exceção dessa realidade. Principalmente, se partirmos do conceito de que a Igreja é o instrumento oficial mais eficaz e de amplo poder para anunciar o Evangelho ao mundo. Por que não usar meios profissionais e específicos para ampliar e facilitar essa missão da Igreja e alcançar um número cada vez maior de pessoas? E a implantação de uma assessoria de imprensa é uma das formas de facilitar a missão da Igreja que é de levar a mensagem de Cristo para todos os povos e em todos os lugares. Além de melhorar a comunicação, é uma alternativa para a igreja se fazer entender, dialogar e estar presente no mundo.

Blog Ancoradouro::  Exemplifique situações …

Verônica Melo::  Desde o contato com os jornalistas das redações enviando notícias e artigos de representantes de Paróquias, das Dioceses, Movimentos, Associações sugerindo fontes [pessoas que podem falar sobre determinado assunto] em temas religiosos e sociais para propagar a palavra de Deus para a sociedade em geral, auxiliando a cobertura da imprensa nos eventos da igreja, realizando a cobertura fotográfica e as reportagens em cerimônias e atividades em geral.  Além disso, a Assessoria de Imprensa pode produzir conteúdo para informativos, murais e sites, além de organizar coletiva de imprensa, buscar formas inovadoras para chamar a atenção da imprensa, gerenciamento de crises, fazer o clipping [monitoramento das notícias que saíram na imprensa sobre o assessorado]. Dentro desse contexto de múltiplos papéis, o profissional pode ainda orientar o assessorado como se comportar em uma entrevista, aproveitar melhor as oportunidades e firmar uma boa imagem como tipos de roupas que podem ser usadas ou não… Além das paróquias, pastorais, movimentos, comunidades religiosas, bandas, cantores e demais setores podem contar com esse serviço.

Verônica Melo e Stella Magalhães, sócias da Inove Comunicação.

Blog Ancoradouro::   Hoje existem grandes eventos que dão bastante visibilidade às  instituições religiosas. Que outras atividades podem chamar a atenção da imprensa?

Verônica Melo::  A igreja tem elementos riquíssimos para pautar a imprensa. Além de eventos, a própria história da igreja e seus principais nomes, datas religiosas, a vida dos santos, as riquezas cultural, patrimonial e artística, a vida nas paróquias, os exemplos de vida, de serviço e doação dos leigos, estudos e temáticas relacionados a diversas realidades sociais, a qualificação dos sacerdotes, o trabalho de pesquisadores e especialistas em universidades, centros de pesquisa e outras organizações. Além disso, podemos citar os programas sociais e outros projetos desenvolvidos em escolas, hospitais, presídios, universidades, abrigos, a ação das diversas pastorais… Basta a oportunidade de observamos, identificarmos com o olhar jornalístico as novidades e sinalizar claramente sua atuação pelo mundo, em diversos contextos, para atrair a atenção da mídia.

Blog Ancoradouro::   Então existe  uma forma peculiar de comunicar um conteúdo para a imprensa?

Verônica Melo::  Sim. Para o contato com a imprensa é importante haver o suporte de um profissional da área. Esse contato não pode ser feito de qualquer maneira. Requer formação acadêmica em Comunicação (jornalismo), profissionalismo e conhecimento específico. É o assessor quem desenvolve o relacionamento de uma empresa, marca ou profissional liberal junto aos meios de comunicação (emissoras de televisão, jornal, revista, site, rádio). É ele quem cria um planejamento estratégico, verifica a necessidade e potencial em comunicação, analisa os fatos e identifica se o assunto é de interesse público, se gera notícia, desenvolve estratégias, cria releases, artigos, notas, sugestões de pauta, adota linguagem jornalística, entra em contato com os jornalistas, convida jornalistas para eventos, realiza media training [orientações para as fontes sobre posturas, aparições e o que dizer em todas as circunstâncias positivas ou adversas],  faz relatórios de atividades e resultados.

Verônica Melo (azul) acompanha entrevistado em programa de rádio. Foto:arquivo pessoal.

 

Blog Ancoradouro::  Para a realização destas tarefas não basta boa vontade. O que você elencaria como fundamental?

Verônica Melo::  Para executar todas essas tarefas com excelência e obter resultados é importante conhecer também o dinamismo das redações, criar uma rede de divulgação em vários veículos, conhecer os diversos espaços editorais, colunistas e etc… E como a igreja tem um grande fluxo de informações, é preciso estrutura e profissionais capacitados para realizar esse trabalho. Só desta forma, a igreja é capaz de verificar suas necessidades em comunicação e analisar quais outras ferramentas podem ser adotadas como informativos, boletins, revistas, portal… Tudo com o desafio de oferecer materiais, produtos e serviços de qualidade que agreguem valor e conquistem o público.

 Blog Ancoradouro::  Na sua opinião, qual a importância da comunicação entrar como

Encontro para jornalistas promovido pela empresa para divulgação de assessorado.

item indispensável na formação de um agente de pastoral?

Verônica Melo::   Os agentes de pastoral estão na linha de frente em muitos projetos e ações da igreja no dia a dia com a missão de anunciar o Evangelho. Partindo do conceito de que eles trabalham para que o projeto de Deus seja conhecido e vivido por todos é fundamental que saibam se comunicar para promover articulações dentro e fora da igreja, para que possa acontecer de fato uma grande evangelização e em massa.  As dioceses precisam trabalhar essa nova consciência, de formação e treinamento de pessoas para que se comuniquem bem nas suas convivências, com os seus carismas, e que tenham potencial de interagir e fazer com que as informações circulem em todas as suas possibilidades (em qualquer forma de relacionamento humano e em toda e qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos ou informações para outras pessoas ou na mídia). Os agentes são chamados a serem colaboradores para que os meios de comunicação sejam instrumentos a serviço da verdade e da paz, como já diz o Papa Francisco. Como somos cristãos e o nosso dever é comunicar a salvação de Cristo ao mundo… Precisamos ser bons comunicadores, para propagar e levar o amor do Cristo ressuscitado para essa sociedade tão sedente de Deus.

Verônica Melo é Católica Praticante e integra o  Projeto Mundo Novo, da Comunidade Católica Shalom. A Inove Comunicação  fez a assessoria da Marcha pela Vida 2013 que obeteve amplo espaço nos veículos de comunicação da capital cearense. Mais informações: 85 3087.9551 | E-mail: inoveatendimento@gmail.com 

Clipping: serviço de arquivamento de material publicado na mídia sobre o assessorado. No caso, matéria publicada no G1 CE sobre Congresso assessorado pela Inove Comunicação. Imagem: reprodução interne
t

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles