Ancoradouro

"Dias das Mães" e "Dia dos Pais" é trocado pelo "Dia dos Cuidadores" em São Paulo

2948 39

Há vários projetos, planos e indicações para a acabar com a família tradicional, aquela composta por um homem, uma mulher e os filhos. Justificam que este modelo chegou ao fim e para não constranger aos filhos das novas composições deve ser extinto, a começar na  escola.

Mudança aconteceu na gestão do petista Haddad

Mudança aconteceu na gestão do petista Haddad

O que estava no papel começa a tomar forma. O exemplo mais terrível e recente vem de escolas públicas de São Paulo, governada pelo petista Fernando Haddad que trocou o “Dia das Mães”  e  “Dias dos Pais” – vejam só, pelo  “Dia dos Cuidadores”.

O Estatuto da Diversidade Sexual amadrinhado pela também petista, hoje Ministra da Cultura, Marta Suplicy, já previa a retirada dos termos ‘pai’e mãe’ dos documentos, no artigo 32:

  • Art. 32 – Nos registros de nascimento e em todos os demais documentos identificatórios, tais como carteira de identidade, título de eleitor, passaporte, carteira de habilitação, não haverá menção às expressões “pai” e “mãe”, que devem ser substituídas por “filiação”.

O colunista Reinaldo Azevedo apurou a denúncia de um pai e confirmou a extinção da festa do Dia das Mães na  EMEI Cecília Meireles. A Secretaria de Educação confirma o desastre: 

“Hoje em dia, a família é composta por diferentes núcleos de convívio e, por isso, algumas escolas da Rede Municipal de Ensino decidiram transformar o tradicional Dia dos Pais e das Mães no Dia de quem cuida de mim.”

A coordenadora pedagógica é mais direta e apresenta melhor a mentalidade “A família tradicional não existe mais”. Azevedo comenta que “todo mundo sabe que boa parte das tragédias sociais e individuais tem origem em famílias desestruturadas”. Quem discorda do articulista?

São Paulo é a maior metrópole do país e bem provável que em breve o modismo avance por outros redes de escolas municipais e estaduais. Cabe aos pais ficarem de olho. Afinal, se as pequenas militância se fazem ouvir , o apelo da maioria não pode ficar velado sob essa ditadura das minorias. 

Recomendado para você

39 Comentários

  • Bel disse:

    Nos colégios dos meus filhos já não existem dias do pai ou das mães, mas dias das “famílias”.

  • Helton disse:

    Conclamo aos irmãos católicos de todo o Brasil a criar também o dia de nunca mais votar em nenhum candidato do PT, sob o risco de acabar com todas as famílias.

  • rubens disse:

    Isto é mesmo real ou é piada?

  • Marcos bruno disse:

    “Hoje em dia, a família é composta por diferentes núcleos de convívio…” uma ova. Façam as pesquisas e publiquem elas para sabermos como são compostas as famílias nos dias atuais. Cadê o CENSO do IBGE? Não se pode acabar com duas datas comemorativas tão tradicionais com base em conceitos ou ideologias. O problema é que ao invés aproximarem os pais da família tradicional, estão afastando-os e agora trazem esses tais “cuidadores” para o seio escolar. Todo mundo tem pai e mãe, se não é de sangue é de criação. Isso é uma falta de respeito.

  • Júnior disse:

    Esse blog é um passo atrás à humanidade.

    Opinião conservadora e tapada pela religião.

    É triste…

  • josenil disse:

    se um dia acabarem as famílias, não será por culpa do pt não, será porque os cristãos deixaram de evangelizar…

  • mauro disse:

    Helton, concordo em parte . Não só os católicos mais toda a sociedade que respeita a Lei de Deus (Pai, Mãe – Homem e Mulher ou Macho e Fêmea) todos que dão valor a família , nós Brasileiros temos que tomar vergonha e não votar em nenhum dos partidos que apoiam essa ideia de jerico, ou então seremos proibido de expressar nossas opiniões em breve (ou calamos eles ou eles nós calam)

  • denise disse:

    Indignação, repúdio, vergonha…

  • Se Jesus Cristo abandonou sua “divindade” por mim, eu não posso renunciar a essa “homenagem” (que na verdade é um dia que mais interessa ao comércio) para não constranger essas crianças? Quem nunca teve um amigo que se sentia totalmente “deslocado” nesse dia, porque pai ou mãe morreram, ou porque nem ao menos os conheceram?

    O Silas Malafaia ainda fez menção irônica, de se acabar com o Natal também, para não constranger as crianças pobres que não ganhavam presentes. Ele teve a intenção de debochar, mas não é que foi boa a ideia?

    O que me preocupa é cristão dando tanto valor pra essas datas comerciais.

  • Bruno disse:

    Não me lembrava de que a fé cristã era dona da palavra família para poder rejeitar suas novas formas e bradar que ela está em risco por culpa do “progresso”. Não se façam de hipócritas e perseguidos, família é AMOR, sua forma e modelo pouco importam.

  • Gil Diniz disse:

    Boa noite, eu sou o pai que entrou em contato com Reinaldo Azevedo.

    Manifesto aqui meu descontentamento e preocupação com uma coisa tão “simples e banal” que para muito passa desapercebido, porém, para minha família não: A celebração do dia das mães.

    Tenho dois filhos matriculados na rede municipal de ensino, o mais velho tem Natan Alves Diniz tem 5 anos e está devidamente matriculado na EMEI Cecília Meirelles. O mais novo, Davi Alves Diniz está devidamente matriculado no CEI Monteiro Lobato (de administração indireta).

    Para nossa infeliz surpresa, nas últimas reuniões de pais de ambos (na EMEF fora dia 09/05 e no CEI fora dia 08/05), fomos comunicados que não haverá a celebração do dia das mães e nem do dia dos pais, será celebrado numa única data ainda a se decidir, o “dia de quem cuida de mim”.

    A justificativa dada de uma maneira geral e superficial, fora que “A família tradicional não existe mais”(sic), que muitas crianças hoje são filhos de dois pais ou de duas mães, não tem pai, ou mãe, que a mãe ou o pai estão presos, ou que ainda são crianças que por alguma circunstância são de abrigos e consequentemente não mantém contato com os pais biológicos. Ora, foi colocado uma série de “empecilhos” para que uma data tradicional no calendário escolar fosse simplesmente extinta.

    Na elaboração do planejamento pedagógico não consultaram as famílias para saber o posicionamento das mesmas, simplesmente decidiram e ponto final. Questionei a coordenação pedagógica das duas instituições de ensino pelo fato de não concordar com o posicionamento tomado. Sugeri que ao invés de simplesmente extinguir as datas citadas, que se acrescentasse o “dia de quem cuida de mim”.

    Lembrei a todo momento da necessidade da participação ativa da família na formação e educação dos filhos que “entregamos” (compulsoriamente) à escola. E da necessidade do estímulo por parte da escola na participação dessas famílias e no reforço dos laços afetivos entre mãe e criança, pai e criança, família e criança.

    De uma forma genérica, ouvi que para esse ano já foi decidido e que “aceitariam a crítica para quem sabe mudar no ano que vem”. Resposta vaga e insuficiente!

    A escola ao invés de estimular a participação dos pais, está retirando uma das poucas datas onde famílias interagem diretamente dentro dos muros da escola junto aos seus filhos. Numa atitude autoritária (já que as famílias não foram consultadas), premiam os pais que não estão comprometidos com a educação dos seus pequenos e nos tiram o direito de celebrar essa data tradicional.

    Para esse pais descomprometidos, foi um alívio não ter que comparecer nessas datas. No “dia de quem cuida de mim” talvez eles compareçam, ou como pode ser qualquer um, já que “todos cuidam de mim”, poderá ir um irmão mais velho, um tio, um vizinho, ou como é costume: Não ir ninguém!

    Fato é que muitos dos meninos são “órfãos de pai vivo” e a escola com esse tipo de atitude que na teoria visa um bem, causará um mal ainda maior na participação das famílias que fazem questão do contato com a vida acadêmica dos pequenos, ainda que estejam na primeira infância.

    Logo chegará o dia dos pais, não houve homenagens às mães nessas duas escolas aqui de São Mateus, não houve uma única música, uma encenação dos pequenos, não houve nada! É mais cômodo para os pseudo-educadores também, pois uma atividade diferenciada como essa, exige energia, vontade,comprometimento e tempo.

    Além da extinção dessas duas datas do calendário escolar, o que muito me incomodou foi ouvir de uma educadora: “A família tradicional não existe mais”, ora, existe sim! Entendo que foi uma fala infeliz e também compreendo o que ela quis me dizer.

    No entanto, os pequenos ao ouvirem tamanha falácia, não vão entender! Como vivemos tempos difíceis, onde política e educação se misturam e onde ideologias se travestem de pedagogia. Não quero crer que algo como IDEOLOGIA DE GÊNERO esteja implícito na fala da educadora, ainda que ela mesma não tenha se dado conta do que defendeu.

    No próximo dia 9, terá uma nova reunião de pais, peço que me dê uma orientação para que eu possa passar aos outros pais, a importância da celebração dessas datas para a formação das crianças.

  • Evita disse:

    Eu me juntaria aos pais de famílias tradicionais e tiraria meus filhos dessa escolas e procuraria uma que não abrisse mão dos conceitos cristãos!

  • Wiston disse:

    Isso não é culpa do “PT” ou dos “homossexuais” ou qualquer grupo. É nossa! Sim, deixamos essa responsabilidade na mão dos políticos e toda a educação está do jeito que está. A economia, a saúde, a segurança, só vão melhorar quando tivermos educação de qualidade. Então, depois da Copa, sem política, vamos às ruas, sem interditá-las, sem queimar, sem quebrar nada, solicitar aos prefeitos e aos governadores os nossos impostos bem usados.

  • eduarda cavalcante disse:

    vergonha no brasil tudo pode.

  • lucas disse:

    não e na questão de destruição de familia porque tem varias crianças que ficam tristes nesse dia e nos devemos evitar que elas fiquem tristes …

  • Rosai Gomes disse:

    Toda criança foi concebida por um homem e uma mulher, é fato, todas tem um pai e uma mãe, mesmo que não sejam quem cuida deles, portanto é inadmissível acabar com o dia dos pais e das mães. Nessas datas quem se sentir, for ou cuidar sendo pai ou mãe será homenageado nessas datas.

  • Gisele disse:

    Depois não reclamem da seca em São Paulo. Por isso que Amo o tempo vou dar 7 anos
    só pra ver o reflexo de toda essa libertinagem, espero está viva para ver. O meu filho vai ser ensinado sim que existem pai e mãe. Porque será que tantas pessoas estão se suicidando? o crack e uma realidade monstruosa ainda querem liberar a maconha!!! Porque o PT que dar jeito em todos os problemas não tem a solução para morte , essa deixo para o Fernando Haddad
    Meus queridos vocês estão mexendo com o nosso criador nós somos criaturas dele. Vão sofrer as consequências. Da mão do homem DEUS tira, da mão de santanas DEUS tira, da mão de DEUS ninguém tira. Só pra lembrar no verão a falta de água vai piorar, ha pode pegar água do mar e transformar em SALOBRA . Havia esquecido. PT desfaz esse pacto ele está mentindo pra vocês…

  • Ester disse:

    Entre linhas a criança vai entender assim, chega para MÃE e diz:” CUIDADORA, eu te amo!!” Não sei se rio ou se choro, estamos no fim dos tempos mesmo! Volta logo Jesus!!!

  • Adrielly disse:

    Por que será que os governantes de hoje, especialmente os petistas só se preocupam com atrapalhar a vida dos outros? Criam e aprovam Leis e Deceretos idiotas que só servem para acabar com o que ainda há de valioso nesse pais desorganizado e violento e cheio de valores invertidos? De que servem essas Leis idiotas que ja foram ou ainda estão para ser aprovadas? Entre elas estão: Lei que legaliza o aborto; que extermina o dia das mães, que erradica o dia dos pais; que manda kits gays para as escolas, enfim. É ridículo o que esse povo chama de “Governar”. Quando vem um projeto de lei que realmente irá melhorar alguma coisa, nossos governates petistas são os primeiros a votarem contra, como a redução da maioridade penal, por exemplo.

  • Larissa disse:

    Gente, larguem mão de serem tão tapados. Não gosto do PT também, mas ninguém está querendo acabar com a família, pelo contrário, o objetivo é mostrar que a família é um laço pleno de amor. Parem com tanto egoísmo, pensem, ao menos um pouco, nas crianças que têm uma configuração familiar diferente da tradicional. DIFERENTE, nenhuma é melhor ou pior. Não vamos acabar com as mães ou com os pais. As crianças continuarão sabendo que vocês existem e o que é mais legal, vão aprender a respeitar e se solidarizar com os colegas que muitas vezes não possuem pais ou mães presentes. O dia de quem cuida de mim não é o dia anti-mãe ou anti-pai, é um dia que engloba mãe, pai, irmão, irmã, tia, tio, avó, avô, prima, amiga, enfim… todos que têm um laço de amor para com a criança… afinal você que é mãe/pai também não cuida de seu filho? então pronto, você será homenageado. Agora se o problema está na sua consciência, de que você não é uma mãe/pai presente e quem cuida do seu filho é uma funcionária, então não venha culpar a escola por uma falta que é sua. E ainda falam de religião… é a prova de que não entenderam nada dos princípios básicos…

  • maria teresa disse:

    Fiquei viúva com um filho de 02 anos … hoje meu filho esta com 04 anos, e ainda na escola se comemora o Dia dos Pais … que tortura … que vazio … como é triste … e tenho que estar sorrindo para o meu filho durante a festinha. E ai pessoal ???? … sou católica e não tenho relação homoafetiva.
    Assim, que reine o DIA DA FAMÍLIA …………..

  • Francisco disse:

    Acabar com o dia dos Paes e dia das Mães, e violar os direitos das familias tradicionais.

  • Marino Fróes disse:

    Somos um país composto por mais de 201 milhões de habitantes, sendo que destes 80% são compostos por famílias nucleares, ou seja, (Pai, Mãe e Filhos(as)). Agora como é que pode um ditadorzinho (Fernando Haddad) abolir uma data tão linda e expressiva da Família que é o dia das “Mães” e dos “Pais” em favor de uma minoria esmagadora da população da cidade mais populosa do Brasil. Dizem ainda “Que o conceito de Família nuclear não existe mais””??? Dizer e publicar uma asneira destas é ofender diretamente a DEUS, pois a criação da FAMÍLIA foi criado por DEUS e não por homens. Moro no Estado de São Paulo, sou um Pai de Família que a cada dia ensino os valores familiares aos meus filhos, e vejo que a cada dia sou obrigado, assim como a maioria dos pais a explicar para os nossos filhos o porque a minoria quer VIOLAR os Valores Familiares, Valores Cristãos e Valores Tradicionais da maioria. Deixo aqui o meu repúdio e indignação contra tudo o que vier para acabar com as FAMÍLIAS BRASILEIRAS!!!!

  • Flávia disse:

    Q Deus nos esclareça e nos mantenha convictos do seu propósito ao estabelecer família formação de 1 homem 1 mulher e 1 ou mais filhos, q Deus nos dê forças para nos posicionarmoscom sabedoria contra essas heresias e desprezo da lei de Deus.. Sabemos que obedecendo ad leis de Deus seremos pais saudaveis e nossos filhos serão benção para a sociedade e nós veremos Deus se manifestar com a paz, fé, tranquilidade o equilíbrio e isso é tudo que precisamos…Deus tenha misericórdia de nós essa é minha oração….

  • kelly cristina disse:

    meu marido tem uma filhinha ele inha em todas as festinhas do dia dos pais… esse ano não teve e sim o dia da familia ele não foi pois não pode manter contato com a sua ex devido a um processo.. a menina de cinco anos ontem mesmo reclamou eu queria que meu papai tivesse ido no dia da familia e ai pessoal o que acham disso e quem tem pais separados ? meu marido ficou triste por ter tirado o dia dos pais eu to gravida e meu sonho era ter um dia das mães especial com meu baby mais ñ tem mais dia das mães ninguem e filho de chocadeira todo mundo tem pai e mãe msm que não estejam mais vivos ou que não sejam presente a aqueles de consideração

  • Paulo Cesar disse:

    Ano eleitoral véspera de eleições.. natural que soltem essas coisas. Só se esquecem de que quem faz a lei não é o executivo e sim o legislativo. Povo “maria vai com as outras” sem discernimento!

  • Roberta disse:

    A senhora viúva do comentário acima… não quero desprezar a sua dor, mas você não pode simplesmente extravasar isso em cima das outras famílias – ninguém tem esse direito. Eu concordo em criar o dia da Família, ou do cuidador, mas tirar datas tradicionais para agradar algumas pessoas, isso é absurdo!

  • Bethania disse:

    Eu só queria saber se é possível nascer uma criança da relação entre dois homens ou entre duas mulheres…

  • Muadjib disse:

    familia é uma instituição milenar. Ninguém vai acabar. Nem o inimigo de nossas almas.

  • Izanete Macedo disse:

    Tomara que Jesus chegue logo para acabar com todas essas berrações, onde já se viu “dia dos cuidadores” quando deus criou as primeiras criaturas foi Adão e Eva e em seguida os dois deram continuidades a filhos e filhas isso é que é normal.

  • Milene disse:

    Concordo com vcs irmãos cristãos, tementes a Deus. Tudo o que está acontecendo é o inimigo tomando conta sem que muitos percebam que estão do lado dele. Mas, Deus está no comando de nossas vidas e o bem vencerá o mal. E quem contribui para o fortalecimento do mal, sentirá a mão de Deus. Ainda há tempo, busquem a Deus, a morte é a única certeza, e o que ficará de nós aqui na terra serão as nossas obras.

  • Brena disse:

    sabe o que é falta de vergonha?
    é um grupo de preconceituosos… pq ate onde eu sei esse dia foi criado para unir todos…a familia a comemorar juntos…e outras ó PESSOAS RELIGIOSAS respeito cada um,se eu acho errado ou nao..isso eh falta de disocupação minha,errado eh ter dezejos pecaminosos no coracao,e cometer as escondidas,e vcs num acha que o criador nao ver isso tbm nao?
    e outra,so estavamos falando de unir todos p comemorar…
    ridiculo eh essa falta de respeito..OPSSS…vcs nao sabem oq eh respeito ao outro….PESQUIZA TBM!!!!

  • Ciccero Klima disse:

    Mateus 23:9 A ninguém na terra chameis de pai, aqui JESUS fala a cerca do PAI celestial, mas a Bíblia nos manda honrar o pai e a mãe, então eles existem sim e quem tem o descaramento de fazer uma coisa dessa é um herege, e o Sr. Haddad deveria se envergonhar de lançar essa maldita semente. Isso que o diabo quer, como quer alguns agora fazer o casamento poli afetivo que vergonha meu DEUS, estou estarrecido.

  • Henrique disse:

    Repito o que o Júnior disse e reitero:

    Esse blog é um passo atrás à Humanidade.

    Opinião conservadora e tapada pela religião.

    É triste… Muito triste.

    E também não apoio nem um pouco o PT, tão pouco o PSDB/PMDB ou seja lá qualquer….
    Isso não tem nenhuma relação com partido político, seus analfabetos políticos.
    Precisam estudar.. Na boa..

  • Aline Andrade disse:

    É duro ver quem se diz cristão que não ter a minha noção do que ensina o Evangelho e sair por aí falando besteira, com o argumento de não “constranger as crianças”… Ora, eu não tive um pai presente durante toda a minha infância, a vida da gente em casa era um tormento, meu pai bebia e eu só me lembrava dele brigando e nos fazendo passar vergonha, mas não morri e nem fiquei traumatizada por ele nunca ter ido aos dias dos pais na escola.

    Meus irmãos praticamente não tiveram meus pais participando das reuniões de escola também, porque meu pai não ia e minha mãe trabalhava nos horários em que marcavam as reuniões. Na maioria das vezes era eu quem ia…

    Mas nenhum de nós teve problemas na escola, éramos ótimos alunos, sempre tiramos boas notas. E ninguém lá em casa perdeu a noção do que é família por causa disso… Família é pai, mãe e filhos… Mesmo que falte um deles, permanece a noção de que o ideal é fazer parte de um conjunto como esse… Meus irmãos não viram meus pais nas reuniões de escola e etc, mas viram a mim, que sou parte da família nuclear que eles conheceram… Quem foi às reuniões deles não foi um vizinho, o namorado de alguém, um parente distante ou um cara que vivesse com o nosso pai ou uma mulher que vivesse com a nossa mãe… Ninguém perverteu nossa noção do que é família, e ninguém lá em casa ficou traumatizado por essas coisas… Como se diz, o que não mata fortalece… Desde cedo aprendemos a lidar com a vida real, onde nem tudo acontece como queremos… Amadurecemos com isso, pois nossa mãe sempre nos fez prestar atenção ao que tínhamos, e não ao que nos faltava… E nos deu ideais para seguir… Agora imagine se essas crianças de hoje vão entender o conceito de família, de casamento, de ideais, vendo a coisa como está… Com toda essa bagunça se tornando “normal” e institucionalizada…

    Não é questão de data comercial, portanto. É questão de conceito de família… A criança precisa saber que a família é um núcleo formado por pai, mãe e filhos, mesmo que ela não viva num núcleo como esse…

    Se uma pessoa assimila o conceito de que o ideal é as pessoas trabalharem, mesmo que ela fique desempregada vai continuar lutando por um emprego, pois sabe que a situação dela não é a ideal… Já uma pessoa que cresce com o conceito de que basta arrumar alguém que lhe sustente, ou uma bolsa-esmola qualquer, não vai se sentir nem um pouco incomodada por não estar trabalhando… Para uma pessoa dessa, tornar-se um pedinte na rua ou casar-se por dinheiro é não aceitável quando arrumar um emprego…

    Tudo passa a ser aceitável quando não se tem parâmetros sobre o que é o ideal… E o resultado é esse alastramento de mães solteiras, com um filho de cada pai; homens com filhos de várias mulheres; crianças abandonadas; adolescentes grávidas de pais que muitas vezes nem sabem exatamente quem é; órfãos de pais vivos, abandonados na casa dos avós ou outros parentes e etc… Se tudo é aceitável, por que fazer as coisas do jeito certo, não é?…

    E depois dizem que isso não é querer acabar com a família tradicional…

  • Aline Andrade disse:

    Corrigindo: “É duro ver quem se diz cristão não ter a mínima noção do que ensina o Evangelho e sair por aí falando besteira…”

  • Fernando disse:

    Deve ser primeiro de abril kkkkkkkk

  • francisco antonio da silva neto disse:

    Vence a minoria? dia da família é até “bonitinho”, mas é dias dos pais. Não vale os que tem pai e mãe? A constituição diz que família é a composição de um homem, uma mulher e filhos, se os tiverem. Um absurdo isso. Estão acabando com a família e não fazem nada contra. Eu nunca votei e nunca votarei em candidatos do PT, PSOL, PCdoB, ou outro partido canalha. que tem como bandeira, mesmo que escondidas, os famigerados a foice e o martelo. Deus nos abençoe, Deus proteja o Brasil.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 11 =