A primeira missa do Padre Vicente Oliveira aconteceu nesta sexta-feira, dia 26, na

Padre Vicente Oliveira presidiu a primeira missa em Caucaia. O neo-sacerdote estava visivelmente emocionado.

Padre Vicente Oliveira presidiu a primeira missa em Caucaia. O neo-sacerdote estava visivelmente emocionado.

Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, Igreja Matriz de Caucaia-CE. Junto com outros dez sacerdotes, Vicente foi ordenado no último dia 22, pela Oração Consecratória e imposição das mãos de Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.

Era visível a emoção do novo padre. “Estou que não caibo em mim de tanta alegria”, foi uma de suas primeiras palavras ao subir ao presbitério ao lado dos demais sacerdotes concelebrantes, diácono e seminaristas. A Igreja com arrumação, liturgia e  beleza impecável encheu-se dos familiares e convidados do padre, pessoas que fazem parte de sua história vocacional. 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ZKPEU5AVA3M[/youtube]

A homilia da 1ª missa de um sacerdote, como é tradição da Igreja, é feita por um padre convidado pelo neo-ordenado, neste caso,o escolhido foi Padre Rafhael Maciel, Reitor do Seminário Propedêutico e amigo de Padre Vicente deste os tempos do período formativo.

Padre Rafhael iniciou destacando o contexto da primeira missa do jovem sacerdote. “Ela acontece dentro do mistério do Natal e da festa de Santo estevão, um dos primeiros diáconos da Igreja primitiva e o primeiro que foi morto por causa de Jesus”, explicou.

“Assim como Nosso Senhor escolheu Estevão há mais de dois mil anos, nestes dias Ele confirmou a escolha do padre Vicente. E confirmará tantos quantos o Senhor queira. Como diz o Evangelho de hoje, ‘aquele que perseverar até o final será salvo'”, disse o padre.

Relembrando São João Maria Vianey, patrono do sacerdotes, padre Rafhael relembrou que só entenderemos bem o que é um padre, no céu. “O sacerdote deve ser um homem íntegro que procura dar testemunho de vida e de santidade. Que as pessoas olhando um padre ao passar digam, ali vai um padre; ali vai Jesus”.

O padre concluiu a homilia fazendo um convite. “Se tiver alguém aqui que pensa em ser padre, não tenha medo. Deus não nos tira nada, ele nos dá tudo. E mais do que pedimos”.

Escute a Homilia na íntegra

 

Confira algumas imagens:

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles