O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic) provou por unanimidade nesta quinta-feira, 8 de janeiro de 2015, a instrução de  tombamento da edificação onde funcionou o Colégio Cearense do Sagrado Coração, recentemente adquirida pelo Centro Universitário Estácio/FIC.

Fachada do Colégio Cearense.

Fachada do Colégio Cearense.

A preocupação da comunidade católica é com a Capela do imóvel. Em contato com a  Secultfor, Jober Pinto,  o blog foi informado que ela também entrou no tombamento. ” Isso significa que ela fica protegida cabendo somente ações de restauração, manutenção, conservação e adaptações a novos usos, que sejam analisadas e aprovadas pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor.

De acordo com Jober existe o interesse de o espaço continuar como capela. “A responsabilidade quanto ao uso do recinto é agora do Centro Universitário Estácio, que já manifestou interesse em manter o uso do local como capela”. 

Capela virou biblioteca

A capela do colégio Dorotéias,  administrada pela Faculdade Maurício de Nassau , foi transformada em biblioteca o que não agradou à comunidade católica, especialmente aqueles que receberam algum dos sacramentos ao longo das décadas naquele local histórico.

Capela do Colégio Cearense

IMG_20150114_162311565

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles