A Arquidiocese de Fortaleza celebra com alegria o aumento no número de vocacionados ao sacerdócio. Neste ano ingressaram 24 novos seminaristas, a maior turma desta década.

Turma do Propedêutico 2015 junto com Dom José Antonio, Pe. Rafhael Maciel (Reitor) e Pe. Vicente Oliveira (Vice-Reitor).

Turma do Propedêutico 2015 junto com Dom José Antonio, Pe. Rafhael Maciel (Reitor) e Pe. Vicente Oliveira (Vice-Reitor).

Para o Reitor padre Rafhael Maciel, além das Paróquias, “ primeira base” dos jovens que procuram o acompanhamento vocacional, uma razão para o aumento do número de vocações é a atuação das Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais. “Pela minha experiência, esse tem sido um chão muito fértil para o surgimento de novas vocações. Além das Paróquias que são a primeira base, onde surgem os Movimentos, é lá que acontece a vida desses novos grupos e comunidades”, observou o padre.

Da atual turma do Propedêutico vários alunos são oriundos de diversas espiritualidades. “Acredito que um dos grandes trunfos é o diálogo com os diversos ramos da Igreja e com as diversas experiências de vida religiosa. Temos procurado fazer isso com mais propriedade”, avaliou o sacerdote.

As Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais foram denominadas por São João Paulo II como a “Primavera da Igreja”. O Papa emérito Bento XVI ao falar para este grupo no Pentecostes de 2006 apontou sua origem. “Os Movimentos [eclesiais]  nasceram precisamente da sede da vida verdadeira; são Movimentos pela vida sob todos os aspectos”.

Papa Francisco por sua vez tem encorajado cada vez mais os Movimentos e Novas Comunidades na perseverança, como em novembro de 2014: “Queridos irmãos e irmãs, vós já destes muitos frutos à Igreja e ao mundo inteiro, mas dareis outros ainda maiores com a ajuda do Espírito Santo, que suscita sempre e renova dons e carismas”.

A declaração do padre foi dada à Agência de Notícias AciDigital.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles