Como viver bem sua vocação na Quaresma? Como haurir deste tempo graças especiais para o crescimento humano e espiritual? Estas e outras questões podem encontrar resposta na catequese escrita pelo padre Rafhael Maciel, reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza.

Quaresma e Vocação.

Quaresma e Vocação.

O texto do sacerdote baseia-se na mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano que por sua vez inspirou-se em um texto do Papa Emérito Bento XVI.  Uma tematica temática ganha destaque no texto do pontífice, a indiferença.  “Situação existencial que é uma chaga, uma ferida aberta no coração das pessoas, das comunidades e da sociedade atual, o próprio Papa afirma que “a indiferença para com o próximo e para com Deus é uma tentação real”.

Quatro palavras-ações chaves foram destacadas pelo reitor:

Pobreza – saber-se pobre e necessitado impede que sejamos autossuficientes e arrogantes. A esta se soma o exercício espiritual da esmola, de dar do que nos fará falta a quem menos tem, e doar confiando que o Senhor será PROVIDENTE.

Oração – A oração nos faz entrar numa comunhão de vida e de espírito seja com o próprio Senhor seja com os irmãos, e até mesmo da pessoa que reza, consigo mesma; quando estamos quebrados é a oração que junta nossos pedaços, em Deus.

Penitência – Até onde sou capaz de uma mortificação, de fazer um sacrifício? A penitência, antes de ser encarada como algo pesado ou como um fardo, deve ser encarada como oportunidade de firmar passos de enfrentar a si mesmo e de entregar-se totalmente.

Castidade – A guarda da castidade implica não somente o dom do celibato; implica também a guarda da pureza do coração e da mente, que inclui o olhar, as palavras que saem de nossas bocas, os acessos que nossas mãos fazem na internet, os lugares onde nossos pés nos levam… Guardar-se para doar-se – isso é fruto da castidade.

Leia a íntegra do texto, aqui

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles