Encontro acontece de segunda a quarta-feira pela manhã e visa o aprofundamento do mistério mais importante da fé cristã: a Páscoa de Jesus.

 A Semana Santa é o período mais importante do ano no calendário cristão. Na Arquidiocese de Fortaleza o arcebispo Dom José Antonio reserva as manhãs de segunda a quarta-feira para ministrar Catequese aos seminaristas das turmas do Propedêutico, primeiro ano de Filosofia e Teologia, um grupo 46 aspirantes ao sacerdócio.

Dom José Antonio mantém tradicional encontro da Semana Santa com turmas de seminaristas. Foto: propedêutico/Divulgação

Dom José Antonio mantém tradicional encontro da Semana Santa com turmas de seminaristas. Foto: propedêutico/Divulgação

O objetivo do encontro é aprofundar o conhecimento dos seminaristas sobre o tema e gerar comunhão entre o arcebispo e os aspirantes ao sacerdócio. “O sacrifício de Jesus trouxe a plena liberdade para o homem, por isso esta Boa Nova deve chegar a toda criatura”, ensinou Dom José.

O cristão pode participar do sacrifício de Jesus pela “obediência da fé”, ofertando a Deus com amor o que vive no cotidiano. É um chamado comum a todos e não apenas para padres e religiosos. “Todo cristão é chamada a seguir Jesus Cristo, imitá-lo em seu amor e acolhimento”, disse o arcebispo.

Foto: Propedêutico/Divulgação

Foto: Propedêutico/Divulgação

E como viver com plenitude a Páscoa em uma sociedade que ignora e relativiza o sentido desta festa cristã? “Jesus quando veio ao mundo não esperou retribuição pelo que fez, apenas amou. Nós como seus discípulos devemos fazer o mesmo, a começar por nós devemos amar o nosso próximo. Jesus se uniu a nós em tudo, com exceção do pecado, devemos fazer o mesmo, unirmo-nos ao nosso irmão que está distante de Deus em tudo, exceto no pecado”, respondeu o arcebispo que há dezesseis anos é pastor da Igreja de Fortaleza.

O mistério pascal teve sua celebração continuada na Igreja através da ação do Espírito Santo. “O Espírito Santo se manifesta quando a comunidade cristã  vive de forma madura o mandamento do Senhor que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo”.

 Os encontros com os seminaristas acontecerão  até quarta-feira. De quinta-feira a domingo o arcebispo presidirá os atos litúrgicos da Semana Santa na Catedral Metropolitana conforma calendário abaixo:

Dia 02 de abril – Quinta-feira

Às 8h, Missa da Unidade (Santos Óleos) presidida por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza e concelebrada por todo o clero.

Às 18h30min, Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), presidida por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.

Dia 03 de abril – Sexta-feira

Às 9h, Celebração das Horas com Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.

Às 15h, Celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida de procissão do Senhor Morto com Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.

Dia 04 de abril – Sábado

 Às 9h, Celebração das Horas com Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.

Às 20h, Solene Vigília Pascal.

Dia 05 de abril – Domingo da Ressurreição

Missas às 10h e 12h.

Às 18h30min, Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza, seguido de procissão do Senhor Ressuscitado.

 Confissões na Catedral Metropolitana de Fortaleza serão:

 Dia 31 de março e 01 de abril – Terça e Quarta

Pela Manhã, das 10h às 11h30min, e às 12h, missa.

À tarde, das 15h às 16h30min.

Dia 03 de abril – Sexta

 Pela Manhã, das 8h às 11h30min.

À tarde, das 14h às 18h.

Dia 04 de abril – Sábado

 Pela Manhã, das 9h às 12h.

À tarde, das 17h às 20h.

Dia 05 de abril – Domingo

Pela Manhã, das 9h às 12h.     

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles