Nos últimos 10 anos, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), houve um aumento de 84% de transplantes de órgãos no país, que são procedimentos de alta complexidade e que necessitam de doações de sangue para serem realizados. Nesse período, ainda segundo o MS, o número de cirurgias no país cresceram 619% e os atendimentos de urgência 627%.

Você já doou sangue alguma vez (1024x724)

Para realizar qualquer cirurgia, seja eletiva ou de emergência, o Hospital necessita ter um estoque de sangue suficiente para atender o paciente em qualquer eventualidade, por isso o Hemoce alerta a população que é preciso ter doadores todos os dias pois a necessidade dos pacientes, em diversas situações, também é diária. Os casos em que mais se utiliza a transfusão sanguínea: cirurgias de alta complexidade, transplantes de órgãos, crianças e adultos com leucemia e outros tipos de câncer, doenças hematológicas, recém-nascidos prematuros e acidentes de moto e carro.

Em Fortaleza as doações de sangue podem ser feitas diariamente no hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo) de segunda a sexta – feira, das 7h30min às 18h30min, aos sábados, das 8h às 16h, e aos domingos, das 8h às 13h. No posto de coleta no IJF (R. Barão do Rio Branco, 1816, Centro), das 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h30min. Outra opção é o posto de coleta que está funcionando no Via Sul Shopping até o dia 14 de junho,das 15h às 20h.

Para ser um doador de sangue é simples: é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, mais de 50 quilos, estar saudável e bem alimentado. Na hora da doação é preciso apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, que está disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br ).

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles