Na próxima sexta-feira (14), será realizada, às 12 horas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, a Santa Eucaristia pela beatificação e canonização de dom Antônio de Almeida Lustosa. A celebração litúrgica, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, lembra, ainda, os 41 anos de falecimento do Dom Lustosa. Padres salesianos também participarão da missa em homenagem ao ex-arcebispo de Fortaleza, que era da Congregação Salesiana.

Dom Lustosa.

Dom Lustosa.

Em seguida, os fieis participarão de uma visita guiada à Capela do Ressuscitado, na cripta da Catedral, onde dom Lustosa está sepultado. Na ocasião, haverá um momento de oração e depois a abertura da exposição da vida e obra do religioso.

A missa marca também os 16 anos de luta da Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de dom Antônio de Almeida Lustosa. A comissão surgiu em 1999, quando dom José Antonio, diante de um grupo que organizava a celebração litúrgica dos 25 anos de falecimento de dom Lustosa, decidiu que era o momento de resgatar a “memória desse homem”.

De acordo com a Irmã Margarida Maria Sales, uma das fundadoras da comissão, o grupo surgiu para revitalizar o processo de canonização do religioso, que havia sido instaurado em 1993. Recentemente, a Congregação Salesiana recebeu a informação de que está avançado o processo de beatificação de dom Lustosa, com sinalização para ser oficializado em 2016.

Serviço

Missa alusiva à Dom Lustosa

Data: 14 de agosto de 2015

Horário: 12 horas

Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza

Exposição vida e obra de Dom Lustosa

Data: 14 de agosto de 2015

Horário: 13 horas

Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza – Capela do Ressuscitado

Informações da Assessoria de Imprensa. 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles