Nesta terça, em Fortaleza,  uma jovem fará sua primeira profissão pública nos votos de pobreza, obediência e Castidade. A celebração é aberta ao público.

Cerimônia acontecerá no Carmelo de Fortaleza.

Cerimônia acontecerá no Carmelo de Fortaleza.

 Nesta terça-feira, 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, acontecerá no Carmelo Santa Terezinha, em Fortaleza, uma das poucas celebrações litúrgicas onde se poderá presenciar uma religiosa desta Congregação  professando os votos simples. Em 2015 esta será a segunda e última.  A Origem da Ordem do Carmelo remonta ao século XII, foi reformada por Santa Teresa de Jesus no século XVI e em pleno século XXI continua a atrair jovens para a vivência da vida religiosa na clausura, ou seja, sem contato predominante com o mundo externo.

Em Fortaleza, as Irmãs Carmelitas Descalças da Bem- Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, Mosteiro Carmelo Santa Terezinha, estão presentes há mais de oito décadas e na solene celebração desta terça, às 8h30, será Irmã Inês de Jesus e de Maria Imaculada, a religiosa a professar seus primeiros votos na pobreza, obediência e castidade, em missa presidida pelo padre Evaristo Marcos, Diretor Acadêmico da Faculdade Católica de Fortaleza.

Freiras vivem na clausura.

Freiras vivem na clausura.

Além da profissão pública dos votos, em determinado momento a religiosa receberá uma coroa de rosas, de joelhos, aos pés da Madre Superiora simbolizando sua entrega total de vida. A cerimônia é rica em símbolos e acontecerá na Capela do Carmelo, situada na avenida Alberto Craveiro,1680, no bairro Dias Macedo. A missa será aberta a quem desejar participar.

Mais sobre os Carmelitas

A Ordem dos Carmelitas Descalços (ou, simplesmente, Carmelitas Descalços, O.C.D.) é um ramo da Ordem do Carmo, formado em 1593, que resulta de uma reforma feita ao carisma carmelita elaborada por Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz. Este ramo divide-se em três diferentes tipos de família carmelita: os padres ou frades, as freiras contemplativas de clausura monástica e os leigos consagrados.

Carmelo_claudura01

Mais sobre as Carmelitas

As Irmãs Carmelitas, além de se ocuparem com todos os trabalhos domésticos e vários outros trabalhos manuais.  E do tempo dedicado aos ofícios de casa, cada uma permanece em sua cela (quarto), mantendo-se em presença junto de Deus na solidão, entregando-se à oração, ao estudo ou ao trabalho. O tempo é regido pelo soar do sino, para cada momento o sino é soado em dobre específico.

SERVIÇO:

Missa no Carmelo (com a profissão dos votos públicos simples de Irmã Inês de Jesus e de Maria Imaculada).

Data: 8 de dezembro de 2015 (terça-feira)

Horário: 8h30

Endereço: Av. Alberto Craveiro, 1680, Dias Macedo.

Mais informações: (85) 3295-1067

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles