Fortaleza foi a cidade que mais aprovou alunos para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que possui um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. O feito aconteceu pela 4ª vez, dos 170 aprovados, 61 são da capital cearense. 

davi e golias

Tudo começou com a história de dois professores  quando anos atrás “pegaram um avião para pedir orientações em São Paulo de como montar um curso preparatório para o ITA”. A história é contada em um anúncio produzido pela agência Delantero, uma das mais premiadas do estado, para o Colégio Master onde estes dois mestres Nazareno Oliveira e Assis Brito voltarão a trabalhar juntos, em 2016.

O pano de fundo do anúncio é a história de Davi e Golias, narrativa bíblica na qual apresenta,”o jovem pastor de ovelhas que salva o seu povo da escravidão ao derrotar sem armas um temido guerreiro com mais de dois metros de altura”.

Confira a íntegra do texto do anúncio

O combate de Davi e Golias e a luta de dois professores.

Davi contra Golias. Você já deve ter ouvido falar nesse combate. O jovem pastor de ovelhas que salva o seu povo da escravidão ao derrotar sem armas um temido guerreiro com mais de dois metros de altura. Sessenta e um cearenses aprovados no Instituto Tecnológico da Aeronáutica. De cada três vagas, uma é ocupada por um estudante do Ceará. Saiu em todos os jornais, você também deve ter visto.

Onde essas duas histórias se encontram? Na ausência do acaso. Davi venceu Golias também porque era uma espécie de guerreiro. Mais precisamente um fundibulário. Fundibulários eram especializados em lançar projéteis com velocidade mortal e precisão cirúrgica. Era assim que ele protegia o seu rebanho. Daí porque a pedra que derrubou Golias acertou exatamente o único local do seu corpo descoberto pela armadura, o rosto.

Os cearenses também não se tornaram referência à toa. Quando os professores Nazareno Oliveira e Assis Brito pegaram um avião para pedir orientações em São Paulo de como montar um curso preparatório para o ITA, foi como se tivessem feito o mesmo caminho de Davi no vale de Elá.

Tiveram que ouvir que no Ceará não havia professores e nem alunos qualificados para um vestibular como o ITA. Mesmo assim, montaram o curso e, com uma geração de professores, foram para dentro das salas de aula derrotar seus Golias apenas com giz. Conseguiram.

Hoje, o ITA e o IME são instituições que não só respeitam, mas também admiram os cearenses. Seja qual for a farda que o aluno aprovado vestir, esses dois professores, que em 2016 voltam a trabalhar juntos, sempre vão se sentir parte dessa conquista. Porque, assim como na história de três mil anos atrás, o triunfo de um significa a vitória de todos nós.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles