Basta um encontro com ela para perceber traços marcantes de sua personalidade que mescla firmeza e ternura, seriedade e extroversão.  Rossana Brasil Brasil Kopf é advogada e psicanalista, desenvolve importante trabalho de combate ao uso de drogas. No Ceará atua  como coordenadora de políticas públicas sobre drogas do município de São Gonçalo do Amarante, conselheira de políticas públicas sobre drogas do governo do estado do Ceará e presidente da comissão de políticas públicas sobre drogas.

Rossana Brasil Kopf conhecida como Dama do Bem. Foto: arquivo pessoal.

Rossana Brasil Kopf conhecida como Dama do Bem. Foto: arquivo pessoal.

Sua atenção aos mais necessitados e o trabalho incansável na orientação, especialmente dos jovens sobre os riscos das drogas rendeu-lhe o título de “Dama do Bem”, dado pelo jornalista Fernando Maia. “Senti-me muito honrada pelo reconhecimento do meu trabalho em relação às pessoas menos favorecidas”, conta Rossana que ainda encontra tempo para ser voluntária no Movimento Pela Vida e Cidadania – Movida.

“Sentir que várias famílias e jovens chegaram a destruição por conta das drogas” foi a motivação suficiente para Rossana dedicar-se ao ofício de resgatar vidas. Como? Através da prevenção. “Esta é a  melhor forma de vencer as drogas. Precisamos chegar às crianças e jovens e falar sobre este problema sem preconceitos”.  A psicanálise é fundamental em sua atuação. “Posso ajudar com minha experiência profissional  através da ‘escuta’ e, deste modo,  ajudar as famílias a entender a dor da doença da drogadição”, explica.

Rossana trabalha junto com Jorge Damasceno em ação de prevenção ao uso de drogas.

Rossana trabalha junto com Jorge Damasceno em ação de prevenção ao uso de drogas.

Rossana visita escolas e associações ao lado de Jorge Damasceno, que possui um histórico de superação das drogas. Mais de trezentas mil pessoas foram atingidas com esse trabalho preventivo. Através do diálogo, da escuta e da exposição clara, os resultados são admiráveis. Tanto que recebeu o prêmio Unicef pela atuação nesta frente. “Esse prêmio Unicef é bastante gratificante, mostra que a batalha árdua do nosso trabalho na prevenção no Município de São Gonçalo do Amarante gera resultado”.

Trabalho de prevenção que já atingiu mais de 300 mil pessoas ganha selo Unicef.

Trabalho de prevenção que já atingiu mais de 300 mil pessoas ganha selo Unicef.

A mensagem primordial levada por Rossana é que “podemos,sim, sermos felizes e saudáveis sem o uso de substâncias químicas”.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles