Pe. Rafhael Silva Maciel

Reitor do Seminário Propedêutico de Fortaleza Missionário da Misericórdia

No ano de 2017 o Brasil celebrará os 300 anos em que foi encontrada no Rio Paraíba a pequena imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Essa imagem recebeu, posteriormente, o título de Nossa Senhora Aparecida. Devido à grande repercussão do ocorrido e de tudo o que aconteceu ao redor daquela Imagem, logo o fato tornou-se conhecido e a fama daquela “imagenzinha” espalhou-se. Em pouco tempo a devoção local a Nossa Senhora Aparecida alcançou todo território nacional e a Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi declarada Rainha e Padroeira do Brasil.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Para celebrar os 300 anos do “aparecimento” de Nossa Senhora naquelas terras foi lançado o Projeto Rota 300, que desde 2015 já está em execução. Uma imagem peregrina está visitando as Dioceses do Brasil, como que partilhando e animando os fieis a participarem dessa grande festa em 2017. O Rota 300 ganhou um grande apoio: a Juventude do Brasil!Uma vez que o Setor Juventude da CNBB encabeçou, dentro do Rota 300, o aspecto da evangelização, retomando a belíssima experiência da peregrinação dos ícones da JMJ Rio 2013, e mais uma vez dando aos jovens o papel de protagonistas do anúncio da Boa Nova, levados pelo Espírito Santo.

Era assim que o Santo Padre animava os jovens na sua passagem por Aparecida em 2013: “Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor: eles são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles não precisam só de coisas, precisam sobretudo que lhes sejam propostos aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo, a memória de um povo” (Homilia, 24/07/2013).

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=lm_kvZzk4nQ[/youtube]

Assim, após peregrinar por várias Dioceses do nosso imenso Brasil chega a vez da Imagem da Virgem de Aparecida visitar a Arquidiocese de Fortaleza.  Certamente, será tempo de renovada missão para os jovens e todas as pessoas que se propuserem a levar a mensagem do Evangelho a tantos quantos forem visitados por Nossa Senhora, a Mãe da Esperança. Dizia ainda o Papa Francisco que “é de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria” (Aparecida, Homilia, 24/072013).

Na Arquidiocese de Fortaleza, a imagem peregrina chegará no dia 12 de abril e permanecerá até 28 de maio, visitará da Cidade ao Campo, do Litoral ao Sertão, das planícies às serras.Estará nas Igrejas e no meio do povo, visitará casas de recuperação para dependentes químicos, centros de privação de liberdade juvenil, enfim. Com Maria, a Mãe Aparecida, queremos incendiar com o fogo do amor do Coração de Jesus os mais variados ambientes que a Mãe visitar junto com os missionários, até porque, “se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado”(Papa Francisco, Aparecida, Homilia, 24/072013).

Papa Francisco com a imagem de Aparecida.

Papa Francisco com a imagem de Aparecida.

O Rota 300 será tempo de sentirmos de maneira ainda mais próxima e viva a Misericórdia de Deus. A visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida às periferias existenciais e sociais, aos campos mais variados de missão, como as Praças e tantas outras dependências públicas será uma visita de Misericórdia, uma visita de amor.No discurso aos Bispos do Brasil, em 2013, no Rio de Janeiro, dizia o Santo Padre: No início do evento que é Aparecida, está a busca dos pescadores pobres. Tanta fome e poucos recursos. As pessoas sempre precisam de pão. Os homens partem sempre das suas carências, mesmo hoje.Possuem um barco frágil, inadequado; têm redes decadentes, talvez mesmo danificadas, insuficientes” (27/07/2013).

Rota 300 será tempo de missão, será tempo de renovação da esperança em tempos difíceis para nosso povo; Rota 300 será tempo de sentirmos que não estamos sozinhos, mas que a boa Mãe do Céu nos acompanha sempre. Rota 300 será tempo de Misericórdia.

Esperamos confiantes que a visita da imagem peregrina da Padroeira do Brasil seja sinal vivo da presença do seu próprio Filho Jesus Cristo, o Verbo que se encarnou naquele ventre maternal. Que a visita de Nossa Senhora Aparecida seja sinal vivo da presença do amor misericordioso de Deus que na pequenez da sua Serva, Maria de Nazaré, encontrou espaço de salvação para toda a humanidade.

Coloquemo-nos em missão com a Mãe Aparecida.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles