A Rede Shalom de Rádios -RSR fechou parceria com a Rádio Regional de Sobral AM  1320, que passa  a  retransmitir o Programa Tempo de Viver, incluindo o Terço da Misericórdia, das 14h às 16h. A emissora da Princesinha do Norte é a 13ª a compor o pool de emissoras que faz da Shalom 690 AM Rádio Dragão do Mar   a segunda mais ouvida no estado, na categoria AM.

Diretor da Rádio com missão Shalom de Sobral.

Diretor da Rádio com missão Shalom de Sobral.

O blog conversou com o diretor geral da RSR, Pe. Antonio Furtado,membro consagrado da Comunidade Shalom. O sacerdote adiantou que segue em negociação com mais duas emissoras cearenses, mas não quis revelar os nomes. Atualmente a programação da Shalom 690 AM é retransmitida na íntegra pelas Rádios Boa Nova de Pacajus AM 1410  e Shalom 850 Rádio Iracema do Cariri

As parcerias começam para transmissão de um programa, com os crescimento da audiência outros são absorvidos. Foi o que se observou com as Rádios Jucás FM e Antena 5 de Carnaubal que além do programa Tempo de Viver passaram a retransmitir a Missa em favor dos enfermos, que vai ao todas as quintas-feiras após o programa A Voz do Brasil.

Shalom 690 AM é segunda mais ouvida no Estado do Ceará.

Shalom 690 AM é segunda mais ouvida no Estado do Ceará.

Pe. Antonio conta que a RSR é maior Rede de emissoras formada no Estado no horário das 15h, quando a matriz Shalom 690 AM gera o Terço da Misericórdia. Segundo o sacerdote o crescimento da Rede administrada pelo Shalom tem servido de exemplo para que “outras rádios coloquem música católica em sua programação”. 

Os números também são animadores quando o quesito é audiência pela internet. A Shalom 690 AM foi a quarta emissora mais acessada no mês de março de 2016,entre AM’s e FM’s, na categoria católica,  apenas no portal Radios.com.br, sem contar os acessos diretos pelo site da emissora, portal Comsalom e aplicativo próprio.

Audiência cresce também na internet.

Audiência cresce também na internet.

Entre todas as emissoras do país tem figurado entre o 30ª e 40 ª colocação em um universo de quase cinco mil emissoras. Entre as AM’s ficou em 32º lugar no mês de março de 2016, disputando com emissoras nacionais de robustos grupos de comunicação. 

Para acompanhar o crescimento da emissora uma mega estrutura respalda a geração de programação. Dois estúdios modernos funcionam vinte e quatro horas, em Fortaleza. Há previsão de mais um estúdio entrar no ar para a TV Web da emissora. No prédio da emissora foi construído um auditório que transmite alguns programas com plateia, um resgaste da cultura radiofônica da era de ouro. 

Shalom 690 AM é a emissora oficial do Festival Halleluya.

Shalom 690 AM é a emissora oficial do Festival Halleluya.

A emissora é a única do Estado, uma entre  poucas no Brasil, a assinar como apoiadora de eventos que juntos reúnem mais de três milhões de pessoas. Ao longo do ano a Rádio Shalom 690 AM apoia o Festival Halleluya, Caminhada Com Maria e Evangelizar é Preciso Fortaleza, sem contar eventos de médio porte como Festa da Misericórdia, Festa dos Arcanjos e Eu Creio na Vida Eterna, eventos produzidos pelo emissora.

Terço da Misericórdia entre em rede para todo o Estado às 15h através da RSR.

Terço da Misericórdia entre em rede para todo o Estado às 15h através da RSR.

A programação da emissora visa a evangelização, mas não descuida da informação. Entretenimento e programação infantil também integram a programação da emissora que não executa em seu repertório músicas que denigrem a imagem do mulher, de duplo sentido ou com mensagens duvidosas. A emissora preza pelo respeito, valorização da vida e cultura da Paz. 

Mais sobre a Shalom 690 AM Rádio Dragão do Mar

A Rádio Dragão do Mar foi inaugurada no dia 25 de março de 1958, em uma justa homenagem ao jangadeiro cearense Chico da Matilde, que se negou a trafegar escravos em suas embarcações.

Passado os tempos áureos das idas décadas de 50 a 80 a emissora veio recobrar sua força de comunicação a partir de 2008 quando passou para a administração da Comunidade Católica Shalom, Associação Internacional de fieis, nascida em Fortaleza e de direito pontifício.

Dragão do Mar e Maria Tomásia.

Dragão do Mar e Maria Tomásia.

Quando passou para a administração do Shalom a emissora migrou seu estúdio para novo endereço. A Dragão do Mar foi para a Rua Maria Tomásia. Na história cearense, Maria Tomásia  foi a presidente da Sociedade Cearense de Libertadoras, instituição que lutava com o Chico da Matilde, o Dragão do Mar, pela libertação dos escravos. Hoje, o endereço que  faz referência a estas personalidades ilustres do Ceará é um ponto de luz que se irradia pelas ondas do rádio para o Brasil e o mundo. 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles