Evangelização pessoa a pessoa e não consumo de bebida alcoólica auxiliam na evangelização das pessoas que comparecem aos festejos.

Show será momento de evangelização na Festa da Padroeira.

Show será momento de evangelização na Festa da Padroeira.

 As festas de padroeiro remontam à Idade Média na Igreja e continuam ativas nas mais de dez mil paróquias espalhadas pelo Brasil. Um sopro de renovação tem dado vitalidade a essas quermesses, tornando-as fortes momentos de evangelização. “A Festa do padroeiro é fundamental no processo de evangelização de uma paróquia. Ela nos  ajuda a congregar o povo de Deus, no nosso caso, em torno da Mãe de Deus”, pontua Padre Abel Jackson, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Alto Alegre, em Messejana, na cidade de Fortaleza.

Festa de Padroeira é momento alto na vida paroquial diz padre Abel Jackson.

Festa de Padroeira é momento alto na vida paroquial diz padre Abel Jackson.

Para inovar e atrair um público cada vez mais jovem  essa paróquia resolveu dar  ênfase à evangelização durante os festejos. Neste ano, a organização programou show com a Banda Missionário Shalom, na sexta-feira, dia 24,  umas das mais conhecidas e queridas no meio católico,  logo depois da Missa pela Paz. “Durante o show um grupo de jovens estará abordando outros jovens, fazendo deste modo uma evangelização pessoa a pessoa, através do testemunho pessoal”, explica José Carlos, um dos seminaristas engajados na realização da festa.

A organização da festa não vende bebida alcoólica e os trabalhos são divididos entre as comunidades que compõem a paróquia. Pelo menos duzentos voluntários estão envolvidos nos serviços. Wanderson Pereira, 24 anos, empresário, é um deles. “Ser voluntário desse grande evento significa compartilhar o melhor de mim para Deus, sempre estou com sorriso no rosto, pois o trabalho é para Deus”, relata o jovem.

Wnaderson Pereira é voluntário na Festa. “Ser voluntário desse grande evento significa compartilhar o melhor de mim".

Wnaderson Pereira é voluntário na Festa. “Ser voluntário desse grande evento significa compartilhar o melhor de mim”.

O apelo à evangelização da festa começou já nos preparativos. Um dia de espiritualidade chamado de “Renascendo na Fé” marcou a pré-festa, além das Missas de Ruas e um dia evangelização casa a casa. “Foi nossa primeira atividade com o grupo de evangelização na paróquia. Queremos ir ao encontro das pessoas”, comenta José Carlos. Os trabalhos do grupo de evangelização continuarão ao longo do ano.

É nesse desejo de encontrar as pessoas além dos muros da Igreja que o dia da principal atração foi marcado fora das dependências da Paróquia. “Escolhemos um campo de futebol, trabalhamos muito para montar uma estrutura para acolher nossos irmãos que virão para a missa e o show”, afirma Vânia Oliveira, do Conselho de Pastoral da Paróquia.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=QbcEuma2G8k[/youtube]

Além dos shows, a programação dos festejos conta com festival de música católica, apresentação de ministérios de músicas,  feirinhas de comidas típicas e celebração diária da Missa animada pelas comunidades locais que compõem a paróquia. O objetivo é integrar a comunidade, promover a paz e atender ao apelo do papa Francisco de ser uma Igreja em saída, uma Igreja que vai ao encontro das pessoas através da cultura do encontro.

 

Missa  pela Paz

Antes do show será celebrada, às 19h, a Missa pela Paz presidida  pelo frade Franciscano Wilter Malveira  e concelebrada pelo pároco Abel Jackson, Chanceler da Cúria Metropolitana de Fortaleza.

SERVIÇO

Missa pela Paz e show com a Banda Missionário Shalom nos festejos da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Alto Alegre-Messejana.

Data: 24 de junho de 2016 (Festejos: 17 a 27 de junho, sempre às 19h)

Local: Campo do Saad. Avenida contorno Sul, entre as ruas 6 e 7

Horário: 19h

Entrada: Gratuita

Mais informações: 3472.8234 https://goo.gl/ritGvs

Confira mais imagens

Missionário Shalom

Missionário Shalom

Evento espera reunir sete mil pessoas.

Evento espera reunir sete mil pessoas.

Missionário Shalom lança DVD gravado no Festival Halleluya

Missionário Shalom lança DVD gravado no Festival Halleluya

IMG-20160614-WA0069

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles