Na noite desta sexta-feira, dia 23, será concelebrada missa em Ação de Graças pelos vinte e cinco anos de episcopado ao arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.  A cerimônia acontecerá na Catedral Metropolitana de Fortaleza e contará com a participação de todos os bispos do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –CNBB, o cardeal de são Paulo Dom Odilo Scherer, outros bispos, clero de Fortaleza e os fiéis da nove regiões episcopais da Arquidiocese de Fortaleza.A expectativa é que pelo menos duas mil pessoa participem da missa.

Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

Mais sobre dom José Antonio

Dom José foi nomeado arcebispo metropolitano de Fortaleza pelo Papa João Paulo II, no dia 13 de janeiro de 1999 e Tomada de Posse na Arquidiocese de Fortaleza no dia 24 de março de 1999. Presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB; Ceará, para o atual mandato de 2007 – 2011.

Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

Vinte realizações de dom José na Arquidiocese de Fortaleza

Nestes dezesseis anos de governo episcopal na Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Antonio já marcou sua presença com muitas iniciativas e realizações, tanto nas ações de pastoreio e evangelização como nas de infraestrutura necessária para o trabalho pastoral. Entre elas destacamos:

Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

  1. Convocação dos Conselhos. Desde o início, durante estes dezesseis anos, Dom José Antonio tem governado a Arquidiocese com a participação dos Conselhos Episcopal, Presbiteral, Pastoral e Econômico, do Colégio de Consultores e das Assembleias Arquidiocesanas.
  2. Vigários Episcopais. Tem mantido, dando continuidade ao que fizeram seus dois últimos antecessores, a nomeação dos vigários episcopais a cada dois anos, a partir de uma lista tríplice indicada em assembleia eletiva de cada Região Episcopal.
  3. Visitas Pastorais. Realiza, todos os anos, visitas pastorais a cada uma das Regiões Episcopais.
  4. Planos de Pastoral. Favoreceu e apoiou o Planejamento Participativo da ação Evangelizadora da Arquidiocese e fez publicar os Planos de Pastoral da Arquidiocese 2003-2007, 2008-2011, 2012-2015.
  5. Diretório Pastoral, Litúrgico e Sacramental. Criou uma comissão para dar prosseguimento ao estudo e definição de normas diocesanas para a celebração dos sacramentos e, após sua aprovação, publicou o “Diretório Pastoral, Litúrgico e Sacramental” da Arquidiocese de Fortaleza. Esse Diretório, obrigatório em toda a Arquidiocese, já teve quatro edições: 2003, 2008, 2012 e 2015.
  6. Projeto do Dízimo. Após anos de estudo e elaboração em toda a Arquidiocese, desde o pastoreio de Dom Aloísio, aprovou, sancionou e promulgou, em setembro de 2007, o Projeto do Dízimo – Partilha Eclesial para a Arquidiocese de Fortaleza. Os sacramentos são dons gratuitos de Deus. Por isso, na Arquidiocese seja eliminado o sistema de taxas e espórtulas e seja criado, animado e trabalhado o Dízimo – Partilha Eclesial.
  7. Fundo Arquidiocesano de Solidariedade. Desde seu primeiro ano, em 1999, tem acompanhado e apoiado a Comissão Arquidiocesana para análise dos Projetos dirigidos ao Fundo Arquidiocesano de Solidariedade. O parecer da Comissão é a ele encaminhado para seu parecer final.
  8. Fórum dos Movimentos Eclesiais. Criou o Fórum dos Movimentos Eclesiais – FAMEC, com o objetivo de os movimentos, associações, serviços e comunidades novas terem uma instância de partilha, articulação e comunhão na Igreja Arquidiocesana.
  9. Povo da Rua. Doou uma casa da Arquidiocese para servir de apoio aos moradores de rua, sob a orientação da Pastoral do Povo da Rua.
  10. Caminhada com Maria. Assumiu, desde 2003, a realização desta caminhada no dia 15 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Fortaleza. Com a participação dos padres e fiéis das paróquias e áreas pastorais de Fortaleza, por ele convocados, anualmente, em carta circular, a Caminhada com Maria inicia no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Barra do Ceará, e percorre oito quilômetros até chegar a Catedral Metropolitana. Em 2015 será realizada a 13ª. Caminhada com Maria.
  11. Reforma de prédios. Reformou a Residência Episcopal, no Seminário da Prainha; o centenário prédio do Colégio Castelo, tornando-o o Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”; o Centro de Treinamento Frederico Pontes, em Pacatuba; e, ultimamente, a Cúria Metropolitana, no Seminário da Prainha.
  12. Presbíteros. Durante seu ministério episcopal, mais de cem jovens foram ordenados por ele presbíteros diocesanos, incardinados na Arquidiocese de Fortaleza. Além dos encontros normais dos padres nas Regiões Episcopais, do Curso de Formação, em janeiro, dos dois Retiros, em julho e outubro, tem agendado e participado, anualmente, de encontros semestrais, de três dias, com os padres que tenham até cinco anos de ordenação, e com os padres com mais de cinco anos de ordenação.
  13. Fundo de Sustentação dos Presbíteros Apoiou e aprovou a criação do Fundo de Sustentação dos Presbíteros, com o dízimo sacerdotal e a participação de 3% ou 5% dos rendimentos mensais de cada paróquia e área pastoral, cujo objetivo principal é garantir que o padre não tenha receio de assumir paróquias ou áreas pastorais mais distantes, mais periféricas, cujo povo é muito pobre ou não tem a prática da participação.
  14. Diaconato Permanente. Criou a Comissão para o Diaconato Permanente, a Escola Diaconal e já ordenou vinte e um diáconos permanentes para a Arquidiocese de Fortaleza.
  15. Seminário Arquidiocesano. Em substituição ao Seminário Regional NE1 – Ceará, criou a 22 de dezembro de 2003 o Seminário Arquidiocesano São José – Filosofia e Teologia, em bairros diferentes, dando continuidade à formação presbiteral para a Arquidiocese de Fortaleza.
  16. Faculdade Católica de Fortaleza. Apoiou a transformação dos cursos seminarísticos de filosofia e de teologia do Instituto Teológico Pastoral – ITEP e o Instituto de Ciências Religiosas em cursos de bacharelato e criou, em 28 de agosto de 2009, a Faculdade Católica de Fortaleza – Seminário da Prainha.
  17. Seminaristas: Tem tido uma dedicação especial à formação dos seminaristas, nos três seminários da Arquidiocese – Propedêutico, Filosofia e Teologia – e na Faculdade Católica de Fortaleza, realizando sempre encontros, em separado, com os seminaristas, com as equipes de formação e com o Conselho Diretor da Faculdade.
  18. Caminhada Penitencial. Realizou no ano de 2009 a 1ª Caminhada Penitencial no Terceiro Domingo da Quaresma. Em 2015 foi realizada a 7ª Caminhada Penitencial com a convocação, em carta circular, dos padres da Arquidiocese para participarem e caminharem com os fiéis.
  19. Conselhos Paroquiais. Tem insistido para que todas as paróquias e áreas pastorais tenham Conselho Econômico e Conselho Pastoral. Os membros dos Conselhos Econômicos são sempre provisionados por ele.
  20. Regiões Episcopais. Após estudos e assembleias regionais e arquidiocesana, aprovou a criação de novas Regiões Episcopais, reconfigurando a Arquidiocese de Fortaleza, que passou de seis Regiões, criadas em 1985, a nove Regiões Episcopais, conforme o decreto 005/2009, de 8 de dezembro de 2009.
Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

domjose_com-o-papa-joa-paulo-2_fotografo_joca-de-deus-eh-pai domjose_ordenacao_fotografo_joca-de-deus-eh-pai

Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

Dom José Antonio. Foto: Joca de Deus é Pai.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles