O padre Youtuber foi nomeado pelo Papa Missionário da Misericórdia e atua na internet esclarecendo os internautas sobre diversos temas. 

A Misericórdia de Deus deve chegar a todos os lugares, inclusive,  na política. É com este intuito de  reverberar a mensagem do Papa Francisco e a Doutrina Social da Igreja Católica  que o padre Rafhael Maciel gravou  vídeo para o  canal Jubileu 16 sobre política e corrupção, iniciativa que teve para propagar a Misericórdia na internet, em parceria com a Livraria Paulus. O sacerdote foi nomeado pelo Papa Francisco Missionário da Misericórdia neste Jubileu Extraordinário.
O padre youtuber como está sendo conhecido retoma o ensinamento do Papa Francisco e é enfático ao afirmar: “Pecadores, sim; corruptos,não”. “Do pecado podemos nos arrepender, ao contrário, a corrupção é uma contumácia no pecado”, explica padre Rafhael. O sacerdote fala da atual situação brasileira. “Quando pensamos que não haverá mais notícia sobre corrupção insuperável surge outra avassaladora”.
Padre Rafhael Maciel

Padre Rafhael Maciel

Os conchavos e negociatas são citados pelo padre como meios de se permanecer na prática corrupta, “onde as pessoas vivem como que imersas em um mar sujo”. O padre destaca que muitos destes que são corruptos apresentavam-se antes como pessoas combativas deste mal. “Eram políticos  que em nome de determinadas bandeiras foram colocados por nós – Povo de Deus, povo cidadão – no poder, pensando que as coisas poderiam melhorar e que nosso país tomaria novos rumos”.
Padre Rafhael cita a avalanche de denúncias na política e em setores do empresariado que tem alimentado a corrupção no país. “O Papa Francisco quer que a mensagem da misericórdia chegue a estes lugares onde  parece não se ter mais jeito”, assevera o Missionário da Misericórdia. O Romano Pontífice ainda nos recorda, lembra o padre, que “a política é forma sublime de exercer a caridade”.
Ainda segundo o padre,infelizmente, a sociedade brasileira se vê desgastada e desacreditada do fazer política em nosso País. Certamente o messianismo político, ao qual Jesus foi peremptoriamente contrário, alienou grandes parcelas de nosso povo, e hoje enfrentamos uma das maiores crises políticas dos tempos democráticos no Brasil. Para Jesus Cristo, é clara a distinção e ele “rejeita o poder opressivo e despótico dos grandes sobre as nações (…) e suas pretensões de fazerem-se chamar benfeitores, mas nunca contesta diretamente as autoridades de seu tempo”, como está bem escrito na Doutrina Social da Igreja, n.379.

Mais sobre o canal Jubileu 16

O canal Jubileu 16 conta com mais de doze mil viasualiações, passou dos quinhentos inscritos e já obeteve mais de setescentas positivações. Depois desta segunda temporada o padre pensa em continuar com o trabalho cujo objetivo é levar a misericórdia à rede de conexões.
 
 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles