Ancoradouro

"Estado é laico", diz nota da prefeitura de Juazeiro ao abandonar iluminação do "Padim Ciço"

567 8

Quando o atual prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra [foto],  foi à colina do Horto de Padre Cícero no mês de outubro agradecer pela vitória nas eleições, as luzes estavam acesas e o cartão postal principal da cidade se mostrava em toda a sua beleza.

Prefeito foi agradecer vitória no Horto do Padim.

Prefeito foi agradecer vitória no Horto do Padim.

Três meses depois o cenário é outro. O fornecimento de energia foi cortado e a escuridão encobre a imagem do “padim”, prejudicando a rotina de milhares de romeiros que estão impossibilitados de visitar o espaço durante a noite .  A nota da Prefeitura Municipal  esclarece o motivo de abandonar a iluminação do Horto: “A justificativa do cancelamento se dá em virtude da condição de laicidade do Estado, prevista em lei”. 

Prefeitura de Juazeiro alega estado laico e traz em destaque imagem religiosa.

Prefeitura de Juazeiro alega estado laico e traz em destaque imagem religiosa.

Levando em consideração o argumento – inconsistente, diga-se de passagem –  a Prefeitura cai em contradição já que traz em destaque em seu site  uma imagem de padre Cícero, o que deveria ser considerado uma ofensa ao estado laico. Ao clicar no link todas as atrações turísticas  apresentadas na cidade são religiosas e ligadas ao “Padim”. 

Juazeiro do Norte recebe por ano 2,5 milhões de turistas. De acordo com a Prefeitura ao site Ceará Agora estima-se que cada turista deixe na cidade uma média R$ 150 Reais o que daria um montante de R$375 milhões de Reais ao ano.  Na cidade do Padim Ciço  entre os anos de  2000 e 2013 (último dado disponível) o PIB avançou 579,5% enquanto a economia brasileira cresceu 329%. Quando o assunto é dinheiro que entra não há reprimenda da Prefeitura às cifras alegando a laicidade do estado.

Na nota da Prefeitura sobre as trevas do Horto também afirma que “mesmo diante do problema, considerado gravíssimo pela atual gestão, o Prefeito Arnon Bezerra vem tentando solucionar a situação, e os setores da administração estão mobilizados nesse sentido“.

Os romeiros do “Padim” aguardam uma solução. 

 

Recomendado para você

8 Comentários

  • François disse:

    Acredito que todos tenham que pagar pelos seus gastos… A “igreja” tem que pagar suas contas e impostos tanto quanto as demais entidades… Afinal… O Horto é administrado pela ordem Salesiana… E não a prefeitura.

  • Pedro José Garcia disse:

    A que ponto pode chegar um Infiel traiçoeiro. A resposta recairá no lombo deste safado mal agradecido.

  • Cicera disse:

    Interessante, quando atende a uma necessidade, vai no horto, faz uma pose próxima a estátua do Padre Cícero e divulga-se…Agora vem falar em laicidade?

  • Felix disse:

    O prefeito e Visao. miope

  • Júnior Melo disse:

    CErtissimo o prefeito. Começa muito bem sua administração .Uma grande idolatria se faz presente neste monumentos e nada justifica a arredacação d o turismo religioso em detrimento da perda de salvação de milhos de almas , em que mitos trocam a IDOALATRIA a uma imagem de escultura pela imagem de um Deus incorruptível e invisivel aos olhos do homem .Querem arrecadar? Procurem outras fonte senão a exploração da ignorancia d b´bibliaca de muitos.

  • Dr. Cicero R B Calou disse:

    A princípio todo Romeiro é contra essa atitude do Prefeito Zé Arnon, pois o Padre Cícero é o fundador de Juazeiro e o Horto o principal ponto religioso da cidade. Quem mora em Juazeiro, quem visita o Juazeiro é por que quer conhecer o Juazeiro e o Padre Cícero. Assim o Horto deve ser sempre bem cuidado e a iluminação faz parte de uma estrutura preparada para o Romeiro. O prefeito deve ser criativo e possibilitar todas as condições possíveis para o Romeiro ficar bem em Juazeiro, agradável, boa hospedaria, bons eventos, ruas limpas, grandes estacionamentos para os veículos, ser o principal acolhedor dos Romeiros, pois eles são o maior bem e precioso agente da economia do Juazeiro, graças ao Padre Cícero. Cuide dos Romeiros senhor prefeito que o Padre Cícero pode cuidar de você. Lembre-se disso.

  • Allan Ferre disse:

    Interpretaram muito errado o significado de Laicidade. Estado Laico não é Estado Ateu. Se o Estado é Laico deve está aberto as várias religiões. Não reprimir uma em detrimento ou medo das outras não serem representadas. Que cada religião tenha seu espaço assegurado, assim tenham o que representar.

  • Aldenizia disse:

    Lamentável ter chegado a está situação,e mais ainda por se tratar do fundador da cidade o padre Cícero e se,o juazeiro e uma grande cidade hoje, se deve ao padre Cícero, que através dele, traz milhares de turistas pra cidade,que se fortaleceu na sua fé,pois a cidade não produzia nada,antes das romarias, e não vive de agro negócios tbm,td gira em torno da fé no padre Cícero. Se hoje tem um comércio forte,está todo voltado para os romeiros,pois sem eles não tem lucros nas lojas, e sem lucrar,a cidade não terá arrecadação,e então como ficará essa gestão, sem fazer nada pela cidade, só sucateando cada vez mais o nosso querido juazeiro do padim.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *