No final da década de oitenta era recorrente informações que davam conta de supostos pactos de artistas com o demônio. A apresentadora infantil Xuxa Meneghel figurava entre as mais comentadas. Um pai de santo convertido ao protestantismo divulgou em vídeo que mediou a aliança da rainha dos baixinhos com satanás. No vídeo, o pastor Chico diz que o nome da apresentadora é uma junção de exu com orixá, que sacha é fruto de inseminação artificial.
Em entrevista a um programa mexicano Xuxa classificou como “fanatismo” as declarações do pastor. “Eu creio em Deus, se isto é pecado, eu sou uma pecadora”. Sobre o significado de seu nome esclareceu que em japonês “Xu” significa arco-íris e “xa” bonito. Ela prefere esse significado a exu- xangô.
Em junho de 2011 Maria das Graças, a Xuxa, rompeu o silêncio sobre o assunto segundo o blog TV a ver. As declarações da apresentadora foram ao ar em rede nacional durante gravação para o especial dos 25 anos em comemoração à presença da loira na televisão.
Xuxa se emocionou ao falar de sua mãe que se encontra internada no hospital com o mal de Parkinson. A apresentadora ainda se disse privilegiada pelo que tem e que isso “só pode vir lá de cima”.