A palestra para adolescentes a partir de 13 anos era sobre a fragilidade da democracia, mas o assunto tratado pela filósofa Marilena Chauí foi a família. A pensadora contemporânea palestrou em uma das escolas mais caras de São Paulo, a Oswald de Andrade, no evento “política em pauta”. 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=191&v=d3_LegGz788

Na fala da filósofa uma tentativa constante por desqualificar a estrutura familiar como conhecemos hoje. “Isso que entendemos que é o pai, a mãe e os filhos e que tem que acrescentar avô, avó, tios, tias…Isso é uma invenção do capitalismo durante século XVIII e durante o século XIX. Então tem data esse tipo de família chamada Família Conjugal“, diz a conferencista.

Em outro trecho, a filósofa denomina quem acredita na família de “besta”. “Os caras fazem barulho defendendo a família como uma instituição natural, eterna, sabe são bestas”, classifica.

Marilena Chauí

A palestra foi trazida à tona pela Jovem Pan no programa Radioatividade.  “Será que os pais, que pagam vários salários mínimos por mês, imaginavam o que seus filhos estavam ouvindo?”, questiona a apresentadora. “Quem defende a família é uma besta? Num país em que os serviços públicos não funcionam  e que todo que já passou por um ‘perrengue’ na vida sabe que é a família que segura as pontas”.

” A gente já sabe como foi formada esta geração que quer fazer uma revolução sem causar nenhum conflito, sem que haja nenhuma outro contraponto, que quando sai quebrando a cidade e a polícia leva na delegacia chama a mamãe na porta, é isso que estamos preparando”, ironiza a apresentadora. 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles