Os católicos vivem em todo o mundo a semana mais importante de sua fé. É o período em que se medita a Via Sacra, o caminho percorrido por Jesus, de sua condenação até a Ressurreição, passando pela Paixão e Morte. O blog pesquisou no “Nomes do Brasil”, baseado no Censo 2010, quem são os personagens da Via Sacra mais populares, segundo esse levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Jesus possui 33 mil brasileiros com o seu nome. 

Pelo menos, onze milhões de brasileiras possuem o nome de “Maria”,  a mãe de Jesus, que na Via Sacra aparece na quarta estação, quando encontra com seu filho carregando a Cruz e nas décimas segunda e quarta, contemplando  o último suspiro de Cristo e sua descida da Cruz. O nome Jesus foi escolhido para nominar trinta e três mil brasileiros, até 2010.

Pôncio Pilatos era o governador da província romana da Judeia no período da condenação de Jesus. Conhecido pela cena célebre em que lava as mãos diante da condenação do filho de Deus. O levantamento IBGE constata que existem 91 brasileiros com alcunha Pôncio ou Pilatos.

O nome masculino mais popular é o de João, o discípulo amado, aquele que esteve junto à Maria aos pés da Cruz quando Jesus morrera. No Ceará são quase cento e cinquenta mil cearenses com esse nome, no Brasil o número salta para quase três milhões. Cirineu, o homem que ajudou Jesus a levar a cruz, na quinta estação, conta com mais de dois mil nomes em todo o Brasil. Já Arimateia, que aparece na décima terceira estação descendo o corpo morto de Jesus da Cruz possui, no Ceará, mais de quatrocentos homônimos.

Relação dos nomes mais populares. Gráfico: Ancoradouro.

Outros personagens que não aparecem na Via Sacra, mas estão nos instantes finais da vida de Cristo como a Última Ceia  e Horto das Oliveiras, também possuem no século XXI, nomes que os recordam. Judas, que traiu seu mestre por trinta moedas de prata, soma no Brasil pouco mais de oitocentos referências. Quem não mereceu dos brasileiros recordação foi o  ladrão Barrabás, não existe nenhuma menção ao nome acordo com o levantamento do IBGE.

https://www.youtube.com/watch?v=1PEsc8fWlRM

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles