Oito horas de oração, cinco mil jovens. Estes são apenas alguns dos números da última edição da Vigília Jovem realizada pelo Projeto Juventude para Jesus da Comunidade Católica Shalom. O encontro de fé foi realizado na Catedral Metropolitana de Fortaleza, um dos cartões postais da cidade. A programação constou de pregações, momentos de fraternidade, adoração ao Santíssimo Sacramento, santa Missa e encerrou com as Laudes, uma oração milenar da Igreja composta por hinos, salmos e súplicas.
“Nós percebemos que a Vigília atrai muito aos jovens. Não só aqui no Brasil, pois realizamos esse encontro em países da Europa, Ásia e América Latina. Bem certo que em Fortaleza a Vigília Jovem tomou proporções que nao imaginávamos. Esta foi ainda mais especial por ter sido realizado na Catedral, nossa Igreja Mãe”, destaca Vitor Aragão, assessor para a Juventude, da Comunidade Shalom. Vitor ainda destaca esse tempo de preparação para o Sínodo da Juventude. “Estamos dentro desse caminho sinodal e ainda de preparação para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá”.
O tema da pregação desta edição do encontro foi “Eu sou a ressurreição e vida”. “Nós acreditamos que a participação na vigília gera uma repercussão muito significativa na vida do jovem. Notamos que eles chegam ao encontro de diversas formas com suas dores e alegrias, e lá tem a oportunidade de receberem um conselho, se confessarem, ouvirem o anúncio da Palavra de Deus e se unir a toda a Igreja na Celebração Eucarística. Então a vigília tem uma força de Ressurreição na vida dos jovens“.
No Shalom, os jovens assumem o protagonismo da evangelização. “E isso tem dado muito certo, pois o jovem recebe o anúncio de alguém que não lhe é distante. Essa dinâmica é muito sábia e lembro que o Papa Francisco nos recordou na Jornada Mundial da Juventude que um jovem evangeliza outro jovem, por excelência. Claro, que é preciso o diálogo e o intercâmbio de gerações onde os jovens recebem a experiência dos mais antigos e os adultos, por sua vez, são renovados em sua parresia e esperança”.
A missa foi presidida pelo Padre Antonio Furtado. O sacerdote enfatiza a necessidade que o jovem tem de Deus. “O jovem tem sede de infinito, de coisas que não passam, por isso buscam com intensidade, e quando encontram se alegram como vemos nesta vigília”. “O mundo de hoje não favorece para que os jovens tenham seu encontro com Deus, por isso eles continuam buscando. Temos a responsabilidade de facilidade esse encontro, para que deste modo os jovens encontrem sua missão na Igreja e na humanidade”, complementa.
Mais sobre o Projeto Juventude para Jesus
O Projeto Juventude para Jesus é uma organização pastoral da Comunidade Shalom orientada pela Assessoria Jovem. Sua missão é evangelizar os jovens com ousadia e criatividade, à luz do Carisma Shalom, através da realização de eventos formativos e querigmáticos, grupos de oração e lazeres. Os jovens assumem, assim, o protagonismo da Nova Evangelização, tendo como modelo e intercessora Santa Teresinha do Menino Jesus.
O Projeto foi lançado oficialmente em Fortaleza, em 17 de maio de 1989, sete anos depois do marco de fundação da Comunidade Católica Shalom: a inauguração de uma lanchonete cuja missão era evangelizar os jovens que estavam distantes de Deus, na Arquidiocese da capital cearense.
Muito Interessante seu site.Gostei muito e vou acompanhar toda semana as novidades.