A notícia que circulou sobre o suposto interesse dos padres da Diocese do Crato de deporem seu bispo, Dom Gilberto Pastana, foi classificada como falsa em nota de repúdio emitida pela instituição em nome dos padres daquela Igreja particular.

Diocese do Crato.
“Nós, Clero da Diocese de Crato, manifestamos repúdio diante das matérias veiculadas pelo Jornal do Cariri e o site Ceará News, na manhã desta terça- feira, dia 29 de maio, que tentam, claramente, denegrir a imagem dessa Igreja particular na pessoa do seu pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana”, diz o início da circular.
Confira a íntegra da nota de repúdio
Nós, Clero da Diocese de Crato, manifestamos repúdio diante das matérias veiculadas pelo Jornal do Cariri e o site Ceará News, na manhã desta terça- feira, dia 29 de maio, que tentam, claramente, denegrir a imagem dessa Igreja particular na pessoa do seu pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana.
Não é de hoje que esses veículos, usando a comunicação de forma irresponsável, querem suscitar desconfiança e abrir vias de desunião entre nós e os diocesanos. É notório que todo o conteúdo dos textos publicados é composto por informações mentirosas, o que os enquadram no contexto das Fake News, ou seja, notícias falsas, pois a linguagem é vaga e o teor da argumentação dá margem à inverdade.
Como nos alerta o Papa Francisco, em mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018, as Fake News são “infundadas, baseadas em dados inexistentes ou distorcidos, tendentes a enganar e até manipular o destinatário. A sua divulgação pode visar objetivos prefixados, influenciar opções políticas e favorecer lucros econômicos”.
A verdade do Evangelho é a nossa força inspiradora. Unidos ao nosso Bispo, nós, Clero da Diocese de Crato, reafirmamos o compromisso de prezar pela comunicação que gera a comunhão e a edificação das pessoas, sobretudo, daquelas que nos são confiadas. Tudo o que foge a essa premissa não pode ser digno de nossa atenção, devendo ser punido e repudiado. Nenhum desses ataques, portanto, ficarão sem respostas.
Mantemos o apoio ao nosso Bispo na certeza de que ele guia a nossa Igreja, fazendo vir a nós o reino de Deus.
Engraçado. Existe um decreto assinado pelo Papa Pio XXII que diz que, todo e qualquer católica com ligação com partido/entidade Comunista deve ser imediatamente Excomungado da Igreja. Houve uma missa da vergonha na prisão de Lula (declaradamente comunista) e depois uma.romaria ao santuário de Aparecida e nada aconteceu aos padres envolvidos.