Gestão, governança e sustentabilidade estão na pauta do Congresso Norte e Nordeste dos Hospitais e Entidades Filantrópicas, que será realizado nos próximos dias 06 e 07 de dezembro, em Fortaleza-CE.

 Responsável por 50% dos atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará, a rede hospitalar beneficente passa por uma crise financeira sem precedentes em todo o Brasil. Além de fechar leitos, as Santas Casas de Misericórdia também estão fechando as portas.

Com o objetivo de discutir a temática da saúde a partir da gestão, governança e sustentabilidade, representantes de Hospitais e Entidade Filantrópicas do Norte e Nordeste se reúnem em Fortaleza, nos próximos dias 06 e 07 de dezembro, durante o Congresso do setor. “O momento agora é de unir forças, conhecimento e fomentar novas ideias e parcerias para o setor filantrópico nacional”, explica Marcos Granemann, presidente da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (FEMICE).

Além de pensar soluções para melhorar o serviço de saúde prestado à população, o Congresso também visa prospectar empresas de abastecimento hospitalares para se instalar no Norte e no Nordeste e encontrar novas alternativas para captação de recursos. “As entidades filantrópicas dependem de financiamento do governo para funcionar em, onde 60% dos gastos deveriam ser reembolsados pelo SUS, mas essa conta não fecha”, ressalta o presidente da FEMICE.

Terceiro setor em números

Somente o Ceará conta com 47 hospitais filantrópicos, que atendem mais de 50% dos usuários do SUS de média e alta complexidade. No Norte e Nordeste, a rede filantrópica representa aproximadamente 300 instituições filantrópicas em saúde, com cobertura para mais de 75 milhões de habitantes.

As Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos respondem por 69,35% dos tratamentos de rádio e quimioterapia e por 58,14% dos transplantes realizados, com leitos distribuídos e 6,3 mil estabelecimentos em todo o Brasil.

Informações

Congresso Norte e Nordeste dos Hospitais e Entidades Filantrópicas | Saúde: Gestão, Governança e Sustentabilidade.

Data: 06 e 07 de dezembro (quinta e sexta-feira)

Horário: 7h30 às 28h50

Local: Unichristus Campus Ecológico – Rua João Adolfo Gurgel, 133. Cocó, Fortaleza-CE.

Inscrições: https://www.femice.org.br/inscricoes-congresso-2018

Imprensa: Karol Martins (85) 98848.8321 | 01938JP-CE | Tangerina Design

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles