Ancoradouro

Lojas Renner retira de circulação camiseta considerada ofensiva aos católicos

36745 70

Em atenção aos clientes, a Lojas Renner retira de circulação camiseta com a estampa da “Santa Morte”. Tratava-se de uma imagem similar à de Nossa Senhora de Guadalupe, sendo que o rosto trocado pelo de uma caveira.

Estampa ofendeu aos católicos. Renner retirou do ar.

A repercussão negativa entre os católicos se espalhou rapidamente acompanhado de pedidos de boicote. “Até que haja uma retratação da empresa para com os Católicos, o meu dinheiro de Católico não comprará mais nada nessa empresa. Não vamos mais permitir bagunças, ofensas, vilipêndios, ‘brincadeiras ou brincadeirinhas’ com a nossa fé. Chega!”, dizia uma das mensagens que viralizou através do Whatsapp.

O Blog entrou em contato com a gigante do varejo que prontamente esclareceu a situação. “A empresa esclarece que o tema desta camiseta foi inspirado no México, na sua história, arte e cultura; e que a estampa faz referências à Santa Muerte, um ícone cultural do povo mexicano. Compreendendo que alguns clientes se sentiram desrespeitados, a Renner já iniciou o processo de retirada dos produtos das suas lojas“.

Esta  devoção sincrética oriunda do  México é rechaçada pela Igreja Católica. “Adorar a morte é idolatria, muitas pessoas o fazem por ignorância”, disse certa vez Pe. José de Jesús Aguilar, responsável pelo setor de Rádio e Televisão da Arquidiocese do México.

Recomendado para você

70 Comentários

  • Rangel disse:

    Se eu ver na loja da minha cidade eu deixo de comprar. Não entro mais na loja. Nunca mais.

  • Maria Sueli disse:

    Muito ofensiva.

  • Eterna disse:

    Eu como católica senti o mesmo q todos.
    Uma ofensa como essa nos faz refletir como a fé e a cresça estão sendo vulgarizada por anticristo infiltrados no seio da Igreja.
    Eu como cliente não aceito esse desrespeito.
    As imagens refletem a lembrança das Santidades como elas foram e não isso q estão estampados e à venda.

  • Vera disse:

    Realmente foi de mal gosto.

  • Carlos disse:

    Religiosos sempre hipócritas. Católicos adoram diversos santos, sendo que na própria bíblia é condenado essa adoração. Kkkkk

    • Jerry Anderson disse:

      Cara. Primeiro que católicos não adoram santo nenhum. Adoramos unicamente o único Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Segundo: Tenho grandes amigos protestantes que condenam este tipo de atitude, mas se você é protestante deveria não se meter nesta questão. Eles ofenderam nossa fé e não a sua. Se a Mãe de Jesus não é nada para você problema seu!

  • Bruno ronye Passos da silva disse:

    É uma péna, pois é uma bela estampa!
    Se eu tivesse visto antes, a teria comprado.

  • Márcia Ribeiro Amorim disse:

    Não só pelos católicos, mas por aqueles que respeitam a religião e a fé das outras pessoas.

  • Elizabeth Brum Teixeira disse:

    Muito obrigada lojas Renner
    Errar é humano….perdoar é Divino!

  • Ana Celis Perna Costa disse:

    Isso não tem nada haver,é so uma estapa como qualquer outra,e ninguem pode adorar estampas e sim a Deus sempre Deus,é a minha opinião

  • Elaine Mendes disse:

    Muito Antes disto já deixei de ser Cliente dessa Loja

  • Sandra Dudas disse:

    Que decepção LOJAS RENNER! QUANTA FALTA DE RESPEITO!!!!
    O México é o México!!!!
    Quando de faz um lançamento, deve se ter o cuidado, de observar que não será ofensivo a quaisquer segmento, não apenas colocar nas lojas e pronto!!!!

  • Andréa disse:

    Me sinto desrespeitada como cliente da Renner e a loja vender um produto desse, que absurdo!

  • Gislene Menezes Santos disse:

    Que bom que a loja retirou este produto do mercado. Tudo tem limites. Devemos respeitar o que é Santo, independente de qualquer que seja a religião. Sou devota a Nossa Senhora e fiquei muito triste de ver essa imagem. Gosto de caveiras, inclusive tenho uma camiseta que comprei nessa loja, mas…o que é Santo é sagrado!

  • Wagna disse:

    Feio né! Brincando com os sentimentos das pessoas. Bom saber respeitar para também ser respeitado! Sou cliente da Renner não vou deixar de comprar na loja. Gosto dos produtos que ela oferece. Mais fiquei triste de ver está notícia. Devemos plantar amor, respeito só assim seremos felizes. ❤

  • Solange disse:

    Apostasia, falta de respeito. Quanto criou essa caricatura dos ícones Santos não sabe o que é amor, respeito a nada. Boicote.

  • Ana Maria Anzanello Lima Verde disse:

    Fico feliz que a Renner se sensibilizou com os nossos pedidos. Nossa Senhora de Guadalupe é nossa mãe tb, logo queremos respeito. Parabéns!

  • Farize abudheiba disse:

    Adorar a morte é uma IDOLATRIA assim como adorar qualquer SANTO tambem é uma IDOLATRIA. Na bíblia diz: Devemos adorar a um só Deus.

  • Neusa disse:

    Cancelarei meu cartão. Me senti ofendida. E não comprarei mais nesta loja. Lamentável

  • Joselino disse:

    Que coisa besta, é só uma camiseta e nao vi desrespeito a religião. O que tem dentro de nossos corpos? Gelatina? Só tá mostrando o que tem dentro do corpo do humano e que no caso essa santa era.
    Além do que, tirar uma camiseta de circulação tão legal como essa por achar errado já tá forçando a barra.

  • Ana Rita Braz Anselmo de Souza disse:

    Falta de respeito

  • Maria Lúcia disse:

    Pensem antes de fazer.
    Isso é uma injúria, depois de feito , machucado as pessoas, adianta pedir desculpas ?

  • Antonio disse:

    Eu acho uma sandice esta histeria atual. Tudo ofende. O homem criou uma infinidade de ícones e perde-se muito tempo com coisas que não tem um mportancia

  • Sônia Maria de Moraes Nascimento disse:

    Como pode uma loja como esta permitir uma propaganda ofensiva a uma religião? penso que é falta de Deus no coração e na vida. Devemos respeitar qualquer religião, e sendo um agente público não deve permitir que isso aconteça. Que Deus e Nossa Senhora não permitam que as Suas luzes se apaguem do mundo por causa desse tipo de ser humano. Que a misericórdia Divina se compadeça de nós!!!!

  • Rosa Cristina do Carmo Vieira Belarmino disse:

    É uma falta de respeito tem várias opções para fazer use uma criatividade com amor
    Esse estilista para mim não tem noção o que é respeito.

  • Roseli disse:

    Sou cliente da Renner ….gosto muito desta loja….mas realmente estamos despertados para reagir….se não gostamos …ponto….não vivemos numa democracia ??? Não é isso que todos querem???? Respeito????
    Nossa senhora mesmo fazendo alusão ao México …..é uma falta de respeito ser estampada desta forma , porque ela n representa a morte, e sim o amor, o carinho a paz e a vida!

  • Roseli disse:

    Nossa Senhora…. representa o amor a paz a bondade e não a morte….mesmo fazendo alusão ao México….protestamos!!!!

  • Apoio à campanha dessa camiseta, show de bola

  • Marcelo Xavier Dantas disse:

    Era o mínimo que a empresa poderia fazer e ainda penso que deve se retratar em pedido público de desculpas ao misturar o profano com o sagrado. Como também, ELIMINAR esse produto (camisa) de seus estiques e expositores nas lojas.

    Quer fazer bom markting? propague temas que levem as pessoas a cultura de paz, de morte já estamos fartos.

    Grato!!!

  • Luiz Andrade disse:

    Pura hipocrisia católica eles veneram uma cruz que simboliza a morte, tantas coisas que deveriam boicotar… Não deveríamos nos importar com coisas tão pequenas.

  • WALQUIRIA BARRETO PAMPLONA disse:

    ainda bem q a Renner teve a ombridade e se retratou retirando essa ofensa aos catolicos como eu… vcs estao de parabéns ,sou cliente assídua da renner compro muito e ficaria muito desrespeitada com essa camiseta .

  • Fátima disse:

    Eu também achei uma falta de respeito muito grande, com o que é Sagrado e Santo. Os verdadeiros cristãos, percebem logo. Como ainda tem tanta gente longe da Sabedoria de Deus, que só conseguem enxergar o que tem dentro de si mesmo. Eu tenho várias camisetas com estampa de Nossa Senhora e de outros Santos, que fazem parte do meu vestuário do dia a dia, mais eu não usaria nem essa, e nem outras com imagens de caveira nem que elas viessem banhadas a ouro, primeiro é uma imagem super negativa e depois o verdadeiro cristão sabe distinguir o que vem de Deus e o que vem do inimigo. A escolha é sua. Buscai primeiro as coisas do Alto, antes que seja tarde demais.

  • Sandra disse:

    Que bola fora em Renner…
    Cuidado com a cegueira ….respeito por tudo e todos,por favor….

  • Tá tudmuitoochato com este politicamente correto, vamos respeitar sim, mas usa quem quer, pq vamos todos morrer um dia e a igreja tem que juntar o rebanho e não se meter com o uso ou não de alguma coisa, cada um cuida da sua vida e dos seus, chega até pq isso e uma democracia.

  • Margarida Maria Roriz Ferreira disse:

    Graças a Deus , tire de circulação está ofensa!

  • Maria Eliani Nahid Soares disse:

    Graças a Deus retiraram esse sacrilégio da loja que eu mais compro e dou seus produtos de presente.
    A minha santa mãe, a mãe do meu senhor jamais pode ser ultrajada, ridicularizada, escarnecida, insultada bem como a mãe de ninguém deve ser tratada assim. Muito menos a mãe de Deus, do Salvador da humanidade!
    Se foi uma brincadeira, foi de muito mau gosto! Pegou muito mal para essa loja que até então era legante!

  • Joé Ferreira disse:

    A empresa cometeu um ato insano e grotesco de afronta à fé católica e agora apresenta uma desculpa esfarrapada, subjugando a inteligência de um povo, ao invés de assumir o erro e se redimir dele. Por que as Lojas Renner haveria de lançar no Brasil uma camiseta inspirada na cultura mexicana e homenageando a morte se comercializa para os vivos? Por mais que queiramos não dá para aceitar, até mesmo porque essa idolatria mexicana, rechaçada pela Igreja Católica, é uma afronta à devoção a Nossa Senhora de Guadalupe.
    Continuam devendo uma retratação Lojas Renner. O povo católico está à espera. Não queiram deixar que o tempo se encarregue disto da nossa memória. Com fé não se brinca.

  • Francisco ribeiro barbosa disse:

    É preciso o povo Católico rezar, se confessar, assistir a Santa Missa, da esmolas, perdoar..tudi enfim que nos identifica como verdadeiros seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria…para isto precisamos estudar maus, valorizar nossos Grandes Pregadores, estudar documentos, ter Fe de verdade e defender nossos Sacramentos, Santos, o Papa.. senão estamos sendo que tipo de católicos.. só aos domingos.. o inimigo está às portas..visiveis e invisíveis!!!

  • Maria Marcelina Ciconello Giovanetti disse:

    Obrigada, “Lojas Renner”!
    Confesso que muito me entristeceu essa postura do trabalho de vocês!
    Quero acreditar que foi impensado essa ação inoportuna!
    Revejam suas posturas! Nós, católicos merecemos respeito, como vocês também…
    É mister que haja uma retratação!

  • Eliane disse:

    Acho tambem um desrespeito muito grande com agente católicos devotos.
    Não gostei me chocou quando vi a camiseta.

  • Maria Alice disse:

    Fico mto triste com essa ofensa ao Imaculado Coração de Maria nós católicos veneramos à Santíssima Virgem Maria, e não apoiamos esse despautério com Ela..somos católicos apostólicos romanos…chega de tantas ofensas..a cada uma que surgir, reagimos com boicotes …à quem tiver a infelicidade de denegrir Nossa Senhora e Seu Filho Jesus.

  • Judite Cardos de Medeiros Guerra disse:

    Obrigada Renner!
    Como Católica e cliente Renner, agradeço não apenas a retirada da peça das lojas, como também a Nota divulgada!
    Tenho Orgulho em ser Católica e Cliente Renner.

  • Ruth Flores disse:

    Lojas Renner, loja profana
    Meu dinheiro não vai mais para estes impuros

  • Erilma Pereira Galvão disse:

    Muito mau gosto, afronta a nós católicos, a Nossa Senhora….com o mundo desse jeito que está não precisava passar por mais uma afronta dessas..lamentável Renner.

  • Lindalva disse:

    Deixo aqui o meu repúdio quanto a criação da estampa na camiseta com imagem de Nossa Senhora de forma ofensiva , pois a mesma representa o amor na mais pura suavidade .

  • Elisabete Aparecida millan disse:

    Nossa nem acredito q uma.empresa tão conceituada tenha usado uma.imagem sacra como marketing de logística.. lamentável….jamais usarei novamente produto desta empresa..E desrrecomendo..bando de lacradas.. idiotas..

  • Fernanda de Aragão disse:

    Enviei uma mensagem protestando pela falta de respeito,de educação e literalmente de creatividade!Com alívio soube que essa “infeliz propaganda”tinha sido retirada das lojas.A Renner Voltou então a vender coisas lindas que elevam a nossa autoestima nos fazem circular pelas ruas,charmosos,felizes.

  • José Alberto disse:

    para nós catolicos, maria é nossa Mãe. Tenho certeza que se fosse a foto da caveira da genitora de um desses comentaristas que acham que é uma besteira nossa, nao estariam achando a mesma coisa. Entrariam com um processo contra a loja. Mais respeito a Fé das pessoas. Posso ser criativo sem denegrir ninguem

  • Ana disse:

    Carlos,
    Sua frase “Religiosos sempre hipócritas” é clara manifestação de preconceito e ignorancia religiosa da sua parte.
    Sabe por que?
    Porque os católicos não “adoramos” os santos. Só adoramos a Deus.
    Aos santos, o catolicismo reserva devoção, não adoração.

  • Ana disse:

    Luiz Andrade,
    Ignorância religiosa a sua.
    Nós, católicos, veneramos a cruz não porque ela é símbolo de morte, e sim de vida, já que, através da morte de Cristo na cruz, fomos redimidos.

  • Vânia Villela Bezerra disse:

    Nós somos católicos brasileiros, não mexicanos. Nossa Senhora de Guadalupe é respeitada por nós. Quando estive no México, só vi devoção a ela. Não percebi esse desmerecimento. Ainda bem que essa loja tirou esta blasfêmia de circulação.

  • Mari Sueli de Melo disse:

    Pois é o brasileiro sempre foi macaca de auditório, mas os tempos estão mudando, não temos nada que propagar cultura de mau gosto de quem quer que seja, nosso Brasil é riquíssimo de cultura, vale apena explorar temas que contribuam para educar sem atingir o particular de cada um, como nesse caso.

  • pedro cesar disse:

    tarde o estrago já foi feito quebrei meu cartão nunca mais entro nesta loja.

  • Divina disse:

    Lojas Renner errou e reconheceu o errado, coisa de gigante que Nossa Senhora cubra com o manto sagrado a todos não só nós católicos, porque seu filho morreu pelos pecados de TODOS, sem distinção de credos. Deus abençoe!

  • Erci disse:

    Absurdo! Pra que desrespeitar dessa maneira.

  • Juliana disse:

    Acho que lutamos tanto para ter o respeito entre as pessoas, contra racismos e tantas coisas, que acho pessimo ver uma camiseta assim sendo comercializada, principalmente em uma loja assim! Nem que fosse algo do mexico bom senso e respeito cabe em qualquer lugar! Cairam muito em meu conceito por isso!

  • Barbara disse:

    Além do desrespeito e da ofensa aos milhares de clientes catolicos, é no minimo uma irresponsabilidade social divulgar um culto à morte quando as taxas de suicídio só crescem, sobretudo, entre crianças e jovens.

  • Wilson Godoy disse:

    Parabéns aos diretores das Lojas Renner, pois com a NOSSA FÉ, NOSSOS VALORES, não se pode brincar. Religião é COISA SÉRIA.

  • Maggie disse:

    Que falta de respeito com a Igreja Católica e os católicos.
    Muito decepcionada com as lojas Renner.

  • Angela disse:

    Isso é um absurdo, será que a população não está vendo como o mundo anda, substituindo uma imagem de N Senhora para colocar uma caveira. Muito triste

  • ROSILENE FERREIRA disse:

    Boa noite, e as acamisas com estampa de caveira de morte, da catrina, tbm deveria ser revista pelas grandes empresas de roupas e que tambem pode estar ofendendo a muitas pessoas com simbolo de morte e principalmente a venda a adolescentes e jovens.Pois a vida deveria ser estampada mais e alegria e minha opinioao e eu por exemplo meu filho de 15 anos nunca usara uma camisa dessa.

  • Esse é o retrato do mundo de hoje, é desrespeito total porem, ninguém entrará no Reino de Deus antes de beijar os pés de Maria minha Mãe e sua Mãe viu seu estilista.

  • tete.viana@hotmail.com disse:

    Obrigada por respeitar a mãe do nosso Salvador

  • Antonia Braga disse:

    Acho que a humanidade perde muito tempo com porcarias até investem altas somas em dinheiro para perseguir seus semelhantes. Gente parem vamos construir coisas boas deixem as pessoas fazerem suas escolhas religiosas vamos cuidar do planeta ao invés de poluilo com lixo ofendendo os CATÓLICOS, serve de que está infame satisfação???

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 17 =