Projeto arrojado em prol da caridade, o Navio Papa-Francisco, construído pela Indústria Naval do Ceará, embarcou nesta sexta-feira, dia 7, para o seu destino, a população ribeirinha da Amazônia.

Foto: Frei Lorrane.

Na celebração de bênção da embarcação e envio esteve presente o arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio , frades dos diversos ramos da Ordem Franciscana, outros religiosos e profissionais que trabalharam na sua construção.

Foto: Frei Lorrane.

Confira a história desta embarcação, um pedido do Papa Francisco

Por  Frei César Lindemberg Serafim, OFM, especial para o Ancoradouro 

No ano de 2013, de modo mais preciso no período da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, o Papa Francisco visitou um hospital que está sob os cuidados da Fraternidade Religiosa São Francisco de Assis na Providência de Deus. Nessa visita, o Papa Francisco em uma conversa com o Frei Francisco Belotti, superior geral, questionou-lhe se a Fraternidade tinha presença na Amazônia, e os encorajou a realizar algum projeto naquela Região. A partir disso, os frades sentiram-se motivados a atender essa solicitação, e no dia 5 de novembro de 2018, apresentaram no Vaticano, ao Sumo Pontífice, a maquete daquilo que seria um “barco-hospital”.

Barco-Hospital Papa Francisco percorrerá a Amazônia. Foto: divulgação.

Esse projeto é uma iniciativa conjunta entre a Diocese de Óbidos,no Pará, com apoio da Fraternidade anteriormente citada, e o Ministério do Trabalho. A finalidade desse projeto consiste em levar saúde às comunidades ribeirinhas na região amazônica e atuar na prevenção do câncer, através da realização de exames, triagem e diagnósticos. Para isso, o barco-hospital tem uma estrutura que conta com ambulatórios, laboratórios, bloco cirúrgico, alojamento para os profissionais da área de saúde, que em sua maioria, serão voluntários dos hospitais-escola, administrados pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, bem como a assistência de Congregações Religiosas Franciscanas femininas por exemplo, a presença constante de uma freira que é médica.


Na   tarde do dia 20 de março de 2019, contando com a presença de religiosos da Ordem dos Frades Menores, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, engenheiros e membros governamentais, aquilo que anteriormente era apenas um projeto, preso a folhas de papel, toma cumprimento. Na Indústria Naval do Ceará – INACE, o Barco-Hospital Papa Francisco recebeu a benção de Deus pelas mãos do Frei Francisco Belotti que salientou a sua alegria pelo sonho realizado.

Frades participam de bênção do Barco-Hospital Papa Francisco.

Uma nova etapa se inicia, agora o barco está sendo submetido a um período de testes e se realizando reparos finais. Posterior a isso, o barco irá para Belém, onde receberá uma imagem da Virgem de Nazaré e seguirá para Óbidos – PA, onde após uma celebração, partirá para sua primeira missão. Rezemos para que este projeto “ousado” possa em sua ação e finalidade atender aqueles que tanto necessitam de assistência médica em realidades tão desafiadoras, assim como nos lembrava Frei Francisco ao afirmar que “o povo da Amazônia tem dificuldades em ver médicos e sacerdotes, e neste barco-hospital eles verão isso”.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles