Em 2020, a Semana Santa será vivenciada de uma forma atípica devido às medidas para conter a propagação do novo coronavírus. A orientação é para que  os  fiéis rezem em casa e acompanhem pelos meios de comunicação as celebrações da semana mais importante da Fé Católica.

Para ajudar neste período, Padre Rafhael Maciel, membro do clero de Fortaleza e em missão de estudos em Roma lançou o Manual Domingo, Dia do Senhor e Semana Santa – Oração em família em tempo de epidemia.  “Mesmo estando distante geograficamente da minha querida e amada Igreja Arquidiocesana de Fortaleza, ofereço ao nosso Arcebispo um esquema (simples) para uma experiência de oração em família, como que uma pequena Celebração da Palavra de Deus e, em seguida, algumas indicações para a Semana Santa”, explica o sacerdote.

Padre Rafhael Maciel. Arquivo pessoal.

“Este pequeno manual com modelos e explicações das celebrações da Palavra de Deus e da Semana Santa deseja, então, ser mais um instrumento de apoio e sustento na oração para que possamos viver e participar de modo digno e harmonioso das solenidades que nos farão recordar o mistério central de nossa fé: o Mistério Pascal de Cristo”, pontua o padre que é Missionário da Misericórdia.

O Manual explica o significado de cada dia da Semana Santa, fornece roteiros celebrativos para se fazerem em casa  e orientação para as celebrações nas paróquia que em sua grande parte serão realizadas a portas fechadas como determina a orientação de Bispos Locais, como em Fortaleza, reforçou  Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. O livro ainda conta com os decretos e cartas emanados pela Santa Sé, Conferência dos Bispos do Brasil e Arquidiocese de Fortaleza.

Baixe o MANUAL PARA O DIA DO SENHOR E A SEMANA SANTA 2020

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles