“Nosso caminhar será diferente: mais recolhido, em isolamento social, mas não menos verdadeiro e profundo, pois somos chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: – o caminhar da vida no Amor de Deus!”. As palavras são do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio, sobre como será a Caminhada com Maria, neste ano. O evento celebra a padroeira de Fortaleza Nossa Senhora da Assunção, no dia 15 de agosto.

Caminhada com Maria.

Tradicionalmente os fiéis percorrem um trecho de 12 quilômetros, do Santuário da padroeira no bairro Nova Assunção até a Catedral. Neste ano, por força da pandemia, tudo será diferente. “Usando os meios de comunicação, realizaremos uma live  coletiva, a partir de cada casa, de cada comunidade, a comunhão de toda a Família de Deus presente na cidade e em toda a arquidiocese e aberta ao mundo em seu testemunho de fé. Assim rezaremos o rosário em coligação pelas mídias sociais. Seremos orientados como realizar esta grande comunhão, não pela presença física na caminhada, mas pelo caminho comum da fé”, explica Dom José.

“Vivemos um tempo difícil de pandemia. O mundo inteiro está tomado por este mal que se alastra e leva ao sofrimento e à morte milhares de pessoas em toda a face da Terra. Será tempo de desesperança?! Será tempo para o medo que congela e paralisa? A resposta de Deus foi e é: Não! O Amor tudo venceu, tudo vence e vencerá’, escreve o arcebispo em alusão ao tema deste ano, Maria caminha conosco no cuidado da vida.

Ainda não foram repassados os detalhes de como será live e como os fiéis poderão participar efetivamente desta Caminhada virtual, a 18ª de um evento que arrebanhava uma multidão de devotos de Nossa Senhora.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles