Pela primeira vez a Comunidade Católica Shalom realizará um evento formativo para toda a Comunidade e Obra Shalom de forma Online. O Congresso Shalom Online, marcado para os dias 5 e 6 de setembro, é voltado para membros da comunidade e dos grupos de oração Shalom, mas também aberto a outras instituições e comunidades católicas. Estão confirmados  entre os pregadores, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e o Bispo da Diocese de  Constantino e Hipona, Dom Nicolas Lhernould. Também pregam no Congresso, Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, desde 2007, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, desde 2011 e Maria Emmir Nogueira, Cofundadora da Comunidade Shalom, escritora e palestrante internacional.

Congresso será todo online.

Nomeado arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza em 1999 pelo, então, Papa João Paulo II, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques está na Arquidiocese de Fortaleza há 21 anos.  “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro, mas quando Deus nos amou primeiro? Existe receita para a santidade?” Essas são algumas das questões que Dom José abordará em sua formação. O Arcebispo  já participou de outros eventos organizados pela Comunidade Católica Shalom em Fortaleza, como Festival Halleluya e Renascer. E neste ano, Dom José Antonio desbrava, junto com a Comunidade, a via virtual como instrumento de evangelização e formação dos filhos de Deus.

Sagrado  Bispo em dezembro de 2019, Dom Nicolas Lhernould,  nasceu no dia 23 de março de 1975 em Courbevoie (Altos do Sena). Estudou em Santa Cruz em Neuilly, onde foi membro do coral de pequenos cantores. Foi nesse período que ele descobriu a beleza da música sacra e do canto gregoriano. Mais tarde, graduou-se em Sociologia e Econometria em Paris-Nanterre. O Bispo de origem francesa  esteve no Brasil , ano passado,  participando do Retiro Shalom para Sacerdotes, pouco antes de receber a notícia de sua sagração.

Como conteúdo, o Congresso Shalom Online  traz palestras e workshops com temas voltados a evangelização, pastoreio, artes, comunicação, formação, entre outros. Todo online e adaptado para esta realidade, o evento tem como tema “Quanto mais santos, mais fecundos”, baseado na exortação apostólica do Papa Francisco “Gaudete Exultate”, nº 33.  “Em tempos tão desafiantes, de grandes sofrimentos da humanidade. Precisamos ser alimentados de uma formação solida. o que a humanidade mais precisa hoje é da nossa oferta, nossa santidade, nossa vida unida a Cristo, porque é Ele a resposta que o mundo precisa. Deus nos quer santos e fecundos nesse tempo, porque ele nos enviou para esse tempo”.

Confira lista de workshops

1 – Pastoreio de Grupo de Oração Shalom, uma missão apaixonante

Disponível em Português, Inglês e Espanhol

2 – Arte e evangelização

Disponível em Português

3 – Novas propostas de evangelização em comunicação no pós pandemia

Disponível em Português, Inglês e Espanhol

4 – Amigo dos Pobres: Uma resposta em tempos de pandemia

Disponível em Português e Espanhol

5 – Protagonismo do Jovem na sociedade

Disponível em Português, Inglês e Espanhol

6 – Anúncio e testemunho de vida

Disponível em Português e Inglês

7 – Pais santos geram filhos santos

Disponível em Português

8 – Desafios existências na perspectiva da santidade

Disponível em Português

9 – Maturidade afetiva, santidade e fecundidade

Disponível em Português

10 – Luta, vigilância e discernimento

Disponível em Português

11 – Confiança no Pai: O caminho para a santidade

Disponível em Português, Inglês e Espanhol

Congresso Shalom Online
Data: 05 e 06 de setembro

Inscrições: https://congressoshalom.com/#/inscricao/congresso-shalom

Tema: “Quanto mais santos, mais fecundos”

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles