Ancoradouro

Padre João Chagas, membro da Comunidade Shalom, recebe nomeação pontifícia

Na manhã deste sábado, dia 30, Padre João Wilkes Rebouças Chagas Júnior, membro da Comunidade Católica Shalom, foi nomeado pelo Papa Francisco  Chefe de Departamento do Dicastério para os Leigos, a Família e Vida, local onde trabalha desde 2011 na  Seção Jovem, setor responsável pela  pastoral juvenil da Igreja e pela organização das Jornadas Mundiais da Juventude.

Padre João Chagas com o Santo Padre.

Segundo uma fonte ouvida pelo Ancoradouro, o Setor Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida passou novamente ao status de “capo ufficio” (chefe de departamento) como era até o início dos anos 2000, sinalização de uma maior valorização do trabalho com a juventude. A função em si pode implicar algumas outras atribuições dentro do mesmo Dicastério, o que caberá aos superiores decidirem.

“Eu acredito que essa nomeação ponha em valor, sobretudo, a importância do trabalho com os jovens que o documento final do Sínodo de 2018, sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, considera uma prioridade pastoral epocal.  Sim, a pastoral com os jovens é uma prioridade deste tempo na Igreja“, disse Padre João Chagas ao Portal Vatican News.

Como membro desde a época do Pontifício Conselho para os Leigos, Padre João trabalhou ativamente na organização das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid (Espanha), Rio de Janeiro (Brasil), Cracóvia (Polônia), Cidade do Panamá ( Panamá), e agora na de Lisboa (Portual), que acontecerá em 2023.

Padre João Chagas trabalha na organização das Jornadas Mundiais da Juventude.

Foi em 2016 que o Papa Francisco instituiu o Dicastério para os leigos, a família  e a vida, aglutinando  as competências e funções que até, então, pertencentes  ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família. “O Dicastério é competente nos assuntos que são pertinentes à Sé Apostólica para a promoção da vida e do apostolado dos leigos, para o cuidado pastoral dos jovens, da família e da sua missão, segundo o desígnio de Deus e para a proteção e o apoio da vida humana”, lê-se no estatuto do organismo.

Padre João com Cardeal Rylko, então Prefeito do Pontifício Conselho para os Leigos, em visita a Diaconia Geral, em 2013.

Padre João Chagas ingressou na Comunidade Shalom aos 16 anos , em 1991, como membro da Aliança e, depois de um ano, ingressou na Comunidade de Vida. O consagrado serviu em diversas frentes de trabalhos apostólicos da instituição como o Núcleo Evangelizador Pastoral. Fez seus estudos de Filosofia e Teologia em Fortaleza e Roma, respectivamente, sendo ordenado padre em 2001 por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza. Somados os tempos de missão, o sacerdote mora há vinte anos na Itália.

Confira entrevistas e algumas pregações com Padre João Chagas

Ronaldo Pereira foi uma torrente, que cumpriu em brevíssimo tempo os desígnios divinos

 

Recomendado para você