Na manhã deste sábado, dia 30, Padre João Wilkes Rebouças Chagas Júnior, membro da Comunidade Católica Shalom, foi nomeado pelo Papa Francisco  Chefe de Departamento do Dicastério para os Leigos, a Família e Vida, local onde trabalha desde 2011 na  Seção Jovem, setor responsável pela  pastoral juvenil da Igreja e pela organização das Jornadas Mundiais da Juventude.

Padre João Chagas com o Santo Padre.

Segundo uma fonte ouvida pelo Ancoradouro, o Setor Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida passou novamente ao status de “capo ufficio” (chefe de departamento) como era até o início dos anos 2000, sinalização de uma maior valorização do trabalho com a juventude. A função em si pode implicar algumas outras atribuições dentro do mesmo Dicastério, o que caberá aos superiores decidirem.

“Eu acredito que essa nomeação ponha em valor, sobretudo, a importância do trabalho com os jovens que o documento final do Sínodo de 2018, sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, considera uma prioridade pastoral epocal.  Sim, a pastoral com os jovens é uma prioridade deste tempo na Igreja“, disse Padre João Chagas ao Portal Vatican News.

Como membro desde a época do Pontifício Conselho para os Leigos, Padre João trabalhou ativamente na organização das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid (Espanha), Rio de Janeiro (Brasil), Cracóvia (Polônia), Cidade do Panamá ( Panamá), e agora na de Lisboa (Portual), que acontecerá em 2023.

Padre João Chagas trabalha na organização das Jornadas Mundiais da Juventude.

Foi em 2016 que o Papa Francisco instituiu o Dicastério para os leigos, a família  e a vida, aglutinando  as competências e funções que até, então, pertencentes  ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família. “O Dicastério é competente nos assuntos que são pertinentes à Sé Apostólica para a promoção da vida e do apostolado dos leigos, para o cuidado pastoral dos jovens, da família e da sua missão, segundo o desígnio de Deus e para a proteção e o apoio da vida humana”, lê-se no estatuto do organismo.

Padre João com Cardeal Rylko, então Prefeito do Pontifício Conselho para os Leigos, em visita a Diaconia Geral, em 2013.

Padre João Chagas ingressou na Comunidade Shalom aos 16 anos , em 1991, como membro da Aliança e, depois de um ano, ingressou na Comunidade de Vida. O consagrado serviu em diversas frentes de trabalhos apostólicos da instituição como o Núcleo Evangelizador Pastoral. Fez seus estudos de Filosofia e Teologia em Fortaleza e Roma, respectivamente, sendo ordenado padre em 2001 por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza. Somados os tempos de missão, o sacerdote mora há vinte anos na Itália.

Confira entrevistas e algumas pregações com Padre João Chagas

https://comshalom.org/ronaldo-pereira-foi-uma-torrente-que-cumpriu-em-brevissimo-tempo-os-designios-divinos/

https://www.youtube.com/watch?v=rUzrTfLRiSE

https://www.youtube.com/watch?v=9vl0FE-KQ54

https://www.youtube.com/watch?v=XsqdrZwZcHE

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles