A nova lei teve origem em um projeto do deputado federal Vicentinho (PT-SP). O texto foi aprovado tanto na Câmara dos Deputados como no Senado (onde tramitou na forma do PLC 69/2018).
Volta dos “Orixás” ao Planalto
Após ressaltar a importância da fé e da diversidade em seu discurso de posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai voltar a exibir a pintura “Orixás” no Palácio do Planalto. A decisão foi anunciada pela primeira-dama Janja Silva durante a posse da ministra da Cultura Margareth Menezes na segunda-feira, 1º de janeiro.
Banho de sal grosso
Se o Governo anterior tinha uma posição religiosa mais alinhada ao Cristianismo, o novo mandatário do Executivo aponta para outra. A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, confirmou seu orgulho em ser ligada à uma religião de matriz Africana, em entrevista ao programa Fantástico (TV Globo). A declaração de Janja ainda indica uma religiosidade sincrética, aquela onde o fiel participa de vários cultos religiosos diferentes.

Janja com imagens dos “Orixás” de sua crença.
” Eu acho que ser ligada a uma religião de matriz africana só me dá orgulho. Talvez isso represente um pouco do que é os brasileiros e as brasileiras. Sabe? Eu sou aquela pessoa que me emociono na missa, com a fala do padre, e também me emociono com o tambor. Também me emociono com um hino de louvor a Deus. E muitas pessoas disseram para mim: ‘Você precisa apagar aquela foto’. Tem uma foto minha no Instagram com algumas imagens de orixás. Eu não vou apagar. Aquilo também me representa”, declarou Janja à Revista eletrônica.
Prática supersticiosa do novo Governo que chamou atenção foi a lavagem da rampa por onde passaria o Presidente Lula com sal grosso. O item é utilizado em diversos rituais e crenças ligadas ao mundo animistísco.
Confira momento de celebração no Candomblé conhecida como Gira, toque para a pomba gira.
Com informações da Agência Senado e Jornal O Povo.