A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou, nesta terça-feira (13), em decisão terminativa, o projeto de lei que inclui o Festival Halleluya, realizado em Fortaleza, no calendário turístico oficial do Brasil. A proposta, de autoria do deputado federal Danilo Forte (União-CE), recebeu parecer favorável do senador Eduardo Girão (Novo-CE) e agora aguarda sanção presidencial, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

Festival Halleluya é dos maiores eventos na categoria do planeta. Foto: divulgação.

Considerado um dos maiores eventos de música cristã do país, o Festival Halleluya é organizado pela Comunidade Católica Shalom desde 1997 e já se tornou uma atração turística relevante. Realizado anualmente em julho, o festival reúne atividades culturais, artísticas, esportivas e ações sociais, além de mobilizar milhares de voluntários.

Em 2024, o evento atraiu mais de um milhão de participantes, consolidando-se como um marco no cenário cultural e religioso. “O Halleluya já é Patrimônio Cultural de Fortaleza e integra o calendário oficial do Ceará. Sua inclusão no calendário turístico nacional é um reconhecimento justo do seu impacto”, destacou Danilo Forte.

Senador Eduardo Girão e Deputado Federal Danilo Forte. Foto: reprodução.

O senador Eduardo Girão reforçou os benefícios econômicos e sociais do festival. “Além de movimentar hotéis, restaurantes e comércio local, o evento promove campanhas de doação de sangue e alimentos, além de acolher grupos vulneráveis”, afirmou.

Se sancionado, o projeto (PL 2.121/2022) oficializará o Halleluya como parte da agenda turística do Brasil, ampliando sua visibilidade e potencial de crescimento.

Fonte: Agência Senado e Câmara dos Deputados 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles