cerebro-faxina-sono-solunni

Eu considero o tema da CRIATIVIDADE fascinante, até porque escrevendo com a frequência que escrevo, só mesmo tendo bastante criatividade, não é mesmo?

Quero com esse texto lhe levar a refletir junto comigo que a criatividade não é algo para pessoas especiais, como infelizmente muitos pensam. NÃO. Ela é para todos, desde que se esteja preparado para recebê-la.

Já disse muitas vezes por aqui que uma das minhas maiores fontes de inspiração é um senhor bem sábio de nome Rubem Alves. Para embasar nossa reflexão, compartilho algumas de suas palavras.

“Há um ditado popular que determina: ‘Primeiro a obrigação e depois a devoção’. Primeiro a dor, depois o prazer. O poeta William Blake discorda. No aforismo maravilhosamente simples e verdadeiro ele diz: ‘O prazer engravida. O sofrimento faz nascer’. A gravidez começa com uma explosão de prazer, o orgasmo. Vem depois o “trabalho” doloroso de parir.

Não, não se trabalha por dever quando o que foi gerado é fruto do amor. A criatividade é uma gravidez de corpo e de alma, tão deleitosa e tão dolorosa quanto a geração de uma nova vida!”

Rubem Alves

Eu fiquei absolutamente encantado com essas palavras tão profundas. Eu realmente penso na criatividade desta forma. Ela é um parto, gera dores, mas seus frutos são doces e apetitosos.

Ele fala sobre a gravidez, que gera muitas dores na hora do parto, mas a alegria de ter um filho e cuidar dele, amamentá-lo, ajudá-lo na sua formação humana e desenvolvimento etc. não tem preço. O amor faz valer a pena a dor do parto.

Com a criatividade é a mesma coisa. Falo isso me colocando como exemplo. Para que muitas das minhas inspirações para escrever surjam, eu passo por longos períodos de “gravidez intelectual”, digamos assim!

As ideias ficam fervilhando na minha mente, num processo chamado de INCUBAÇÃO pelos teóricos da mente humana. Depois desse processo que comumente gera desconfortos, de repente vem os “insights”.

Às vezes passo dias, semanas ou meses matutando ideias e indo dormir tarde pensando em organizá-las, então, quando menos espero, me surgem novas inspirações e textos que impactam a muitas pessoas que acabam se deparando com eles.

Eu acho isso incrível. O Rubem diz: “A criatividade é uma gravidez de corpo e de alma, tão deleitosa e tão dolorosa quanto a geração de uma nova vida!”. Eu me envolvo completamente com minhas inspirações, até que surgem novos filhos chamados textos , que compartilho com meus amigos leitores. A criatividade é dolorosa, mas seus frutos são deleitosos e saborosos.

Ao ler essas palavras, me veio em mente outro autor que me inspira muito, o Mario Sergio Cortella. Uma vez, em uma de suas palestras disponíveis na internet, ouvi ele dizer que já leu ao longo de sua vida mais de 10000 livros, dos quais o levaram a escrever aproximadamente 20.

Você percebe a disparidade? Se você fizer uma média, seria algo em torno de 500 livros para escrever apenas 1. A criatividade é assim, exige esforço, exige esse tempo de incubação, para que novos insights surjam e encantem os leitores.

Aqui tem um detalhe que vale frisar, os livros do Mario Sergio Cortella são simplesmente ESPETACULARES, ou seja, estou falando aqui sobre qualidade e profundidade dos conteúdos.

É comum vermos autores que escrevem livros feitos meio que “nas coxas”, só para venderem e os autores lucrarem com suas vendas. A criatividade frutuosa não é assim, ela é fruto de um amadurecimento de ideias e experiências.

É preciso querer essa dor, gostar dela, pois daí surge e cresce esse amor. Afinal: “Não se trabalha por dever quando o que foi gerado é fruto do amor…”. Essa é outra grande verdade. Tudo que é feito com amor fica bem feito.

Busco levar esse amor através dos textos que escrevo e a prova de que esse amor foi correspondido é a alegria gerada em cada um que lê e se identifica, mesmo os leitores “caladinhos”, esses são os que eu mais gosto, porque absorvem aquilo que eu digo no íntimo dos seus corações.

Portanto. Que você também busque essa criatividade na sua área de atuação. O que coloquei aqui serve para todas as áreas. Quando você trabalha com amor e dedicação, naturalmente surge a criatividade para trabalhar cada vez melhor e de forma mais impactante…

Pense sobre isso!

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles