O mestre Yogananda era um verdadeiro bálsamo de sabedoria. Sempre aprendo coisas novas com ele e adoro compartilhá-las com vocês amigos leitores. Quero nesse breve texto trazer uma interessante reflexão sobre o cultivo de bons hábitos a partir de uma visão mais espiritual. Leia com bastante atenção as palavras abaixo!

“Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Esta verdade aplica-se particularmente aos hábitos. O homem de boas ações fortalece a vontade de praticar outras boas ações e, desse modo, cresce em virtudes com pouco esforço. Mas um escravo dos maus hábitos corrompe a vontade e a razão, de modo que acaba não só impossibilitando de criar novos bons hábitos, mas também enfraquece seu poder sobre quaisquer bons hábitos que houvesse tido no começo.”

Paramahansa Yogananda, do livro “A eterna busca do homem”

*********

Essas palavras tocaram fundo o meu coração porque traz uma visão mais pura das palavras de Jesus na linda parábola dos talentos. Ela é comumente associada com a prosperidade na vida, mas lendo atentamente é possível conectar a prosperidade e os bons hábitos, os dois caminham de mãos dadas. Ninguém consegue ser bastante próspero sem cultivar bons hábitos no dia a dia e vice-versa.

Nessa hora é fundamental esclarecer que prosperidade não é único e exclusivamente ter dinheiro ou sucesso profissional, como infelizmente a maior parte das pessoas pensa. Prosperidade é, a meu ver, ser FELIZ nos mais diversos setores da vida: família, amigos, relacionamento amoroso, profissão, finanças, lazer, saúde e espiritualidade.

Se você não coloca energia em todos esses setores, sua prosperidade está meio capenga entende? É óbvio que ninguém está 100% em todos esses setores, se assim o fosse, nem precisaria estar encarnado aqui no planeta Terra (que considero um “planeta escola”), já estaria ascensionado e vivendo em um planeta bem mais evoluído!

Achei lindo o que ele falou sobre o homem de boas ações fortalecer a vontade e crescer em virtudes com menos esforço. Percebo isso na minha própria vida! De uns anos pra cá estou buscando cada vez mais melhorar a minha alimentação para que seja o mais natural possível, estou praticando atividades físicas diariamente, de domingo a domingo, estou procurando ter um sono o mais regular que eu possa, estou meditando em média em torno de 30 min todos os dias, além de cultivar a mente com excelente leituras como os livros do Yogananda por exemplo, além de assistir a bons vídeos no Youtube, ouvir bons podcasts e também assistir a excelentes Lives no Instagram.

Tudo isso tem me ajudado a ter mais ânimo, mais vigor, mais vitalidade, mais lucidez, e obviamente, mais felicidade! Dessa forma tenho conseguido realizar muito mais e melhor! Ou seja, é como esse crescer em virtudes com um esforço menor.

Outra ideia fabulosa que pude captar ao ler essas lindas palavras é que na passagem bíblica que diz: “Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado”, podemos relacionar com o nosso TEMPO DE VIDA. Veja só que interessante! Se eu cultivo bons hábitos, eles contribuirão para que eu viva mais e melhor. Em outras palavras, a vida que eu já tenho será ampliada pelos meus bons hábitos. Da mesma forma, se eu enterro meus talentos, ou seja, não cuido bem da minha saúde integral (corpo, alma e espírito), minha vitalidade vai diminuir, minha saúde, minha energia, meu ânimo! Poderei adoecer e na pior das hipóteses eu posso até mesmo morrer precocemente! A pouca vida que eu tenho e não valorizo pode me ser tirada…

Essa é uma nova forma de interpretar essas lindíssimas palavras da bíblia a partir da lucidez fabulosa do mestre Yogananda. Pense com carinho sobre tudo isso e busque cultivar bons hábitos. Dessa forma, não só você ganhará imensamente, mas a sociedade inteira, pois você estando forte, feliz e vitalizado, poderá realizar muito mais e melhor pela coletividade…

E se quiser ampliar ainda mais essas reflexões, quero compartilhar um podcast que gravei nesse mesmo dia em que publico esse texto. E inclusive foi a reflexão levantada nesse podcast que mais me inspirou a escrever esse texto. Tenho certeza que você vai gostar dele! Segue o link abaixo! Paz e luz…

https://soundcloud.com/paralemdoagora/uma-visao-espiritual-do-cultivo-de-habitos

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles