O que rolou nesse DFB? E o que melhorou?

 

Depois de anos família, consegui ir pro Dragão Fashion Brasil, DFB, como impresa.

Todos os anos eu fui de forma autônoma para o evento e sempre divulguei o mesmo nas minhas redes sociais e algumas vezes chegava a ser um incomodo porque eu não tinha suporte para produzir conteúdo ou entrar em um desfile, mas desta vez deu tudo certo e é importante essa apoio para nos que somos produtores de conteúdo e blogueiros, porque nos sempre estamos lá valorizando o evento mesmo com poucas condições, divulgando o mesmo e é legal ter esse suporte e apoio para sermos valorizados dentro da nossa região. E vamos lá para facilitar a vida de vocês, eu vou por dias.

1º Dia

Nosso primeiro dia começou na quarta, 31/05, e cheguei cedo para pegar a credencial de impresa no local que nos foi recomendado e claro, aproveitar que estaria mais vago para produzir muito conteúdo e conhecer melhor a estrutura já que esse ano aconteceu no nosso Centro de Eventos, e para alguns de vocês como eu que foram ver o evento porto, meus amoreeess…. o evento deste ano arrasou na localização, porque ficou mais fácil e prático.

No sagão para entrada foram montados diversos stands de marcas variadas que estavam expondo e vendendo seus produtos, uma ação para incentivar o empreendorismo. Tinha peças belíssimas e algumas bem regionais o que remetia bem nosso nordeste e como temos pessoas talentosas na nossa terrinha.

E em falar em talento, eu montei toda uma ideias de looks na minha cabeça para ir ao evento pensando em conforto, estilo e praticidade. No primeiro dia eu fui vestida toda com as peças da loja Dy Malu (@dymaluu) localizada no Centro Fashion.

E como eu cheguei cedo, fui conhecer de tudo um pouco. Passei no espaço do Centro Fashion para prestigiar, pois foram as lojas de lá que me vestiram durante todo o evento. E eles iriam lançar o marketplace no DFB, então segura essa informação mais para frente.

Passei no espaço para Vult juntamente com a Infinity distribuidora no qual estavam com o serviço de salão para retoque de make e esmaltação, e continuarmos arrasando na produção durante o evento. Essa proposta foi bem interessante e a galera ama, quebra um galho enorme, eu confesso que fui lá fazer um mega delineado porque eu amo e não tinha dado tempo de fazer em casa.

Outra coisa que eu amei foi o espaço da Sebrae no qual trouxeram a colorimetria pessoal que é algo que está em alta e gera uma grande curiosidade: Quais cores vão harmonizar melhor comigo?

Fui super bem atendida pela Carol Coêlho (@noarmariodacarol) que é consultora de imagem e estilo, e a convite da Sebrae estava fazendo este serviço maravilhoso. Minha cartela é Inverno Brilhante.

Coletiva inaugural

 

Ao lado de parceiros e apoiadores, Claudio Silveira, mente criativa do DFB, deu start ao evento, apresentando os fundamentos da nova edição, que tem como tema os movimentos da cultura criativa e de inovação no Ceará. Na ocasião, estiveram presentes a Vice-governadora, Jade Romero; Lia Freitas, primeira-dama do estado; Secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque Guerra; Secretária da Cultura, Luisa Cela; Secretária Executiva de acompanhamento de projetos especiais da Casa Civil, Joelise Collyer Teixeira de Paula; e Patrícia Varela, coordenadora de comunicação da Enel Brasil.

Cláudio protagonizou um discurso de fortalecimento da indústria e da cultura nordestina. “É importante apoiarmos a cultura, a moda. Tudo que acontece feito a mão é muito importante em nosso estado”, destaca.

Desfiles

 

E vamos aos desfiles. O primeiro desfile da noite estava programado para as 19 horas e teve um atraso de quase 1 hora para começar, mas para quem já estava lá e queria de fato ver o desfile valeu a espera, particularmente gostei bastante do desfile dos Sanderson Amaral + Johnson Alves.

Ainda tivemos desfiles de estilistase marcas como Projeto 100%CE, Ariplane Brasil, Liana D’Áfrika, Melkzda e Almerinda Maria.  

Atrações musicais

O primeiro dia de DFB também foi marcado por muita música na estreia da parceria entre o DFB Festival (responsável pela estrutura) + After Experience + Gandaia Club. A pista do primeiro dia de DFB foi comandada pela DJ Thigas, pelo Projeto Gandaia convida, com a Festa Crioula (DJ Viúva Negra e DJ Negona), e show da cantora Clara Martod.

Este ano, a programação dos shows foi integrada ao espaço de restaurantes e bares, situando o palco das apresentações na ágora do evento, principal ponto de convergência do Festival, que deverá imprimir o clima de celebração em todos os ambientes.

Com o tema “Em Movimento”, a edição 2023 do DFB Festival destaca o potencial de reinvenção, evolução e impacto social do evento, que se consolidou como um dos maiores propulsores da cultura criativa no cenário nacional.

2º Dia

Como eu já tinha visto muita coisa no 1º dia, meu foco seria as novidades do marketplace no Centro Fashion para apoiar meus parceiros.

Meu look foi da loja She! por Rafaela Farias (@she_por_rafaelafarias), onde tem um conceito de moda comfy chic que eu amo demais! E claro, também localizada no Centro Fashion.

O marketplace é um site do Centro Fasion onde você pode comprar no conforto do seu lar. E tem toda aquela variedade que amamos: roupas, cosméticos, calçados, decoração…. muita coisa legal.

Só conferir aqui no site: www.centrofashion.com.br

Com mais de 1000 produtos à disposição dos clientes e com mix variado de moda, a meta do marketplace Centro Fashion para este ano é a ativação de mais de 30 mil produtos acessíveis. Para os primeiros três anos, o objetivo pré-definido é escalar todos os números e aumentar a variedade de oferta, com qualidade, preços baixos e garantia de entrega.

Desfiles e Atrações Musicais

 

O segundo dia de DFB Festival 2023, maior encontro de moda autoral da América Latina, movimentou o Centro de Eventos do Ceará com uma extensa programação que celebra a moda, a arte, a música e a cultura regional. Grandes nomes da moda nacional apresentaram suas novas coleções, entre eles: Norb Brand (Norberto) + Levi Santos, Ahazando, Club 99, Sau + Sheila Morais, Kallil Nepomuceno, Vitor Cunha e Lindebergue.

Abrindo a noite, o estilista mineiro Norberto Resende estreou sua Norb Brand em solo cearense. Em seguida, também estreando as passarelas do DFB, o designer de moda Levi Santos trouxe as formas e estruturas dos prédios antigos do centro de Fortaleza, que inspiram e constroem a narrativa da coleção “Memórias de Alvenaria”.

A marca cearense Ahazando mostrou ao público estampas incríveis, que coloriram a passarela. Logo depois, a menswear CLUB 99 promoveu uma apresentação ousada, com performance de Hendson Baltazar, modelo e personal trainer amputado, mixando esporte e pegada urbana.

O quarto desfile da noite ficou sob o comando de Sau + Sheila Morais. Com estilo assinado por Marina Bitu, a parceria celebra o encontro de duas marcas criativas que une o litoral potiguar e os mares cearenses.

Em sua 20ª apresentação no evento, o estilista Kallil Nepomuceno retratou o poder da diversidade, o cuidado com o próximo, a alegria e a criatividade na coleção Gueto. Na passarela, vestidos plissados multicoloridos e monocromáticos que dão o ar street fashion, macacões, calças alfaiataria e peças oversized como jaquetões e bomber jackets com mangas enormes, minissaias, corsets e capas com pegada orientais também estão presentes.

O sexto desfile foi pilotado por Vitor Cunha, com uma imersão no seu potencial criativo. Para finalizar a segunda noite de desfiles, Lindebergue apresentou a coleção ‘Aparências Nada Mais’, com propostas que mesclam surrealismo e erotismo para provocar reflexões sobre a obsessão por se adequar a padrões e normas vigentes.

Na pista do DFB Festival, o line-up ficou por conta do DJ Zito Maia, show de Samba do Mar, apresentação do projeto “Gandaia apresenta: Queens of Pop”, com Silas e Olivia Oliboni, show de Mumutante, e encerrando a noite, o Projeto “Gandaia convida: Bateu Team”, com Babita e Lucas agitando o público.

A quinta-feira também foi de estreia da programação de palestras, com o talk “Inova Moda Digital: Inverno 24”. Uma das maiores plataformas brasileiras a serviço da indústria da moda, o Inova apresentou o lançamento da pesquisa de tendências para o inverno 2024. Com equipe formada por Angélica Coelho, Cléber Lima, Rafael Lemos, o Inova foi lançado em 2019 com o objetivo de divulgar tendências e informações estratégicas para o segmento moda, confecção e têxtil.

3º Dia

Confesso a vocês que fui até o dia 3, 02/06, na sexta pois sábado eu já tenho uma outra rotina, e eu quis trazer um look com referências mais regionais e com isso optei por um conjunto da Dy Malu (@dymaluu) onde tras o sertão como tema com cactos, sol e ficou interessante por ficou algo jovial e moderno devido a sua modelagem.

Fui prestigiar o concurso dos novos que contou na sexta com: UniAteneu, IFRN, UFC , UFMG. Porque como embaixadora da minha universidade, eu fui dar meu apoio a UniAteneu que trouxe para a passarela a coleção Maré Vermelha.

Acompanhei o desfile da Rendá por Camila Arraes, sai apaixonada pela peças, eu queria era vestir, amei! E logo depois eu vi o desfile do Bruno Olly que foi incrível, em alguns momentos eu poderia ver a Rihanna usando uma peça dele em premiação, por exemplo.

E para finalizar, eu vi minhas amigas que são influenciadoras maravilhosas e que recomendo o trabalho delas para seguirem nas redes sociais. E que fazem parte juntamente comigo do projeto de influencers da UniAteneu. Eu não poderia de deixar aqui minha fotinha com elas. Amanda Vasconcelos (@amandavcl_) e Faby Pereira (@fabypereiraoficial).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Primeiro, que a escolha do local este ano foi muito assertiva. Nas edições passadas na praia que apesar de ser uma boa localização não tinha onde estacionar e nem segurança, então esse ano foi bem melhor em relação a estrutura, recepção, localização, estacionamento, praticidade.

Acho que os influenciadores deveriam ser tratados um pouco melhores, algumas dúvidas podem surgir no meio do caminho e ter um suporte é bacana e legal para fazermos nosso trabalho de forma animadora, até porque são os micro influenciadores que divulgam mais o evento do que qualquer outro influenciador grande. Como citei no começo, eu sempre fui sozinha com a cara e coragem para tentar produzir um melhor conteúdo, já peguei onibus no porto as 23h para voltar para casa. Então é legal que comecem a olhar para nos de forma diferente, senti que consegui fazer várias conexões e tive mais ajuda porque recebi a credencial, mas ainda falta melhorar alguns pontos sobre isso.

No mais, o evento deste ano por ter stand que interagiam diretamente com o público deixou o evento mais humanizado, e isso é bacana de fazerem as pessoas se sentirem parte do evento, parte daquele momento e dizer: “okay, isso é meu e para mim.” Eu gosto de um trabalho com mais humano, onde as pessoas podem participar, então isso me chamou bastante atenção.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado.

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About the Author

Maria Clara De Menezes

Fortaleza / CE Graduada em Marketing Téc. Em Enfermagem e Psicologa em formação 10 anos de experiência em blog

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