O governador Camilo Santana participou, neste domingo (4), Dia de São Francisco das Chagas, do encerramento dos 219 anos dos festejos do padroeiro do município de Canindé, a 115 km da Capital. Considerada a maior festa em devoção a São Francisco na América Latina e a segunda maior do mundo, a comemoração levou mais de um milhão de fiéis desde 24 de setembro, vindos do Norte, Nordeste do Brasil e América Latina.

“São Francisco é um exemplo para todos nós. Um homem que não tinha apego as coisas materiais, pregando sempre a fraternidade, acolhimento, paz e o amor ao próximo. E este é um momento de acolher as pessoas, de fazer mais pelos nossos e ajudar as pessoas. Nós temos um compromisso de continuar trabalhando pelo Estado, garantindo principalmente para as pessoas mais pobres e que mais precisam”, salientou Camilo que ainda aproveitou para carregar a imagem do Santo.

A cidade de Canindé é conhecida por sua religiosidade, transformando o cotidiano dos moradores. O alto fluxo turístico é alimentado por romeiros vindos dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo. Muitos desses devotos que vão a Canindé depositam sua fé nos vários locais de peregrinação, ao exemplo da Basílica de São Francisco das Chagas, considerados sagrados pelos visitantes e que completa 100 anos de fundação.

Para o Frei Marconi Lins, que preside pela primeira vez a festa, está é uma oportunidade única de dialogar com todos, com o objetivo de expandir ainda mais a santidade do município para todos os visitantes. “Ver que o governador Camilo Santana assume o dialogo como sua premissa maior, nos dar também impulso para dialogar com todos os segmentos. Queremos conversar entre as religiões, entre os partidos, pois sabemos do grande potencial da nossa fé. A cidade de Canindé é aberta para todos os povos, por isso temos de fortalecer o protagonismo do nosso Estado”, destacou o pároco.

Seguindo com os festejos, estiveram presentes o ex-governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, o deputado federal José Guimarães e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Zezinho Albuquerque

Fotos: Marcos Studart
Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898