EXCLUSIVO:

A LUTA É POR ÁGUA E COMIDA.

As longas estiagens que se abateram sobre o território produtivo da região, e as fracas chuvas que caíram insuficientes para germinar as sementes de milho e feijão e acumular água potável para matar a sede da população humana e animal, obrigaram 1.200 agricultores dos Municípios Canindé, Caridade, Boa Viagem, Paramoti, Madalena e Itatira a decidir pela ocupação do pátio da Prefeitura Municipal de Canindé nesta quinta-feira, dia 08 de outubro às 8hs.

A frente da mobilização o Movimento dos Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores do Estado do Ceará (FETRAECE) e Fórum dos Assentados de Agricultores Familiares de Canindé – (FAAFC) e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos Sertões de Canindé, (STRS).

Os trabalhadores defendem a garantia imediata de água para o consumo humano e animal: ampliar o número de senhas por comunidade dos carros pipa, perfuração de poços e instalação dos já perfurados, máquinas reto escavadeiras para abrir cacimbas no leito dos rios e porões de açudes, reforma e construção de açudes, estradas e cisternas de enxurradas.

O pagamento imediato em outubro do garantia safra, funcionamento do posto de distribuição do milho da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, terreno para construção do galpão da Feira da Agricultura Familiar, também fazem parte da pauta de reivindicações.

O fortalecimento do escritório da EMATERCE com nomeação imediata do coordenador Regional e Local, além da contratação de técnicos de nível médio e superior e a retomada das obras paradas.

De acordo com o sindicalista e vice Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé Thomé da Cruz Almeida, será um movimento pacífico. ‘’Nossa meta é conseguir nossas reivindicações sem problema algum’’, garante Thomé. Ele adianta que mais 400 produtores devem engrossar a lista dos acampados no segundo dia do movimento dia 09.

‘’Muitas famílias já têm dificuldades para encontrar o que beber e o que comer. O Sertão se tornou o retrato da fome e a da sede nos Sertões de Canindé’’, lamenta.

‘’Se ninguém não atender, nós iremos vamos interditar a BR-020’’. A Informação é do líder agrícola Leônidas dos Santos da cidade de Madalena.

‘’O fantasma da fome já invade o campo. Desamparados pelos governos e a mercê da chuva que não vem, centenas de milhares de sertanejos vivem sob a ameaça de não ter o que comer no dia seguinte’’, lamenta o integrante do Movimento dos Sem Terra.

‘’Casa sem água não cai, computador parado não explode, mas gente e bicho com fome morrem’’, observa a agricultora Maria do Carmo do assentamento São Francisco, o santo que o sertanejo tanto pede dias melhores.

Nas cidades de Canindé, Caridade, Boa Viagem, Madalena, Itatira e Paramoti 185.291 habitantes enfrentam dificuldades para ter água em 7.080,501km2.

Para direção dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais das cidades que enviaram rurícolas para Canindé, a perda de safra em 2015 foi de quase 100%.

O Portal do C4 Notícias do POVO ON LINE, foi ao campo para conhecer a realidade do homem do campo e primeira impressão que se tem é de total abandono, principalmente as mulheres, parte frágil da história.

Portal C4 Notícias
Reportagem e Fotos: Antonio Carlos Alves