Foto: google

Foto: google

Após 47 anos de atuação em Canindé, o Centro Educacional Cenecista São Francisco, estabelecimento de Ensino Fundamental e Médio, mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC irá encerrar suas atividades em Canindé no ano de 2017.

Uma comissão enviada pela direção nacional da instituição, chegou nesta terça-feira (8 de novembro), à cidade, para tratar dos encaminhamentos do fechamento da escola.

Os pais dos alunos foram convocados para uma reunião no final da tarde desta terça e na ocasião, serão informados da decisão.

A CNEC teve sua origem em Canindé-CE, para suprir a carência do ensino de 2º grau, hoje Ensino Médio, especificamente na área de cursos profissionalizantes a nível deste grau.

Sua fundação aconteceu no dia 10 de Março de 1969, pelo empenho do então Prefeito Municipal – Antonio Weber Magalhães Monteiro, de saudáveis memórias e de Frei Lucas Dolle, vigário da Paróquia de Canindé na oportunidade, que tudo fez em prol desta fundação, inclusive recambiou donativos de sua terra natal, a Alemanha, para que tudo acontecesse.

Inicialmente funcionou no prédio do Convento de Santo Antonio dos padres franciscanos, cedido que foi por 10 anos pela Arquidiocese de Fortaleza, na pessoa Reverendíssimo. Dom José Medeiros Delgado – Arcebispo Metropolitano de Fortaleza.

A transferência para a sede própria aconteceu no dia 25 de Março de 1980. A qual se localiza na Av. Francisco Cordeiro Campos, 500 – Centro.

O Centro Educacional Cenecista São Francisco teve como diretores até os dias atuais os abaixos relacionados: Mª Aglaê Gonçalves Monteiro, Mª Eunice Bastos, Mª Edna Cordeiro Karam, Frei Adimar Colaço, Lúcia Mª Ferreira da Silva e atualmente é dirigido pelo Prof. José Soares Cunha.

Este estabelecimento teve também grandes destaques na área esportiva, conquistando títulos municipais, intermunicipais, estaduais e até interestaduais, quando por duas vezes conquistou títulos na cidade de PICUÍ – PB e MACEIÓ – AL.

Ao longo desses 47 anos entregou a comunidade canindeense profissionais a nível de Ensino Médio de Técnicos em Contabilidade, professores de 3º Pedagógico e 4º Pedagógico, Técnicos em Administração de Empresas.

Fonte: Márcio Sousa com informações do site da CNEC-Canindé.