Sob as bênçãos de São Francisco e do pároco e reitor do Santuário frei Marconi Lins de Araújo, a Ação Verdes Mares realizada na cidade de Canindé conhecida pela fé e religiosidade de seu povo superou as expectativas dos organizadores.

Dezenas de pessoas foram atendidas nos serviços disponibilizados gratuitamente na Praça Tomás Barbosa, no Centro da cidade. A Ação foi executada pela segunda vez no Interior em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), com o projeto Jornada da Integração 2017.

O publico se interessou por todos os serviços disponibilizados na praça. Mesmo antes do horário programado para o início dos atendimentos, 9 horas, já havia gente cortando o cabelo na tenda da Beleza, instalada pela Secretaria da Assistência Social. Os consumidores também não perderam tempo na tenda da FCDL-CE, onde puderam fazer consulta ao SPC e solicitar a inclusão no Cadastro Positivo. No caminhão da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) não foi diferente no atendimento ao Microempreendedor Individual e Formalização de empresa.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canindé, Paulo Magalhães Filho, e o presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, prestigiaram e ficaram satisfeitos com os resultados do evento. Para eles, associar a Jornada da Integração ao projeto desenvolvido pelo Sistema Verdes Mares fortaleceu ainda mais as ações de auxílio social, principalmente para os mais carentes. Essa também foi à opinião da prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, também pressente a Ação Verdes Mares.

Eles observaram o interesse da população por todos os serviços e a enorme fila na tenda da Saúde, onde foi possível fazer teste de glicemia, de Hepatite B, C de Sífilis de HIV e ainda aferição de pressão arterial e receber vacina contra a gripe. Foi o caso do garçom Lucas Gomes. Ele ficou satisfeito com a agilidade do atendimento e sugeriu o retorno da caravana social por mais vezes à cidade. Após receber a vacina seguiu para a tenda da Nacional Gás

Segundo o gerente estadual de vendas da Nacional Gás, Leonardo Martins, essa foi à primeira participação da empresa na Ação Verdes Mares fora da capital. Ele considerou a experiência muito positiva. Além das dicas de culinária e de segurança sobre o produto de primeira necessidade, a iniciativa está demonstrando como é importante se aproximar das pessoas, facilitar a vida delas. A reciprocidade ocorreu. O espaço ficou lotado o tempo todo até o seu encerramento, ao meio-dia.

Se já estava satisfeita a população ficou mais ainda com o sorteio de brindes, incluindo vales-gas e fogões, jogos de panela e eletrodomésticos. A animação se completou com as aulas de zumba e as apresentações culturais de capoeira com o grupo Negaça, do Batuke da Vida, um projeto social do Santuário-Paróquia São Francisco, formado por crianças e adolescentes, seguido do típico forró pé de serra, com Amílcar Bonequeiro e sua companheira Jerusa atraindo outros casais. As crianças se nos divertiam pula-pula instalados ao lado da praça.

Canindé foi a segunda cidade do Interior do Ceará a receber a Ação Verdes Mares em parceria com a Jornada da Integração 2017 da FCDL-CE, na manhã deste sábado (24), dia dedicado ao São João. O movimento teve o apoio da Secretaria de Saúde do Município, Nacional Gás, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Ouvidoria do Estado e 6ª Seção do Corpo de Bombeiros. A primeira cidade foi Iguatu, por onde a caravana passou no início de abril.

SEGUE ABAIXO FOTOS DO EVENTO

PORTAL C4 NOTÍCIAS – OPOVO ONLINE
Foto e Texto Antonio Carlos Alves