“Canindé. A L’anima francescana del Brasile” (Canindé. A alma franciscana do Brasil” mostrará a religiosidade de uma das maiores Romarias da América Latina.

Intitulada por “Canindé. A L’anima francescana del Brasile” (Canindé. A alma franciscana do Brasil”, a Exposição Fotográfica é um trabalho realizado por Giorgio Negro e Dario De Dominicis, fotógrafos italianos que há 4 anos acompanham a Festa de São Francisco das Chagas em Canindé, no Sertão Central do Ceará.

A mostra acontecerá na Officine Fotografiche, em Roma, Itália, com abertura nesta sexta-feira, 26 de janeiro, 19h, seguindo até o dia 16 de fevereiro. O evento contará com a participação de vários fotógrafos e críticos italianos, além do convite que foi enviado ao Papa Francisco.

Giorgio e Dario, instigados pela força cultural e social da Festa, assim como o avanço da fotografia, convivem há 4 anos com a segunda maior peregrinação franciscana do mundo. Essa experiência também deu origem ao documentário “Um outro Francisco”, dirigido por Margarita Hernandez para a Globo News, que mostrará a religiosidade em solo cearense.

Margarita Hernandez, também curadora da Exposição, relata que: “é uma forma de mostrar a cultura do Ceará mundo afora através de uma lente estrangeira. Espero que contribua dando visibilidade à festas e tradições religiosas canindeenses. Terra pela que sinto grande carinho e admiração desde 1999 quando filmei meu documentário sobre vaqueiros ‘Uma nação de gente’ na fazenda São Pedro”.

 

 

 

Texto: Verlenia Lima – Facebook.