Empresários, comerciantes, taxistas, moto taxistas, moradores e sociedade civil organizada estão cobrando urgência na instalação das câmeras de vídeo monitoramento em Canindé.

De acordo com os entrevistados se faz necessário agilidade, para que assim a cidade fique mais protegida da ação criminosa de delinquentes que agem em nome de impunidade.

O Município de Canindé, conhecido internacionalmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas e realizar a segunda maior romaria em homenagem ao seu padroeiro São Francisco no mundo, será beneficiado com o sistema de câmeras de segurança.

Depois de mais de 150 anos de espera, a população de Canindé, vai ganhar um presente importante para a segurança pública. 18 Câmeras de vídeo monitoramento já estão sendo instaladas no perímetro urbano do Município e deverão entrar em funcionamento no mês de abril.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Município, coronel Luciano Wagner, o esquema de segurança com 18 câmeras de vídeo Monitoramento estar sendo implementado em Canindé, Região do Sertão Central para melhorar a vida dos empresários, comerciantes e a sociedade.

Equipamento já funciona em Aracati, Beberibe e Caucaia, e deve alcançar outros 34 municípios cearenses até abril deste ano.

Segundo ele, serão beneficiadas as cidades com população superior a 50 mil habitantes.

Governador destacou que a ferramenta irá auxiliar ações de combate ao crime. “Essas são câmeras com o que há de mais moderno, com filmagem em 360º, visão noturna, alta tecnologia, e que estarão ligadas 24 horas para o monitoramento da polícia”, explicou.

Investimento total do equipamento é de R$ 20 milhões.

COMO FUNCIONARÁ. 

Câmeras farão cobertura por 24 horas de pontos estratégicos e estarão conectadas com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS). Equipamentos que estarão nas ruas de Canindé dividem-se entre captação de imagens com giro de 360º (12 câmeras) e leitoras de placas de veículos (seis câmeras).

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS. 

Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Crato, Caucaia, Aracati, Morada Nova, Quixadá, Itapajé, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Baturité, Russas, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Itapipoca, Sobral, Camocim, Canindé, Granja, São Benedito, Viçosa do Ceará, Tianguá, Trairi, Crateús, Acopiara, Boa Viagem, São Gonçalo do Amarante e Tauá.

Segundo o governador Camilo Santana serão 624 câmeras em 38 cidades. “Na verdade, não é só instalar as câmeras, nós vamos contratar um serviço de manutenção. É o serviço e as câmeras, mais uma central de monitoramento. Isso é uma ação importante que intimida o assalto ou identifica”, afirmou Camilo Santana, em vídeo transmitido por redes sociais.

Em Canindé, a prefeita Rozário Ximenes ressalta que essa será uma ação de comunhão de esforços entre o Governo e a Prefeitura, e que foram feitos os estudos para indicar os pontos adequados para a instalação das câmeras.  Os locais foram escolhidos de acordo com as estatísticas, que indicam as ruas de maior fluxo de pessoas e áreas de maior criminalidade.

As câmeras também estão de acordo com o Sistema Nacional de Veículos e identificam, através da placa, se o automóvel está com alguma irregularidade, como por exemplo, se um carro é roubado. Assim, a Guarda Municipal e a Polícia Militar podem fazer a primeira abordagem e se for constatado crime, conduzirem o suspeito para uma Delegacia da Polícia Civil, uma ação integrada entre os vários entes que integram o aparato de segurança no município

 

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

PORTAL C4 NOTÍCIAS – OPOVO ONLINE – CREDIBILIDADE E COMPROMISSO