PÁROCO FREI JONALDO ADELINO

SANTUÁRIO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE MISSAS, PROCISSÕES E NOVENAS.

Com o tema: ‘’Senhor fazei-me um instrumento de vossa paz’’, começa na madrugada desta segunda-feira, 24 de setembro a maior romaria franciscana das Américas. Serão 10 dias de louvores ao santo mais popular do planeta. As 4 horas da manhã serão hasteadas as bandeiras do santo, do Ceará e do Brasil. Logo em seguida missa campal presidida pelo Reitor do Santuário Frei Marconi Lins e o Pároco Frei Jonaldo Adelino.

Mesmo com as eleições deste ano, o calendário não sofreu alterações e os festejos serão realizados no calendário normal, e, se encerra no dia 04 de outubro com uma grande procissão pelas ruas da cidade as 16hs.

A cidade do interior cearense exemplifica como poucas no País, a persistência da devoção em São Francisco das Chagas, o santo cuja mensagem atravessou os séculos para unir, na fé, homens e mulheres de todos os lugares do planeta. Era notoriamente desprovido de vaidade. No entanto, a sua generosidade o fez admirado por uma multidão de fiéis. Assim o povo de Canindé, ao prestar mais uma homenagem ao santo dos pobres e pequenos, age para multiplicar a sua compaixão.

 

De família rica, São Francisco abraçou a pobreza para levar amor, onde houvesse ódio. Nada mais justo, pois, que sua romaria, nos 260 anos de devoção, se torne símbolo deste encontro fraternal que leva o seu nome em Canindé, cidade localizada no meio do Sertão, um símbolo de fé sem limites.

O santo do milênio nasceu no dia 5 de julho de 1182 na Itália e morreu aos 44 anos no dia 03 de outubro de 1226. Fazem 836 anos que o santo mais popular do planeta nasceu. Há exatos 790 anos foi canonizado, mas precisamente no dia 16 de julho de 1228.

Canindé, distante 126 quilômetros de Fortaleza, localizado na região do semiárido nordestino, é conhecida mundialmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas, já está preparado para os festejos de seu padroeiro, São Francisco, que começa na madrugada do dia 24 de setembro e se encerra no dia 04 de outubro, com a participação das pastorais, das comunidades, movimentos religiosos da igreja, bem como do grande número de romeiros.

O tema desde ano é: ‘’SENHOR FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ’’. A paróquia dá os últimos retoques nos pontos religiosos para receber a multidão de fiéis, vindos do mundo inteiro. A Basílica que este ano, comemora 101 anos de seu novo santuário, já recebeu suas lâmpadas que foram colocadas para iluminar a alma dos devotos do santo. Acesas visualizam a frase: ‘’SÃO FRANCISCO ROGAI POR NÓS’’ um colírio religioso emocionante.

Segundo o Reitor do santuário frei Marconi Lins que pela quarta vez irá coordenar os festejos, explica o tema deste ano. ‘’. Nessa grande celebração queremos reviver e direcionar o nosso carisma diante dos desafios da história que nos apela sempre mais a retomar a graça das origens. Com essa comemoração desejamos reafirmar nossa firme vontade de permanecemos fiéis no nosso carisma, vivendo na igreja a forma observada e proposta por São Francisco, ou seja, ‘’Senhor fazei-me instrumento de vossa paz’’, destaca.

O Santuário de São Francisco já desenvolveu uma série de trabalhos em prol do bom acolhimento aos romeiros e visitantes. Entre eles se destacam melhores acessos no Museu, Convento de Santo Antônio, Capela do Painel, Casa dos Milagres, na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes no entorno da Basílica.

REITOR DO SANTUÁRIO FREI MARCONI LINS

‘’Nossa grande preocupação é com acessibilidade, levando em conta que cresce o número de romeiros e idosos com necessidades especiais’’, frisa frei Marconi Lins.

No abrigo de São Francisco, um conjunto de 36 banheiros que dispõem de chuveiros, sanitários, lavatórios, sendo banheiros para pessoas portadoras de necessidades especiais. Também há uma cozinha comunitária, que contará com depósitos de utensílios e material de limpeza com capacidade de acomodar 60 panelas de uma só vez, e outro para guardar carvão para fogões comunitários.

Caixas d´água também foram reparadas para evitar um eventual desabastecimento no Abrigo. A Lanchonete São Francisco, localizada ao lado da cozinha, também passou por melhorias, tornando-se um espaço agradável para os romeiros.

O Abrigo Santo Antônio outro espaço de acolhimento também está de cara nova, com pinturas, banheiros novos e concertos nas caixas d´água e outros benefícios em sua estrutura. Segundo destaca frei Marconi, todas essas obras foram executadas graças ao apoio dos romeiros e benfeitores do Santuário. ‘’. Essas medidas objetivam o bem-estar do romeiro. Estamos fazendo uma transformação em nossa casa’’, destaca o pároco.

A cidade já registra uma intensa movimentação, principalmente nos finais de semana e feriados. Os vendedores ambulantes já começam a preparar seus espaços, demonstrando otimismo em relação às vendas. Os preparativos para a romaria já vêm predominando no cotidiano da cidade há mais de um mês, sobretudo nas áreas religiosas. O Governo do Estado e a Prefeitura de Canindé, irão ajudar na infraestrutura para garantir o êxito da festa religiosa.

‘’. Estivemos reunidos com a Prefeita Rozário Ximenes e seus assessores por várias ocasiões e ela colocou todas as Secretarias do Município e a Infraestrutura de seu Governo em defesa da romaria. ‘’Iremos receber uma segurança com maior reforço das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal, além da Guarda Cidadã do Município’’, salientou Frei Marconi.

PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES.

HORÁRIOS DE MISSAS.

Basílica e Praça da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h.

Mosteiro das Irmãs Clarissa: 6h

Igreja de Cristo Rei: 6h

Igreja das Dores: 8h e 10h dos dias 30 de setembro a 03 de outubro e às 15h dos dias 01 a 03 de outubro.

No dia 24 de setembro, dia da abertura da Festa as celebrações na Basílica acontecem apenas às 9h e 16h. Nesse mesmo dia às 18h, procissão com o Painel de São Francisco que completa 128 anos de fundação pelas principais ruas da cidade.

No dia 25 de setembro a 03 de outubro, as 17h30minutos procissão com o Painel de São Francisco saindo da Matriz pelas ruas Gervásio Martins, Avenida Francisco Cordeiro Campos e Praça dos Romeiros, onde ocorrem as novenas.

Dos dias 24 de setembro a 04 de outubro acontecerão confissões e batizados no Complexo Frei Damião. As confissões das 6h às 11h e das 14h às 17h. Via Sacra dos dias 25 de setembro a 03 de outubro às 5h na Avenida Francisco Cordeiro Campos, se encerrando com a celebração eucarística na Igreja de Cristo Rei que comemora 101 anos de fundação.

No dia 04 de outubro, missa de encerramento na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, às 9h transmitida pela WEB TV PAZ E BEM, através do SITE Santuário de São Francisco e cobertura especial da equipe de Reportagem do C4 notícias. As 17h a procissão com a imagem de ‘’SÃO FRANCISQUINHO’’, que mede 0,62 centímetros e 8 cm de pedestal, pelas ruas da cidade.

Encerrando a romaria no dia 05 de outubro, ao meio dia na Praça da Basílica o Arreamento das Bandeiras e a celebração dos chapéus. Nesse dia, missas às 5h, 9h e 16h.

Mais Informações

Paróquia de São Francisco das Chagas

Praça da Basílica

Benfeitores do Santuário

Fone: 085 – 3343- 9950

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves